A Reunião Familiar

~ domingo, 27 de junho de 2010

Toda família deve realizar uma noite familiar por semana. A família pode consistir de apenas uma pessoa, ou de marido e mulher; pode incluir filhos e outros parentes. Toda família, quaisquer que sejam as circunstâncias, será abençoada por realizar a noite familiar.


A Igreja deixa as noites de segunda-feira livres de outros compromissos para que a família possa realizar a noite familiar. A Primeira Presidência disse: “Prometemos grandes bênçãos àqueles que seguirem o conselho do Senhor e

realizarem a noite familiar regularmente. É nossa oração constante que os pais na Igreja aceitem sua responsabilidade de ensinar e exemplificar os ensinamentos do evangelho para seus filhos. Que Deus abençoe a cada um, inspirando-o a ser diligente nesta importante responsabilidade”. (“Mensagem da Primeira Presidência”, Noite Familiar— Livro de Recursos, [1983], p. iv.)

O pai preside a noite familiar por ser ele o patriarca da família. Ele dirige ou designa um membro para dirigir a noite familiar. Ele dá a aula ou delega o ensino à esposa ou a um dos filhos que tenha idade suficiente para ensinar. Todos os que tiverem idade suficiente devem ter a oportunidade de participar. As crianças menores podem ajudar regendo a

música, lendo escrituras, respondendo às perguntas, segurando gravuras, servindo o lanche e orando. Na ausência do pai, a mãe é quem preside.



A seguir mostramos um exemplo de roteiro de noite familiar:

1 Hino de abertura (cantado pela família)


2 Primeira oração (por um membro da família)

3 Leitura de um poema ou escritura (por um membro da família)

4 Lição (pelo pai, mãe ou um dos filhos mais velhos)

5 Atividade (conduzida por alguém da família e com a participação de todos)


6 Hino de encerramento (cantado pela família)

7 Última oração (por um membro da família)

8 Lanche

A família pode realizar a noite familiar de diversas maneiras. Qualquer atividade que reúna a família, fortaleça os laços de amor entre todos, ajude a aproximá-los do Pai Celestial e os incentive a viver em retidão pode ser uma noite familiar. Exemplos dessas atividades em família podem incluir ler as escrituras, discutir o evangelho, prestar testemunho, fazer um projeto de serviço, cantar juntos, fazer um piquenique ou uma brincadeira, caminhar. Todas as noites familiares devem incluir uma oração.


As lições da noite familiar podem ser baseadas nas escrituras, nas palavras dos profetas dos últimos dias, particularmente nos discursos de conferência geral, e em experiências pessoais e testemunhos. Muitas lições deverão ser centralizadas no nascimento, vida, ensinamentos e na Expiação do Salvador. Princípios do Evangelho e A Liahona contêm artigos e outras informações a respeito de vários assuntos que podem fazer parte das lições da noite familiar.

Seguem-se algumas sugestões de tópicos para discussão na noite familiar:

•O plano de salvação


•A vida e os ensinamentos de Jesus

• Arrependimento

• Oração

• Jejum

•A Palavra de Sabedoria

•O padrão de moralidade do Senhor

•O significado do sacramento

• Dízimo

• Gratidão

• Honestidade

• Reverência por Deus e respeito por Suas criações

• Preparação para o batismo, ordenação

no sacerdócio e casamento

• Preparação para entrar no templo

• Leitura das escrituras

• Observância do Dia do Senhor

• Perdão ao próximo

• Como obter e prestar testemunho

• Como falar do evangelho às pessoas

• Como compilar histórias da família

• Como compreender e aceitar a morte

• Como resolver problemas familiares

• Como administrar as finanças da família

• Como participar nas tarefas do lar

• Como apreciar e alegrar-se com boa música

14 Comentários:

Anônimo disse...

Minha familia esta cada vez mais feliz ;-D

Anônimo disse...

A noite familiar de nossa famillia esta cada vez melhor nos estamos aprendendo cada vez mais e sempre que fazemos a reuniao familiar ficamos felizes. Todos de nossa família gostam muito das reuniões familiares

Amanda Ribeiro disse...

Eu sou nova na igreja &' queria que vcs me ajudasse em...
Me dizer um hino boom pra mim cantar com meus familiares no dia da Reunião familiar :/
Me ajuda!!!

Anônimo disse...

pRECISAVA DE UM NORTE P/ UMA REUNIÇAO FAMILIAR E ENCOINTREI AQUI. OBRIGADA

Anônimo disse...

Esse conteúdo me ajudou muito a realizar uma bela reunião com minha família.Parabéns!!!e muito obrigado!!!

Anônimo disse...

não sou da igreja mas acho muito importante fazer reunião familiar e quero fazer com minha familia pra eles conhecer a palavra eu conheço e me preocupo com a salvação da minha familia

Anônimo disse...

a reuniao familiar une os membros da familia. alem de fortalecer o laço amoroso e de companheirismo entre todos!! e td muito maravilhoso

Anônimo disse...

Eu gosto muito de fazer reuniao familiar com meus pais e com minhas irmas. Eu acho que um outro bom tema é o Para o Vigor da Juventude. :)

Anônimo disse...

As noites familiares devem acontecer sempre...elas alegram, integram e divertem a todos, além de trazar inspiração e espiritualidade.

francisco de assis silva disse...

As noites familiares realmente nos enche do Espírito Santo e nos aproxima mais dos nossos familiares e do nosso Pai Celestial. É uma verdadeira benção!

Unknown disse...

As noites familiares é uma benção em minha vida. Não podemos dar ao luxo de negligenciar essa inspiração do céu.
Uma das maneiras mais importates para promover a unidade em casa é realizar a noite familiar regulamente.

Ala Cidade Jardim-Teresina Horto

Unknown disse...

É bom achar um hino relacionado sobre a aula q vc vai dar vc pode pesquisar no App biblioteca do evangelho

Unknown disse...

Participo de um grupo ganhar a 16 anos , as vezes fico sem saber como coordenar um encontro , poderia me dar dicas pra melhorar nossos encontros?

tomcruise disse...

Como vão? Alguém tem o livro de recursos de noite familiar? Pode ser em PDF?

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails