1 Néfi, Capitulo 1, "Foi Muito O Que Viu E Ouviu"

~ sexta-feira, 5 de março de 2010
Leí, após orar com sinceridade, teve uma visão na qual "foi muito o que viu e ouviu":


  1. viu uma coluna de fogo que permanecia sobre uma rocha;
  2. foi arrebatado em uma visão;
  3. viu os céus abertos;
  4. viu Deus em seu trono;
  5. viu multidões de anjos, na atitude de cantar e louvar a Deus;
  6. viu o Salvador;
  7. viu os Doze apóstolos andando com Cristo;
  8. leu o livro da vida;
  9. viu a destruição de Jerusalém.
Moisés viu Deus numa sarça ardente; Paulo e Joseph foram arrebatados ao terceiro céu; Estevão viu os céus abertos e viu Deus sentando em Seu trono; Néfi e Leí viram os céus abertos e anjos (Helamã 5:48); Joseph e Oliver Cowdery viram o Salvador no Templo de Kirtland; Néfi, filho de Leí, viu os Doze apóstolos andando com Cristo; Ezequiel e João, o amado, leram o livro da vida; Vários profetas, inclusive Jeremias, viram Jerusalém sendo destruída. Por isso, esta visão de Leí é coerente.

Fica uma pergunta: quem estava na coluna de fogo? Com Moísés e Joseph (D&C 110) era o Senhor Jeová. Com João, o amado, foi um anjo (Apocalipse 10:1). Pra mim foi um anjo que conversou com Leí. Seu filho Néfi, que também viu o Salvador da mesma maneira que seu pai, conversou com o Espirito Santo e depois com um anjo.

Ainda, logo após a sua oração e ter visto a coluna de fogo, ele "tremeu e estremeceu intensamente" e retornou para casa e "jogou-se na cama". As experiências espirituais de impacto podem causar fraqueza e um certo desconforto com quem não está acostumado. Vejamos que Alma, o filho, e os filhos de Mosias, o rei Lamoni e o pai de Lamoni, o apóstolo Paulo, não suportaram a primeira forte experiencia. Na visão dos graus de glória, Joseph em um tom de humor diz que Sidney Rigdon ainda não está acostumado com experiencias espirituais fortes:



"a visão registrada em Doutrina e Convênios  foi dada na casa do 'Pai Jonhson', em Hiram, Ohio, e enquanto Joseph e Sidney se encontravam em espírito e viram os céus se abrirem, havia outras pessoas no aposento, talvez umas doze, sendo eu uma delas durante algum tempo - talvez dois terços daquele periodo -, e presenciei a glória e senti o poder, mas não tive a visão.
"Relatarei os eventos e conversa que eles mantiveram, enquanto vislumbravam o que se acha escrito (e muitas coisas viram eles que não foram registradas).
"Em alguns momentos, Joseph dizia: 'O que meus olhos presenciam?" como se olhasse pela janela e viste algo que nenhum dos outros que estavam na sala pudessem ver. Assim dizendo, relatava o que havia enxergado ou que lhe havia sido mostrado. Então Sidney respondia: 'Também vejo o mesmo.' Em outras ocasiões, era este que dizia: 'O que estou vendo?' e contava o que tinha visto ou presenciava, e Joseph respondia: 'Também vejo o mesmo'.
"Eles mantiveram este curto diálogo em intervalos regulares até o fial da visão, período em que ninguém proferiu uma só palavra. Nenhum som se ouviu, nem pessoa alguma se moveu, exceto Joseph e Sidney, e tive a impressão de que eles não moveram uma só junta ou músculo durante o tempo em que lá ficaram, que demorou, creio eu, mais de uma hora, até o final da visão.

"Joseph permaneceu sentado, imóvel e traquilo durante todo o tempo, em meio de uma esplêndida glória, ao passo que Sidney estava abatido e pálido, flácido como um trapo, e ao observá-lo, Joseph disse, sorrindo: 'Sidney não está habituado a essas coisas como eu.' (Philo Dibble, Juveline Instructor, maio de 1892)

Alguns parecem serem mais fortes que outros na primeira grande experiência. Na Primeira Visão de Joseph, ele ficou tranquilo, já Leí apenas na segunda grande experiência, o sonho, foi tranquilo.

Esta visão fez Leí pregar o evangelho sem temor. Isso é mais uma situação onde os profetas se armam de uma coragem incomum assim que são abençoados com grandes experiências espirituais, ou seja, passam pelo processo de se tornarem profetas, porque ganham o testemunho de Cristo (Apocalipse 19:10). Aconteceu com Alma, o pai, e Alma, o filho; com Abinádi; com os filhos de Mosias;

1 Comentários:

Anônimo disse...

Legal mesmo esse assunto é mto bom..............Chico

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails