A Expiação de Jesus Cristo, Cleon Skousen


19 de Fevereiro de 1982.


Queridos irmãos e irmãs,

Esta noite, gostaria de exprimir a minha gratidão pessoal, pelo previlégio de sêr um convidado neste local tão agradável e tão espiritual, e esta linda musica, cuja letra trata de uma das nossas escrituras favoritas, é tão apropriada para o tema do discursso, que com a benção do senhor espero dar esta noite.

Alma declarou que gostaria de ter uma voz como a de um Anjo, para que pudesse soar como uma trombeta e parar as pessoas nos seus caminhos, para que, depois de tudo aquilo que os filhos de Mosiah, e mesmo milhares que eles tinham trazido para se juntarem aos nefitas, ele só desejava poder impedir os Lamanitas de os virem a tacar. Ele queria ter a voz de um Anjo para poder dizêr-lhes que se arrependessem como tinham feito os seus irmãos, e depois ele disse: "Bem, eu não deveria desejar algo para além daquilo que Deus me chamou". E então deu-se a guerra, foi a pior batalha da história dos filhos de Lehi. (Alma29:1).

Enquanto eu estava aqui sentado, não pude deixar de pensar na voz de um outro Anjo, que nos falou deste mesmo púlpito, se não me engano, em 19 de Dezembro de 1971, aquela voz angélica que mal conseguia exprimir-se; era dificil compreender, pois tinha sofrido uma operação bastante delicada que quase lhe roubara aquela voz, clara e audivel ! Ele estava tão fraco em termos de fala que a primeira Presidencia nem sequer queria que ele viesse, mas esta era a Estaca dele e ele não queria perder a dedicação deste lindo adifício de reuniões de Estaca, por isso ele veio cá e ainda que a sua garganta dorida estivesse cheia de queimaduras de cobalto e muitas outras coisas, ele falou o melhor que pôde. O coração dele estava tão mal que passou a noite toda acordado. Vocês não devem ter conhecimento disso porque ele estava tão alegre e entusiasmado, e expremiu-se da melhor maneira que pôde, e simplesmente não poderia perder isto.

Hoje ao falar com o Presidente Wrede, e o Presidente e a irmã Lyons, eles contaram algumas das maravilhosas e excitantes coisas que aqui aconteceram nos bastidores da cena ! Este homem maravilhoso pensou que vinha cá para se despedir de vocês, ele pensava que estava no fim na sua jornada mortal. Ele saiu daqui e foi operado ao coração. A sua voz era quase inaudivel, e foi-lhe sugerido que continuasse a servir (como um profeta do Senhor) ao Senhor no cargo de Profeta, ele disse: "Não, o irmão Lee é o proximo e ele vai viver por muito tempo, muito mais tempo que nós Apóstolos mais velhos" .

Quase três anos depois dessa semana, aquela voz angélica foi chamada para falar a toda a nação, reino, lingua e povo como Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias.

Ele cresceu neste vale, e partilha do vosso espírito, este Vale tem o espírito dele, e eu sinto-o aqui, vocês têm o espírito dele.

Vocês são uma benção para ele, e ele foi uma benção para vocês.

Honro e presto homenagem ao nome do Presidente Spencer W. Kimball, esta noite. Pela voz que é um dos mais efectivos e penetrantes chamados ao arrependimento, que esta nação já alguma vez ouviu.

Eu tenho que sorrir para os meus alunos, porque quando o Presidente Kimball vem à B.Y.U. nós temos sempre que deixar entrar mais umas duzentas pessoas do que o Mariott Center comporta, por isso todos querem arranjar um lugar sentado em vez de um em pé.

Bom ! de qualquer forma é bastante interessante observar; todos entram tão entusiasmados, querem ouvir o profeta, todos amam o irmão Kimball, depois ele entra e acena aos estudantes, tão cheio de boa vontade e amor por todos.

Então começa a falar sobre o milagre do perdão. Nunca consegui contar todos os pecados que ele conhece, mas acho que ele não deixou nenhum esquecido. É incrivel aquilo que nos acontece. Todas as pessoas adoram ouvir o evangelho, e eu, adoro principalmente de ouvir um discurso sobre arrependimento, sem assunto especifico. O arrependimento na generalidade é lindo, mas quando começamos a ouvir um profeta a discursar sobre os pecados de omissão e de acção, e todas as coisas que são possiveis, então compreendemos o quão imperfeitos somos como seres humanos. E quando estamos a fazêr algumas coisas bastante boas, há uma enorme area da nossa vida que precisa de bastante atenção.

Eu notei uma coisa que disse aos meus alunos. Caramba, vocês ficaram muito sérios quando sairam daquela reunião, e o vosso Amén foi pouco audivel, mas sei que isso aconteceu porque o tema lhes tocou. O nosso povo está cada vez mais forte e mais espiritual devido à voz daquele anjo.

Quando ele estava em New York para sêr operado à laringe, o médico disse: "não se preocupe, tomaremos conta do assunto. É um pouco inconveniente não poder falar, mas arranjaremos qualquer coisa para a substituir, não é uma coisa assim tão importante !" . O profeta olhou para ele e disse: "Doutor, será que gostava de perder as suas mãos?" . O médico respondeu: "Desculpe, desculpe ! é uma grande perda, e faremos tudo para salvar essa voz" .

Assim, ainda que lhe seja dificil falar, notei na conferência em Outubro, principalmente na sessão da manhã de Domingo, o quão dificil lhe era conseguir energia para fazêr as cordas vocais funcionar. Mas orámos por ele, pedimos ao Senhor para o capacitar a terminar a conferência.

Nesta noite gostaria de partilhar convôsco algumas coisas maravilhosas e poderosas, quase que perdidas para a Igreja, e que o Presidente Kimball introduziu na sessão do Sacerdócio no Sábado à noite de dia 2 de Abril.

Existem muitas coisas profundas e maravilhosas, que foram restauradas com o evangelho, mas não são discutidas frequentemente. Algumas das vezes que são discutidas, ouvimos pessoas perguntarem: "Bem, se é assim, porque as autoridades gerais não falam mais frequentemente sobre elas??" . Bom, normalmente, quando as autoridades gerais falam nas conferências, falam para o mundo. Mas se apanharmos as autoridades gerais numa reunião do Sacerdócio, que é muito mais reservado, como aquela que assistimos no Sábado passado, vamos ouvir falar disso. E cada vez ouviremos mais e mais sobre isso. Se houver um grupo de missionários reunidos com uma das autoridades gerais, falará sobre as grandes e profundas verdades do evangelho que não são normalmente discutidas quando as autoridades gerais estão a falar para o mundo. São coisas muito sagradas.

Presidente Kimball introduziu uma no Sábado à noite sobre a qual eu gostava de fazêr um breve comentário, visto que ela é o fundamento da páscoa, e nunca é discutido. Simplesmente não falamos sobre isso, e somos as unicas pessoas que temos o livro que fala acerca disso e quase a perdemos como doutrina da Igreja. Eu fiquei realmente entusiasmado quando o Presidente Kimball a introduziu.

Ele disse: "Sabem, quero que todos compreendam que nesta vida, só possuimos uma quantidade muito limitada de autoridade do Sacerdócio para poder agir. Há muitas ordenanças que ainda receberemos na proxima vida. E uma delas, será a ordenança da ressurreição" .

Não nos é permitido realizar essa ordenança aqui, é uma ordenança do sacerdócio só realizada no outro lado, após esta vida. Também terêmos a ordenança de gerar filhos espirituais com os nossos corpos ressuscitados. Isso é algo que não temos poder nem capacidade de o fazêr aqui! Corpos fisicos não, mas corpos espirituais sim.

Depois disso o presidente Kimball entrou num tema que deve parecer algo estranho para alguns. Ele disse, que estaremos aptos a têr acesso às inteligencias do universo, e organizá-las, e criar planetas e organizar reinos. Esta não é uma doutrina maravilhosa ??.

Cada vêz que discutimos isto, compreendemos-a um pouco mais, e este principio ajuda-nos muito a compreender porque teria de havêr uma EXPIAÇÂO.

Não sei se este tema alguma vêz os incomodou ou não, mas quando era rapazinho, sentado na escola dominical para jovens, e se falava sobre o terrivel sofrimento de Jesus Cristo na cruz, interrogava sempre os meus professores, "Quem queria aquilo? Porque seria aquele sofrimento todo?" .

E o meu professor respondia: "Foi para satisfazer a vontade do Pai Celestial" , Isso não respondeu à minha questão infantil. Parecia-me que se o Pai Celestial queria que vivessemos aqui na terra, depois de nos arrepender-mos, ele simplesmente diria: "Venham, vinde a mim, fizeram o melhor que podiam!" . Esta questão permaneceu comigo toda a minha vida, bem ! pelo menos até ir para missão, fiz e tinha as mesmas perguntas.

Um dia estava a andar com o presidente Widstoe, que estava encarregado das missões europeias. Eu tinha somente dezasete anos quando fui chamado para servir a minha missão, e pensei que essa era uma boa altura para expor ao irmão Widstoe todas as perguntas que tinha em mente deste a minha infancia. Por isso perguntei-lhe: "Porque Jesus Cristo tinha de sofrer na Cruz?" .

Ele disse-me: "Quem te disse para perguntar isso?" , eu respondi: "Bem, sempre me questionei a mim proprio acerca disso, ninguem me disse" . Pensei que tinha violado alguma regra da missão. Ele disse-me então: "Se essa questão é tua, vou responder. Esta é a questão mais profunda de evangelho de Jesus Cristo, e não deverá sêr respondida sem que as pessoas sejam primeiramente capazes de se questionar a elas proprias acerca disso, para que possam ouvir. Vou dizêr-te onde deves começar o estudo e a lêr" .

E assim fiz! Foi então que comecei a entender, grande parte no Livro de Mormon. Estava no fim da minha missão quando pensei que já tinha entendido bem, e tive oportunidade de relatar o meu estudo para o presidente Widstoe. Ele disse que necessitaria mais cerca de quatro passagens de escrituras para entender tudo. "HO" disse eu, "que maravilha, tenho gasto muito tempo a estudar este tema, estou imenso grato por lhe ter perguntado. Então, onde estão localizadas essas quatro passagens?" . Ele respondeu: "não te vou privar do prazêr de as encontrares tu próprio!" . Eu disse, "presidente Widstoe, está a dizêr-me que terei que desenterrar mais estas?" Ele disse, "Sim, mas vou dizêr-te mais ou menos onde as poderás encontrar. A primeira está na primeira metade de D.& C., outra encontra-se no meio do Livro de Mormon" .

Bem, espalhou-as todas muito bem, para que eu praticamente tivesse lêr as obras padrão todas novamente. Levei sete anos para as encontrar; até que finalmente as encontrei.

Isto era exactamente o tema que o presidente Kimball falou naquela reunião de sacerdócio.

Ele não o identificou ou associou com o tema da expiação, mas é o fundamento dela.

Bom, isto está escrito em muitos lugares da literatura da igreja, por isso se tiverem papel, sugiro que escrevam as referências que vos dou, para que não tenham que as procurar durante sete anos. De qualquer forma, se resolverem procurá-las todas, darão muito mais valor do que somente dizerem "Pronto agora sei onde estão" . Ao lerem cada uma destas passagens começarão a vêr um maravilhoso desenrolar, uma avalanche, uma verdadeira cascata de verdade que foi derramada sobre os santos nestes ultimos dias. Temos deixado parte dela correr sem notar realmente o que elas representam.

A primeira referencia é em 2Nefi 2:14; "E agora meus filhos, eu vos falo estas coisas para que vos sirvam de instrução e sejam proveitosas; a Terra e tudo o que neles existe, tanto as coisas que agem como as que recebem a acção" .

A proxima referencia está em D.& C.93:30; "Naquela esfera em que deus a colocou, toda a verdade é independente para agir por si mesma, assim como tambem toda inteligencia; doutra maneira, não há existencia" .

Estas inteligencias são independentes, e agem voluntáriamente. Não são compelidas, e os céus esperam nelas até que obedeçam, Exactmente como nós.

Nosso Pai celestial construiu todo este universo com estes elementos de acção. Este factor de energia do universo é inteligencia, e só opera rápido ou na direcção que está disposta a seguir.

Agora lemos em Abraão 3:19; "E o Senhor disse-me: Estes factos existem, que há dois espiritos, um mais inteligente que o outro; haverá outro mais inteligente do que eles; Eu sou o Senhor teu DEUS e sou mais inteligente que todos eles" .

Estas inteligencias estão escalonadas, da menor para a maior, a maior delas todas é o proprio DEUS, e nós estamos no meio. Algumas delas foram designadas para se tornarem plantas outras animais, e aquelas que eram as muito especiais, superiores, inteligencias super-luxuosas foram-lhes concedidas corpos feitos à imagem de Deus.

Nós somos essas inteligencias, e somos pessoas muito mas mesmo muito especiais.

Joseph Smith descreve isto na história documental da igreja, Vol.4 pág.519. Ele diz: "Esta noite, expliquei ao quorum dos doze e às suas esposas a doutrina do progresso eterno das inteligencias" .

Mas ele não foi o suficientemente longe a ponto de nos explicar isso. Por isso, temos de recorrer a Brigham Young, Parley e a Heber C.Kimball, e eles explicam aquilo que ele lhes explicou, pois aprenderam essa doutrina através de Joseph Smith.

A proxima escritura é D.& C. 93:33. "Pois o homem é espirito. Os elementos são eternos, e espirito e elemento, inseparavelmente ligados recebem a plenitude de alegria" .

Há uma coisa que age e outra que recebe a acção, a que age é chamado de "Elemento Eterno", é matéria. Joseph Smith disse que a matéria em duas dimensões: os elementos muito refinados que são chamados de espiritos; e os menos refinados que são chamados matéria temporal, e é o que temos aqui. Tudo isto é matéria que existe em dois planos diferentes: é como o gelo e a água, são verdadeiramente a mesma coisa, só que em dimensões diferentes (podemos pensar nisto desta maneira). Tudo é feito de uma combinação de inteligencias (espirito), com a matéria (elemento). Eles são os "tijolos" com os quais o universo foi construido.

Em Abraão 4:18,12,10 diz; "E os Deuses vigiaram aquelas coisas que Êles tinham ordenado, até que elas obedeceram". "E os Deuses organizaram a terra para produzir grama de sua própria semente, e a erva para produzir erva de sua própria semente, produzindo semente segundo sua espécie; e a terra para produzir a arvore de sua propria semente, produzindo fruto cuja semente podia somente produzir o mesmo que em si mesmo, segundo sua especie, e os Deuses viram que Eles eram obedecidos". "E os Deuses chamaram à porção seca terra: e aos ajuntamentos das águas eles chamaram as grandes águas: E os Deuses viram que eles eram obedecidos" . E Helamã 12:8-9. "Pois eis que o pó da terra se move de cá para lá, dividindo-se segundo a ordem de nosso grande e eterno Deus. Sim eis que a seu mando, tremem e agitam-se as colinas e os montes" . Se vocês fossem cientistas, mesmo muito bons cientistas, esta informação seria muito bem vinda, visto que os nossos cientistas pesquisadores mais avançados, no puro campo da pesquisa, acabaram de provar que isto é verdade.

A matéria nem sempre funciona mecanicamente; tem contida um elemento finito de inteligencia. Foi isso que Burkson, filosofo francês lhe chamou. É capaz de distinguir, nem sempre fazem aquilo que dizem as regras. Alguns desses pequenos elementos são tão "chatinhos" quanto vocês ou eu; Dão voltas e voltas; Quando estão agregados, dizemos que é devido a uma lei da quimica, agregados sim, mas olhem para eles individualmente que esses pequenos elementos andam por aí às voltas; são matéria de facto. Robert Miligon disse: "Se todos os elementos obedecerem a todas as leis da quimica, nós nunca morreriamos" .

Há rebelião na carne, a essa rebelião podemos chamar "sementes da morte".

Elementos que tenham recebido inteligencia ligada a eles, obedeceram ao comando de Deus. Vocês querem que uma montanha se mova? Falem com ela: "Move-te !", e ela move-se !Ela move-se quando Deus assim o comandar, ou quando o sacerdócio o faz com a sua autorização. Quando Deus comanda, essas inteligencias obedecem-lhe nos elementos. Isto é encontrado em Jacó 4:6; 1Néfi 20:13.

Agora escutem as palavras de Brigham Young discutindo este principio: "Há luz ou inteligencias em toda a matéria através da vasta estenção das eternidades. Ela está nas rochas, na areia, água, ar, gases e abreviando em todos os tipos de matéria organizada, seja ela sólida, liquida ou gasosa, particula operando particula" .

De repente começamos a têr a visão do milagre da criação de Deus. Ele vai ás trevas exteriores das inteligencias desorganizadas e organiza pedaços de elementos, combinando-os para que uma pequenissima porção de matéria tenha uma inteligencia e assim ele pode comandá-las e se combinarem de certas maneiras. O Senhor diz: "Eu dei um padrão a cada uma delas, que se torna a Lei pela qual elas agem" .

Algumas aceitaram a passagem de electricidade e outras ofereceram resistencia, algumas combinar-se-ão com várias coisas e teremos como resultado uma combinação. Duas particulas de hidrogénio e mais uma de oxigénio, formam aquilo a que chamamos de água. Isso acontece porque é assim que elas estão organizadas. Elas estão tão maravilhosamente organizadas que podemos agarrar uma pequena e complexa organização chamada célula, que vai sêr fertilizada por outra célula, em nove meses devido à organização do DNA (que foi estabelecida por uma inteligencia superior que é o nosso Pai Celestial) ela se desenvolverá em ziliões de milhões de células até se tornar num sêr humano. E tudo segundo um modelo.

Agora deixem-me mostrar-lhes um exemplo, estão a vêr a vossa mão? Ela é feita de pó! Querem vêr um milagre de engenharia e poder de Deus? Está nesta mão feita do pó. O nosso Pai Celestial é capaz de falar a todas as inteligencias de modo a torná-las novamente em pó muito rápido ou dizêr-lhes tal como disse à mão de Moisés, (Exodo 4:6-7 Grifo nosso) "Moisés mete a tua mão em teu seio" e quando Moisés meteu a sua mão em seu seio o Senhor disse para aquelas pequenas inteligencias: "Agora meus pequenos filhos transformem-se, talvêz ......em....lepra" . Depois disse a Moisés: "Moisés tira a tua mão para fora" . Lepra, incuravel, dominava toda a sua mão prestes a transformar-se de novo em pó. Disse o Senhor a Moisés: "Moisés mete de novo a tua mão em teu seio" . Deus disse às pequenas inteligencias: "Agora meus pequenos filhos, cada um aos seus lugares iniciais" . Quando Moisés tirou a mão já se encontrava normal, rosada, forte e limpa.

Este é o milagre de Deus. Nós somos filhos do milagre, todas as coisas à vossa volta é um milagre, e pela primeira vês estamos a começar a compreender. Deus fala e elas obedecem!.

Tudo é feito daquilo que age e daquilo que recebe a acção, e elas já nos foram indicadas por nome. O presidente Kimball disse que no proximo mundo, é quando teremos acesso a essas inteligencias, para podermos organizar os nossos próprios grandes sistemas. ?

Nosso Pai celestial disse: "Vocês querem saber o que me torna Deus?" A fonte de Deus está descrita em D.& C. 29:36 e em Moisés 4:1-4. O que pensas que o faz Deus? O que torna um sêr de repente ou depois do processo do tempo, Deus?

A lei e honra é o meu poder! .

Por isso quando ele fala às inteligencias, elas organizam-se, chama-mos a isto um milagre; este mundo não é nada mais que um milagre; inteligencias obedientes, esta é a doutrina!.

Agora tendo isto em mente (D.& C. 29:36), o que é que aconteceria se o pai violasse a confiança que as inteligencias têm nele? O que acham que aconteceria? Nenhuma igreja na face a terra se atreveu a anunciar a doutrina contida no Livro de Mórmon em Alma 42.

Nenhuma igreja sequer se atreveu a sugerir que Deus pudesse cair.

Nosso Pai celestial diz-nos: "Eu quero que saibam que eu ando continuamente na "lamina da navalha" da lei celestial com o objctivo de manter a confiança e honra de todas aqueles inteligencias que confiam em mim porque essa é a fonte do meu poder" . Isto agora dá-nos totalmente um novo entendimento sobre o nosso Pai Celestial.

Agora, em Alma 42:13,22,25; Ele repete-o vêz após vêz e em Mórmon 9:19 Ele repete-o novamente, se fosse injusto, se fosse arbitrário, se fosse falso, deixaria de sêr Deus!. Quem se atreve a sugerir que nada pode acontecer de forma a desafiar o poder do todo poderoso chefe dos Deuses. O nosso Pai Celestial diz-nos: "Quero que me compreendam. Eu trabalho entre regras muito duras. Eu tenho que agir de agordo com estas leis, para que possa desfrutar da sua confiança, e não a violar" .

Em Alma 34:9 o Pai diz: "Pois é necessário que haja uma expiação; porque de acordo com o grande plano do Deus Eterno, deverá haver uma expiação, caso contrário toda a humanidade perecerá; sim todos se tornarão obstinados; sim, todos estão decídos e perdidos, e hão de perecer se não houver expiação" .

Uma vêz que Deus nos pôs neste segundo estado, ele perdeu a capacidade de nos trazêr de volta; se ele o fizesse, seria arbitrário, caprichoso e injusto e violaria as regras pelo qual o reino foi estabelecido; assim ele perdeu a capacidade de nos trazêr de volta por si mesmo. Deus o Pai não nos pode salvar!.

Estas são algumas doutrinas da igreja, que solenemente pomos nestas dimensões. Mas esta é a verdadeira história da Páscoa. De facto, o que diz nesta escritura, é que se não houvesse uma maneira de voltar à presença do Pai, e esse encargo fosse deixado a ele, sendo ele incapaz de nos fazêr regressar à sua presença, acabariamos por ter como destino final as trevas exteriores, com Satanás e as suas hostes. Teriamos seguido pela mesma estrada que eles.

E tudo aquilo que tinha sido organizado pelo Pai em conecção conosco, a nossa terra, as outras terras, onde parte desta familia está localizada e todas as criações ligadas com elas seriam desintegradas e retornariam às trevas exteriores.

Isto leva-nos todos ao momento mágico de criação. Tudo o que tem a ver com com nosso Pai Celestial se torna muito mais racional, compreensivel, e a admiração acelera de forma que nos apercebemos o quão incrivel, maravilhosa, e poderosa é esta personagem.

2Nefi 9:7-9, é nesta escritura que diz que acabariamos por ter o mesmo destino que Satanás e os seus anjos se não houvesse uma expiação. Está absolutamente além das capacidades do nosso Pai Celestial levantar aqueles seus filhos que tropeçaram ao longo do processo de aprendizagem a destinguir o bem do mal, e trazê-los de volta à sua presença, visto que ele tem de agir de acordo com a lei.

Se ele não o fizesse, todas as outras inteligências lhe diriam: "Pai agora que eles pecaram e regrediram em termos de glória, eles não podem voltar. Lembras-te de todas as leis que nos trouxeram de volta? Nós não conseguimos sêr aquelas pessoas especiais, fomos graduados inferiormente! Lembras-te?? Lembras-te das leis sobre as quais estavas sempre a falar?" .

As inteligencias são aquelas que exigem justiça e não permitem que ninguem retorne a Deus.

Estão a compreender o problema de Deus?.

Como Ele disse: "...Parariam de o honrar, e ele deixaria de sêr Deus." Esta é a doutrina.

Agora, como podemos voltar a Deus??

"E não há homem algum que possa sacrificar o seu sangue para expiar pecados de outrem. Ora, se o homem se torna assassino, tomará por isso a nossa lei, que é justa, a vida de seus irmãos? Eu vos digo que não" . (Alma 34:11) .

Esta é a lei. A lei diz que nenhuma pessoa pode sofrer pelos pecados de uma outra pessoa. Esta é a lei! É isso que todas aquelas pequeninas inteligencias estão a dizer. Parem agora um pouco e pensem porque as inteligencias actuam assim. Se eu tivesse quebrado uma lei, uma ofença muito grave, poderias tu morrer por isso e satisfazer esta audiencia, achas que podias? Ainda que nos amemos e que tu dissesses a todos eles: "Não, não permitam que o irmão Skousen seja morto, eu morrerei por ele" , pensas tu que eles ficariam felizes e satisfeitos com isso? NÃO! Isto violaria as leis da justiça, e a mesma coisa aconteceria com todas aquelas pequeninas inteligencias.

Em Alma 34:11 diz que nenhuma pessoa pode morrer ou ser punida pelos pecados de outra e fazer com isso que seja aceite como justiça! As exigencias da justiça é o que aquelas pequenas inteligencias insistem. As inteligencias dizem: "Eles não podem voltar a ti Pai" . Estás a vêr o problema??

Agora, o genial da solução é que os Deuses sabem que estas pequenas inteligencias tem capacidade de sentir compaixão. Elas são exactamente como eu ou tu, por isso a expiação não é baseada na lei, mas sim na misericordia, isso está em em Alma 34:15. Por outras palavras, vamos tentar "tocar" essas inteligencias de alguma maneira que possa sobrepujar as exigencias da justiça, com o quê? Bondade e misericordia, para que nós possamos sobrepujar as exigências da justiça.

A familia de Deus deve têr planeado estas coisas à muito mas muito tempo, visto que isto é um padrão. Lembram-se de quando estávamos a selecionar um salvador? Jesus voluntariou-se, e Satanas disse: "Sabes Pai, isto é uma moda muito antiga para mim, isto não é necessário, quando podes satisfazêr as inteligencias do universo somente pondo-lhes um colete de forças e fazê-los passar pelo segundo estado. Acho que é realmente uma grande ideia, e mereço todo o crédito pois estou a oferecer a toda familia um seguro contra todos os riscos. A unica coisa que peço é que retires o livre arbítrio só por um pouco de tempo e pôr-lhes um colete de forças e assim passá-los pelo segundo estado, depois as inteligencias não os podem rejeitar; enviamo-los, damos-lhes corpos, evitamos qualquer quebra de leis, e depois trazêmo-las de volta. É muito simples!!" .

"NÃO" , disse o Pai, "Não é assim tão simples" .

Aparentemente implica, que se introduzisse compulção, e conduzisse até ao eterno plano de salvação, ou até ao universo cósmico, a coesão dominaria aí, e semeava sementes de quê? De revolução, desintegração; tudo aquilo que existe, move-se de livre vontade, desta forma não existe revolução, e Satanás diz: "Vou começar uma revolução!!" E ele fê-la.

Jesus disse: "Pai, eu falo-ei à tua maneira. Falo-ei da maneira que sempre teve de sêr. Teremos baixas, isso é verdade, mas pelo menos manteremos a participação voluntária que sempre tivemos nos passado. Sei que alguém tem de sofrer de forma a expiar e a despertar o sentido da compaixão, e eu posso fazê-lo" .

A revelação diz que a guerra no céu foi uma reunião de testemunhos, visto que diziamos uns aos outros: "O plano de Pai é o plano certo" . Não queremos introduzir a compulsão. Se começarmos a usar compulsão, sabe-se lá onde vamos parar. Lucifer está a tentar roubar o trono ao nosso Pai Celestial, e quer a glória para ele. Não há nada no plano de Satanás a não sêr rebelião e destruição.

No final conseguimos ter dois terços do nosso lado. No principio tinhamos uma minoria conosco, mas conseguimos no final dois terços, e o outro terço apoiou o plano seguro, o plano contra todos os riscos. Eles não quiseram assiscar conosco.

Pronto, agora vamos saber como trabalha a expiação. Observem como este principio funciona. Pônha-se no lugar de uma inteligencia, capaz de sêr submetida a sentimentos como simpatia e compaixão! Vocês deixam de pedir contas por todo o pedaço de lei. Sabes que a lei permite isso! Já notaram? FUNCIONA!! Vamos ao tal principio: Elas tem que ter uma pessoa que seja infinita como diz em Alma 34, alguem que seja amada. Infinitamente significa completamente, todos o sabem!.

Por isso foi escolhido um espirito tão superior, é o primeiro conselheiro da presidencia lá do céu.

Ele é tão honrado, que quando o Pai quer fazêr algo, ele fala-lhe e então diz às inteligencias o que fazêr, ele é identificado como o Verbo ou a Palavra. Ele é aquele por quem passa a palavra. Ele é amado e respeitado por todos, tal como o Pai.

Por isso vamos usá-lo. Ele é infinitamente amado, e fizémo-lo vir cá abaixo ao segundo estado, viver uma vida perfeita e sem ofença, para que possa voltar à presença do Pai. Enquanto trabalhava entre a familia humana, fizemo-lo sofrer tão terrivelmente que as pequenas inteligencias em todo o universo se revoltaram! É terrivel o sofrimento pelo qual ele teve que passar, elas amavam-no como diz no Livro de Mórmon, que mesmo os elementos da terra do norte não suportaram e houve grande destruição como nunca houve antes. Os proprios elementos estavam a chorar por alguem que eles amavam, e contra a terrivel tortura que ele estava a sofrer.

E tudo isto por designio! Esta era a missão de Jesus o Cristo. Ele sofreu tanto que quando ele interceder em nosso favor, porque nós fizémos o nosso melhor, através do arrependimento, que aquelas pequenas inteligencias dirão: "Bom, eles realmente não poderiam voltar, mas se tu queres! Afinal sofreste por eles, sim, eles podem entrar".

Isto é a EXPIAÇÂO. Oiçam Alma 34:15-16, assim como os profetas, que costumavam entenderr e pregar intensivamente. Oiçam os versiculos: "E assim trará a salvação a todos quantos acreditarem no seu nome, sendo a finalidade do seu sacrifício despertar as entranhas da misericórdia, que sobrepuja a justiça, dando meios para que os homens possam ter fé e se arrepender.

E assim a misericórdia pode satisfazer as exigências da justiça, e os envolve nos braços da segurança, enquanto que aquêles que não exercem a fé para o arrendimento ficam expostos a todas as disposições das exigencias da justiça; portanto, apenas sobre os que possuem fé para se arrepender tem efeito o grande e eterno plano da redenção" .

Vou lêr agora D.& C.45:3-5, e oiçam o Salvador a falar-nos sobre o assunto: "Ouvi aquêle que é o advogado junto ao pai, e que está pleiteando a vossa causa perante Êle. Dizendo: Pai, contempla os sofrimentos e a morte daquêle que não cometeu pecado, em quem Te comprazeste; contempla o sangue do Teu Filho que foi derramado, o sangue daquêle que deste para que Tu mesmo fôsses glorificado; Portanto, Pai, poupa êstes Meus irmãos que crêem em Meu nome, para que possam vir a Mim e ter a vida eterna" .

Salvador não pleiteou junto ao Pai por aqueles que não crêem nele; Ele não podia. Não lhe era permitido, pois assim não havia justiça. Mas pleiteou junto ao Pai por aquêles que acreditaram nele para que pudesse vir a Ele e tivessem a vida eterna.

Deus o Pai agora pode fazê-lo sem deixar de sêr Deus por causa do quê??...MISERICORDIA!!

Deixem-me dar-lhes um exemplo de como isto funciona.

Durante a guerra civil Americana, houve um soldado de 19 anos que adormeceu enquanto estava de guarda. Uma secção inteira de soldados do norte foram mortos naquele sector, ele perdeu muitos dos seus amigos, e tudo porque ele adormeceu e os sulistas conseguiram atacar de surpresa com sucesso, naquele flanco de defesa. Ele sobreviveu, foi a tribunal de guerra, e foi sentenciado a sofrer a morte por enforcamento, ter negligenciado o seu dever, e ter adormecido enquanto servia de vigia, o que é rotina na lei militar.

A sentença de morte, e a ordem de execução foram colocadas na secretária do presidente Lincoln, e ele estava preparado para assinar. Tinhamos perdido um lote inteiro de valiosos homens, porque um soldado de 19 anos adormeceu. (Não me lembro se foi através de uma carta ou de visita pessoal, mas isso não é significativo) O presidente Lincoln recebeu um comunicado de uma senhora idosa (penso que pessoalmente), e esta mãe disse ao presidente: "Quando a guerra começou tinha marido e seis filhos. Primeiro perdi o meu marido e depois perdi cinco dos meus filhos. Agora só me resta um unico filho, e ele está prestes a sêr executado por negligência em serviço. Ele sente-se extremamente mal acerca do sucedido, e sabe que merece morrer, ele está à espera de morrer, mas, presidente Lincoln, eu questiono-me, se talvez devido ao poder de perdoar que o Sr. tem devido à constituição, se por mim poderia perdoar o meu ultimo filho, e deixá-lo viver" .

O presidente Lincoln disse áquela mãe: "Por si, dou perdão ao seu filho. Eu oro a Deus que ele sobreviva à guerra e que lhe seja uma benção todos os dias da sua vida" .

Devemos perdoar sempre até 70 vezes 7 como Jesus ensinou, e lembrar sempre que não estamos livres de estar numa posição similar à daquêle jovem soldado.

Estão a ver como funciona a compaixão? Sobrepuja completamente as exigências da justiça, e ninguém critica o presidente Lincoln por ter usado o seu poder de conceder perdão naquele caso, visto que todos nós sabemos da intercessão daquela mãe. É assim que todos somos.

Quando foram para a ultima ceia, a Páscoa do cordeiro, e Ele olhou para os 12 e disse: "Em verdade vos digo que um de vós me há-de trair" . E Pedro disse a João: "Tu que estás mais perto de Jesus, Pergunta-lhe quem o vai trair" . E João o bem amado disse : "Senhor, quem??" . E o Salvador sussurou: "Aquêle a quem dou a ceia" . E pegando num pedaço de pão, deu a Judas e disse: "agora faz o que tens de fazêr" . E Judas saiu.

Pergunto-me se Judas suspeitava que talves Jesus soubesse, não sabemos. De facto, achamos que não, ele já tinha recebido as trinta moedas de prata. Ele já tinha concordado em trair o Cristo. E ele, Judas foi ter com os anciões da cidade.

Diz-se que nesta altura Jesus ficou muito depremido, então ele levantou-se e fez aquela maravilhosa oração de sumo-sacerdote que encontramos em João 17:20-21, onde Ele pede ao Pai desta forma: "Eu não rogo somente por estes, mas também por aquêles que pela sua palavra hão de crêr em mim; Para que todos sejam um, como tu o Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste" . E no maior sofrimento e angustia ele intercedeu naquela oração. Então disse: "Partamos, eu preciso de orar" .

E assim, partiram da parte da cidade onde viviam as pessoas mais pobres (pensamos que foi aí que isto realmente ocorreu). Atravessaram a praça do templo, sairam pelo portão dourado no lado Este, e prosseguiram o trajecto do ribeiro de Kidron até subirem ao topo do Monte da Oliveiras onde já estivera durante duas semanas.

Já de noite, e ao prosseguirem na subida, Jesus dirigindo-se a oito dos seus discipulos diz-lhes para permanecerem junto ao portão. Ele levou Pedro, Tiago e João, entrou no jardim, e então disse-lhes que ficassem ali e vigiassem. Afastou-se então um pouco, e subindo o lado da colina embrenhou-se um puco mais no jardim.

Aparentemente, João foi o unico que ficou acordado, e ouviu cair de corpo inteiro no chão. Ele não se ajoelhou numa rocha, diz lá que "prostou-se sobre o seu rosto" . Ele disse: "Ó Pai, todas as coisa te são possiveis, afasta de mim este cálice, todavia não se faça a minha vontade mas a tua" .

Reparem que o que ele está a dizêr é "Pai tu és Deus! Tu és todo poderoso. Todas as coisas te são possiveis, não me faças passar por isto. Podes resolver isto de outra forma" .

Então o anjo que desceu para ministrar a Jesus, indubitavelmente lhe explicou uma coisa da qual Ele se tinha esquecido. Tinha se esquecido da sua pré-existencia, pois tinha nascido para sofrer e morrer!

O que o anjo lhe deve ter dito, ainda que não tenhamos um registo da mensagem não ficaria nem um pouco surpreendido se não tivesse sido algo como isto: "Ó Jeova, Tu és o filho de Deus, não tens que fazêr isto a menos que o desejes, mas deves saber que se não cumprires esta missão, o Pai perderá, não só esta familia, como toda a sua familia, e tambem toda a criação e tudo o que está associado a ela; os planetas, as plantas, os animais e tudo aquilo que pelas tuas prórias mãos construiste, estará perdido e voltará ao caos e ás trevas exteriores de onde são provenientes" .

Isto é o que eu suponho que o anjo lhe deve ter dito porque quando o anjo terminou a sua ministração, Jesus disse: "seja feita a tua vontade".

E Ele suou gotas de sangue, os canais do seu fluído da vida nem sequer puderam conter o sangue, e este invadiu as glandulas sudoriferas, e derramou-se para fora da pele como grandes gotas de sangue.

Que agonia aquele momento!

Não teriamos conseguido suportar aquilo. Não temos sequer uma vaga ideia o quão terrivel foi aquele sofrimento, mas Jesus deu-nos alguma ideia como foi em D.& C.19:15-19. "Portanto, ordeno que te arrependas - arrepende-te para que Eu não te fira com a vara da minha boca, e com a Minha ira, e com a minha cólera, e os teus sofrimentos sejam dolorosos - quão dolorosos tu não o sabes, nem quão pungentes, sim, e nem quão dificeis de suportar. Pois eis que Eu, Deus, sofri estas coisas por todos, para que arrependendo-se não precisassem sofrer; Mas, se não se arrependessem, deveriam sofre assim como Eu sofri. Sofrimento que Me fêz, mesmo sendo Deus, o mais grandioso de todos, tremer de dor e sangrar por todos os poros, sofrer, tanto corporal como espiritualmente - desejar não ter de beber a amarga taça e recuar. Todavia, gloria ao Pai, Eu tomei da taça e terminei as preparações que fizera para os filhos do homem". Agora, vais aceitar isto?? Cristo disse: "Fiz isto por ti, não o desperdices; se fores obediente e te arrependeres o espirito justifica-te e serás santificado; não desperdices tudo isto, não uses o nome de Deus em vão. Eu fi-lo por ti, agora vinde a mim, lembra-te, vinde a mim" .

Bom...! Depois diso, Judas veio com os saldados. Jesus ouvi-os e voltou-se para onde estavem os 3 apóstolos à espera, e encontrou-os a dormir. Talvêz soubessem mais se eles não tivessem adormecido.

Era de noite, os soldados vinham com Judas, eles tinham tochas. Já tinham visto Jesus na praça do templo, Judas veio até perto dele, tomou-o nos seus braços e disse: "Avé, mestre" . salvador olhou para ele e disse: "Judas, tu tráis o filho de homem com um beijo?" .

Nessa altura os soldados gritaram: "prendam-no, prendam-no" . E todos os outros fugiram. Estava lá um rapazinho, acabado de chegar, com o intento de avisar o salvador que tinha acabado de se levantar, (achamos que era o pequeno Marco, porque Marco é o unico que se refere a ele).

O rapazinho estava envolto em um lençol. Aparentemete veio com o propósito de avisar o salvador. Talvez ele tenha visto os soldados a caminho (suponho eu).

Depois disso, o salvador foi levado a casa de Anás, e logo de seguida a casa de Caifás. Todos se lembram da noite terrivel que Ele passou. Lembram-se das 3 vezes que Pedro negou Jesus. Pedro estava petrificado, ele nunca se perdoou por ter negado a Jesus.

Na manhã seguinte houve um julgamento ilegal perante o sinédrio e como não podiam matar Jesus sem o consentimento publico de Pilatos; Levaram-no para uma praça aberta perto da praça do templo e apresentaram Jesus perante Pilatos. Este tentou criar simpatia em seus corações chicotiando Jesus e pondo-lhe uma coroa de espinhos. E o sangue correu pela face dele com as suas vestes já cheias de sangue; Pilatos trouxe-o e disse: "Olhem para este homem!" , o povo gritou: "CRUCIFIQUEM-NO, isso não é suficiente, CRUCIFIQUEM-NO" "Tragam-me água" . Disse Pilatos, "Vejam, lavo as minhas mãos deste julgamento. Crucifiquem-no" .

Então, eles levaram-no com a cruz, e ele carregou-a enquanto o seu corpo dorido conseguiu suportar a dor. Finalmente levaram-no ao topo do Lugar da Caveira, e lá pregaram os pregos, primeiro nas suas mãos, depois nos pés, e por fim puseram a cruz de pé. Dois ladrões foram crucificados, um de cada lado. A terra tremeu, o céu escureceu à hora do meio dia e assim permaneceu com a terra tremendo ocasionalmente até às 3 horas da tarde.

Todo o continente Americano tremia, e como ele, as ilhas do mar.

Já perto do fim ele gritou: "tenho sede" , puseram vinagre numa esponja, porque isso supostamente aliviaria um pouco a dor.

Em agonia olhou para baixo: "João eis aqui a tua mãe, mãe eis aí o teu filho" . Aparentemente José tinha morrido, e ele estava a dizêr: "João toma conta de Maria" .

Começaram então a atormenta-lo, a aborrece-lo, a acusarem-no dizendo: "porque não desces da cruz, porque não te salvas a ti próprio" . Tudo isto tambem pode sêr encontrado em Salmos 22. Tudo isto tinha sido visto por Davi, ele sabia as próprias palavras que Jesus diria.

Então, quando a agonia era quase insuportavel, e a noite estava a cair, eles teriam que partir as pernas aos crucificados para que morressem mais rápidamente. E à hora nona exclamou Jesus em voz alta; "Eloi Eloi, lama Sabactâni?" , isto é Deus meu Deus meu, porque me desamparaste?.

O espirito de Deus retirou-se deste homem. Ele tinha que o fazêr só, agoniar na cruz, mas por breves momentos. Então o espirito de Deus voltou a Ele dizênto: "Meu filho, eu estou aqui. Conseguiste" .

Jesus então levantou a sua face e disse: "está terminado. Pai, nas tuas mãos entrego o meu espirito!" e assim morreu. Naquele momento, Jesus tornou-se no CRISTO.

Ele tinha feito tudo aquilo que era necessário para sobrepujar as exigencias da justiça para que pudessemos voltar a Deus.

Ele conseguiu!! E pelo poder daquela grande força que estava nele, em três dias e três noites conseguiria levantar-se, ressuscitar, purificar e glorificar o seu corpo.

E é uma emoção tão grande comtemplar Maria Madalena e a outra Maria enquanto vinham apoiando-se uma na outra, e acharam a porta do sepulcro revolvida!, cremos que sabemos mais ou menos a localização do sepulcro, não temos a certeza, mas a descrição encaixa perfeitamente. É mesmo ao fundo de uma colina descrita pelo salvador. É o unico sepulcro existente ali.

Quando não encontraram o corpo ficaram perplexas, e pensaram que alguem tinha roubado o corpo. Talvês tenha sido o jardineiro, e quando ela o vê em pé ali parado olha-o por entre lágrimas e diz: "Senhor se tu o levás-te daqui, dize-me onde o puseste, e eu o levarei" .

A pessoa que estava ali disse: "Maria" ela olhou para ele e disse: "Raboni" e Ele disse-lhe: "Não me toques porque ainda não subi para o meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus" . E dizendo isto subiu para o Pai. (João 20:11-17)

Esta é a história da Páscoa.

Nosso Pai celestial sofreu tanto nessa noite no jardim Getsêmani. Quando aquele filho que estava ali prostrado nas folhas por debaixo das oliveiras e disse: "Ó Pai de se for possivel afasta de mim este cálice" , que quis dizêr que pelo menos algum dos seus filhos aqui na terra pudesse saber como foi aquela noite para ele. Por isso Ele disse ao nosso grande ancestral Abraão: "quero que pegues no teu filho amado, o leves até ao topo do monte Mosiah e que mo ofereças em sacrificio".

"PORQUÊ ??" , disse Abraão. "Toda a minha vida tenho pregado contra o erro que é o sacrificio humano. Meu unico filho, e tu Senhor prometeste levantar uma semente, tão numerosa como as areias da praia. Agora tenho de matá-lo??"

Sem dizêr a Sara, ele levou o seu jovem filho, provavelmente já na sua adolescencia, para o topo do monte Mosiah, e lá disse ao seu filho que não o teria se não fosse através de uma benção especial de Deus para que a mãe o pudesse conceber; e Ele enviou-te a mim e agora quer tomar-te de volta. Não por doença, guerra ou velhice, mas por sacrificio a Ele.

Ele levantou a faca; oh que angustia de pai. Em Jacó 4:5 no Livro de Mormon, diz que isto aconteceu para simbolizar os sentimentos de pai e do filho. Isso aconteceu para que pelo menos um pai humano pudesse saber como foi a angustia e a dor naquela noite no Jardim de Getsêmani. Como Jesus disse: "Aba, Pai todas as coisas te são possiveis; afasta de mim este cálice" .

Vou acabar por aqui. Talvez agora possam começar a entender esta maravilhosa doutrina sobre o qual o Presidente Kimball falou na reunião de sacerdócio.

As inteligencias do Universo, e o facto de que a honra de Deus é aquilo que o torna Deus. O facto de que se Ele perde a sua confiança, Ele simplesmente cessa de sêr Deus. Estas são doutrinas basicas do evangelho restaurado, assim como Jacó 2 relata.

Porque não falamos mais acerca da Expiação? Acerca da ressurreição?. Acho que estamos de acordo de que poderiamos falar acerca da verdadeira base da Expiação. Falamos acerca disso como um facto comprovado sem nunca tentar a aproximação ao Pai e dizêr: "Pai Celestial, acho que agora compreendo um pouco" .

Não sei o que este conhecimento lhes faz, mas a mim fêz-me amar o meu Pai celestial como nunca aconteceu antes, e aprendi a amar o meu salvador Jesus Cristo como nunca.

Agora sei o que estas duas maravilhosas Personagens fizeram por mim e por ti. E todas as crianças deste mundo e todas as pessoas deste planeta e todas as maravilhosas coisas com que Eles nos abençoaram teriam sido destruidas ou perdidas para sempre se eles não fizessem o que fizeram. Por isso eu Os amo muito!. E presto o meu testemunho a vocês meus irmãos e irmãs do fundo do meu coração, de que Jesus é o Cristo, e temos um Pai Celestial que nos ama. A Expiação é um principio activo e verdadeiro; a ressurreição é uma realidade; o perdão dos pecados é possivel, e se nos arrepender-mos sinceramente podemos sêr restaurados e voltar-mos para nosso Pai Celestial. (Isaias 1:18)

Oro a nosso Pai Celestial para que não o decepcionemos, e assim sejamos bons missionários compartilhando esta grandiosa mensagem com o nosso proximo, e tomemos todos os filhos de Deus e possamos encontrar e compartilhar os 13 maravilhosos passos selecionados no fim destas palavras. Este é o meio pelo qual podemos alcançar os filhos de Deus. Os passos descrevem o valor de cada benção que podemos transmitir. Sem os chocar devemos agir de maneira que possam aprender dentro da sua capacidade de assimilação. Cada alma que possamos ajudar a salvar, nosso Pai Celestial nos abençoará mais do que podemos entender ou sonhar.

Agradeço o convite de discurssar para vocês esta noite. Estou grato por sentir toda a noite a presença do vosso doce espirito, com que o nosso Pai Celestial os abençoou.

E agora ao deixar este Vale, levo comigo algumas boas memórias.

Tentarei voltar em Outubro, deixo a minha benção e oração para vós e vossa familia para que possam sêr dignos da Expiação de Jesus Cristo e do seu evangelho que foi restaurado para nossa salvação.

Esta é a minha oração em nome de Jesus Cristo, Amén.

________________________________________

1 - 2Néfi 2:14 . As coisas que agem a as que recebem acção.

2 - D.& C. 93:29 . As inteligências sempre existiram.

3 - D.& C. 93:30 . As inteligências agem quando estão prontas.

4 - Abraão 3:19,23 . De todas as inteligências Deus é a maior.

5 - D.& C. 93:33 . Os elementos são eternos.

6 - Abraão 4:10,12,18 . Os elementos têm inteligencias. (Helamã 12:8-9) .

7 - Jacó 4:6 . As inteligencias obedecem a Deus. (1Néfi 20:13) .

8 - D.& C. 29:36; Moisés 4:1,4; Alma 42:13,22,25; Moroni 9:19 . A fonte do Poder de Deus é a honra.

9 - Alma 34:9; 2Néfi 9:9 . Quando estamos na terra, Deus não nos pode salvar, e não nos pode trazêr de volta.

10 - Alma 34:11 . Ninguém pode sofrer pelos pecados de outrém.

11 - Alma 34:15 . As inteligencias têm capacidade para sentir compaixão. A expiação é baseada na misericórdia e justiça.

12 - D. & C. 45:3 . Misericórdia sobrepuja a lei.

13 - D. & C. 19:15,19 . A Expiação.


Share/Bookmark ~ terça-feira, 7 de julho de 2009 2 Comentários

Related Posts with Thumbnails