A Caravana Segue Seu Caminho, Élder Bruce R. McConkie

~ terça-feira, 4 de maio de 2010

Proponho algumas perguntas que todos nós fazer para verificar se somo leais a fé. São umas poucas perguntas básicas que é preciso responder corretamente para se fazer jus as bênçãos plenas do evangelho nesta vida e herdar a vida eterna nas esferas vindouras.




O nosso bem-amado irmão Paulo, o antigo apóstolo, nos aconselha com estas palavras: "Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos." (II Cor. 13:5.)



Bem poderíamos perguntar: Cremos em todas as doutrinas de salvação? Estamos guardando os mandamentos? Somos valentes na causa da verdade e da justiça? Seremos salvos no reino de Deus?



Dentre as muitas perguntas que todos nós teremos de responder um dia, permiti que vos prove nestas:



1 - Adoro eu o único Deus verdadeiro e vivo?





Não há salvação em adorando um falso deus – seja ele uma vaca, um crocodilo, nem um poste de cedro; nem mesmo um ente espiritual, sem corpo, partes ou paixões, que enche a imensidão do espaço.



O verdadeiro crente adora o Ser Sagrado que “fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes da águas". (Apo. 14:7).



Ele é o Pai dos espíritos com quem habitamos antes de serem lançados os fundamentos desta terra. Ele é nosso Pai no céus, que ordenou e instituiu o plano de salvação pelo qual seus filhos espirituais pudessem avançar e progredir, e tornar-se como ele é.



Ele é um Homem Santo, um personagem do tabernáculo, com um corpo de carne e osso, e criou o homem mortal à sua própria imagem, "macho e fêmea os criou." (Gên. 1:27.)



Ele é um ser glorificado e exaltado nos qual habitam toda plenitude e perfeição, que sabe todas as coisas e tem todo o poder, força e domínio.



2 – Creio eu na queda de Adão?



Não há salvação numa religião que rejeita a doutrina da Queda ou que admite ser o homem é o produto final da evolução e, não tendo assim estado sujeito a cair.



O verdadeiro crente sabe que esta terra e o homem e todas as formas de vida foram criados num estado edênico ou paradisíaco no qual não existia mortalidade, procriação, nem morte.



Nesses primeiros dias, Adão e Eva viviam"num estado de inocência, não tendo alegria, por não terem conhecido a miséria; não fazendo o bem, por não conhecer o pecado." (2 Ne. 2:23.)



Pela previdência do Senhor "Adão caiu pra que os homens existissem, e os homens existem para que tenham alegria." (2 Ne. 2:25.)



Com a queda, Adão introduziu no mundo a morte temporal e espiritual, transformando esta vida terrena em estado probatório.



3- Creio eu na expiação do Senhor Jesus Cristo?



Quanto a esta questão, dou a minha própria resposta. Ei-la:



Eu sei que meu Redentor vive, com Jó o testifico. Ainda que as garras da doença devastem meu corpo; ainda que me fira a espada da morte - eu sei que aquele que me comprou com o seu sangue, em breve reinará na terra e que "em minha carne verei a Deus." (Jó 19:26, ver também Jó 19:25.)



Eu sou uma testemunha de que ele foi pregado na cruz do Calvário, morreu e levantou-se no terceiro dia; que ele subiu aos céus onde, assentado à direita de Deus, o Pai Onipotente, agora reina em glória eterna; e que em breve voltará a reinar entre os filhos dos homens.



Sei que ele é o único Mediador entre Deus e o homem, que proporciona a imortalidade e vida eterna ao homem; que seu ministério é de reconciliação pelo qual o homem decaído pode reonciliar-se com o seu Criador.



Eu sei que a salvação está em Cristo e que somente pela fé em seu nome podemos ter esperança de obter tesouros eternos.



Ele é meu Irmão e Amigo, e ainda mais: É meu Senhor, meu Deus e meu Rei a quem adoro em toda majestade de sua Divindade, e que continuará sendo meu Salvador, meu Redentor e meu Deus por todas as eternidades vindouras.



4- Aceito eu o verdadeiro plano de salvação?



Assim como existe um único Deus e um Salvador, também há somente uma salvação, um caminho estreito e apertado que conduz à vida eterna, uma forma da graça de Deus derramar-se plenamente sobre nós mortais.



Para conseguir salvação, todos os homens de toda parte precisam ter fé no Senhor Jesus Cristo. Têm de arrepender-se dos pecados e serem batizados por um administrador legal com poder para selar na terra e nos céus. Têm de receber o dom do Espírito Santo, ser santificados pelo poder do Espírito e guardar os mandamentos de Deus por toda a vida.



5 - Creio no evangelho conforme foi restaurado nesta última dispensação de graça?



Que seja conhecido por todos os homens; que seja proclamado pela própria trombeta de Deus; que coros angélicos cantem suas maravilhas e glória; que todas a hostes humanas permaneçam em reverente assombro enquanto a voz dos céus declara que Deus restaurou nestes últimos dias a plenitude do seu evangelho eterno.



Que todo olho veja, todo o ouvido ouça, todo coração seja penetrado, pois a voz de Deus é se faz ouvir novamente. Anjos estão vindo outra vez das cortes de glória para declarar verdades eternas ao homem mortal. O dom do Espírito Santo está-se derramando sobre os fiéis, e milhares voltam a louvar jubilosos o Santo de Israel.



Ouvi, ó vós confins da terra. Deus falou; os céus se abriram; nós temos o seu evangelho; chaves e os poderes foram novamente investidos nos homens; e todos eles estão convidados a vir, sem dinheiro e sem preço, banquetear-se com a boa palavra de Deus, pois a salvação é gratuita.



6 - Sou um membro fiel da verdadeira Igreja?



Estou guardando os mandamentos de Deus? Eu o amo e sirvo de todo o coração, mente, e força?



Não há salvação alguma num falso deus ou na obediência a um falso plano de salvação, ou filiação a uma falsa igreja.



A verdade pura, cristalina, a verdade isenta de erro, a verdade e só a verdade pode levar a alma à salvação.



7 - Honro Joseph Smith como o grande profeta da Restauração?



Na época de Jesus, homens ímpios e maus afastaram-se dos genuinos cristãos difamando o nome de Jesus e amaldiçoando-o como falso profeta.



Em nossos dias, pessoas mal itencionadas fazem o mesmo com o nome de Joseph Smith. Sua atitude para com ele e seus sucessores distingue os genuínos crentes daqueles que servem a outro mestre.



Disse o Senhor dos céus a Joseph Smith, vdente moderno: "O fim do mundo deve saber após teu nome e tolos devem ter em ti escárnio, eo inferno é raiva contra ti;



"Enquanto os puros de coração, e os sábios, e os nobres, e do virtuoso, deve procurar conselho e autoridade e bênçãos sob constante da tua mão." (D & C 122:1-2.)



Porque há de ser sempre assim? Porque Joseph Smith é o restaurador do conhecimento de Cristo e da salvação; porque traduziu o Livro de Mórmon, que contém a plenitude do evangelho; porque ele recebeu revelações tão numerosas e gloriosas quanto às dadas a Moisés e Isaías; porque ministradores angélicos lhe conferiram chaves, poderes e sacerdócio que lhe permitiam, bem como a seus sucessores, ligar na terra e ter seus atos eternamente selados nos céus – tudo isto são algumas das razões por que honramos o nome de Joseph Smith.



Pelo que me toca, quero buscar constantemente conselhos, autoridade e bênçãos das mãos de um homem assim!



8 – Estou perseverando até o fim, crescendo em graça e adquirindo os atributos de divindade?



Quer dizer: Estou crescendo em fé, virtude, conhecimento, temperança, paciência, piedade, amor fraternal e caridade conforme exorta Pedro? (Ver II Pedro 1:5-7.)



Estou operando a minha salvação com temor e tremor diante de Deus, conforme aconselha Paulo? (Ver Filip. 2:12.)



Estou andando na luz, em comunhão com os santos, para que "o sangue de Jesus Cristo, seu Filho" me purifique de todo pecado, conforme promete João? (I Jo. 1:7.)



Estou indo avante "com firmeza em Cristo, tendo uma esperança resplandencente e amor a Deus e a todos os homens, ... (banqueteando-me) com a palavra de Cristo" e perseverando até o fim, conforme ensinava Néfi? (2 Ne. 31:20.)



Sinto um amor especial e sagrado aos santos, identificando-me assim como um autentico discípulo, de acordo com o que disse Jesus, o Senhor? (Ver João 13:35.)



9 – Dou prioridade as coisas do reino de Deus? É reino de Deus ou nada, para mim e para os meus?



É do Presidente Brigham Young, de bendita memória que agora reina nas cortes celestes, este brado de batalha: "O Reino de Deus ou nada." (Discursos de Brigham Young, sel. John A. Widtsoe, Salt Lake City: Deseret Book Co., 1941, p. 444; ver também Journal of Discourses, 11:249).



Ele foi repetido por seus companheiros e poderia muito bem ser revivido entre nós.



Um antigo e sábio clérigo nos este conselho: "Se não escolhestes primeiro o reino de Deus, no final não fará diferença alguma o que escolhestes em seu lugar".(William Low)



O reino de Deus na terra é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos Últimos Dias que prepara os homens para uma herança no reino celestial de Deus no céu.



Quando colocamos em primeiro lugar, estamos falando do reino terrestre que nos prepara para o reino celestial.



Para nós, seja nesta vida e na vida por vir, é e deve ser: O reino de Deus ou nada.



Este reino de Deus no tempo e na eternidade é governado pelo espírito de inspiração, que sempre transmite o pensamento e a vontade do Senhor, seja pela própria voz ou pela voz de seus servos, não importa. (Ver D&C 1:38).



Em todos os casos devemos determinar o que o Senhor deseja de nós e que conselho ele deu através dos servidores designados de seu reino na terra.



Nenhum genuíno santo dos últimos dias jamais se oporá ao que o Senhor revelou àqueles que dirigirem os negócios de seu reino na terreno.



Nenhum santos dos últimos dias verdadeiro e fiel em todas as coisas jamais seguirá um curso ou esposará uma causa ou publicará um artigo ou livro que enfraqueça ou destrua a fé.



No que diz respeito ao evangelho, não existe de fato neutralidade.



Dizia Jesus: "Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha”. (Mat. 12:30.)



E foi Jacó quem disse: "Os que não estiverem comigo estarão contra mim, diz o nosso Deus." (2 Ne. 10:16.)



Se não apoiarmos, defendermos e prestigiarmos o reino de Deus em todas as coisas, estaremos ajudando uma causa que não é a do Senhor.



Só os valentes se salvarão. Os membros da Igreja que não são valentes no testemunho de Jesus, na causa de Cristo, na defesa de seus profetas e pregação sua palavra, não são herdeiros do reino celestial.



10 – Estou vivendo de modo a ser salvo no reino de Deus?



Esta é a nossa meta, nosso objetivo e propósito na vida. Tudo que fizermos deve agradar ao Senhor e promover nosso empenho de salvação.



E, o Senhor seja louvado, chega uma hora na vida dos santos fiéis em que, tendo guardado a fé e sido verdadeiros e fieis a despeito de todo o perigos, o Senhor lhe diz: Tu serás exaltado.



Estas são apenas algumas das muitas provas de verdadeiro discipulado.



Agora eu tenho o que todo verdadeiro discípulo tem. Chama-se o testemunho de Jesus (na A Liahona em português é “testemunho de Deus”). Em nossos dias, inclui o conhecimento revelado de que o reino terrestre, isto é, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, triunfará. Gostaria de ilustrá-lo desta maneira:



A Igreja é como uma grande caravana - bem organizada, preparada, seguindo determinado rumo, com seus capitães de dezenas e capitães de centenas todos em seu lugar.



O que importa se alguns cães latem e procuram morder o calcanhar dos viajores exaustos? Ou que predadores reclamem os poucos que caem ao longo da trilha? A caravana segue seu caminho.



Existe uma ravina a cruzar, um lamaceiro a vencer, uma encosta íngreme a subir? O que importa? Os bois são fortes e os condutores sábios. A caravana segue seu caminho.



Tormentas inclementes fustigam a caravana, enchentes arrastam pontes, é preciso atravessar desertos e rios? São coisas da vida nesta esfera decaída. A caravana segue seu caminho.



A frnete esta a cidade celestial, a Sião eterna de nosso Deus, onde todos os que continuam na caravana encontrarão alimento e descanso. Graças a Deus, a caravana segue seu caminho!



Em nome do Senhor Jesus Cristo, amém.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails