Limpar O Vaso Interior, Presidente Ezra Taft Benson

~ sábado, 1 de maio de 2010


Sessão Matutina de Sábado – 5 de abril de 1986

01. Meus amados irmãos e irmãs, ao darmos início a mais outra conferência geral da Igreja, conto sinceramente com vossa fé e orações para que sirva o que eu falar para vos abençoar e edificar vossa alma.


02. Reconheço minha dependência do Senhor, e sei também que Jesus Cristo esta à testa da Igreja e que, por meio dele, podemos fazer tudo o que for necessário.

03. Louvo os aqui presentes nesta manhã, bem como aqueles que acompanham a transmissão destes procedimentos, e os que posteriormente aproveitarem a oportunidade de ouvir ou ler as mensagens desta conferência.

04. Nosso coração transborda de gratidão a vós, por tudo o que fazeis em amor da edificação do reino de Deus na terra.

05. O senhor certamente se agrada do tempo e amor consagrado e do generoso apoio de tantos de seus santos no mundo inteiro.

06. Vossa dedicação, devotamento e serviço são indicativos de que a fé tem, de fato, aumentado na terra.

07. Raramente os esforços de tão poucos resultaram em bênçãos para tantos!

08. Ao buscar a orientação do Senhor, confirmou-se em meu pensamento e coração o mandamento do Senhor de “(pregar) somente arrependimento a esta geração”. ( D&C 6:9; 11: 9.)

09. Este tem sido o tema de todo profeta moderno, somado ao seu testemunho de que Jesus é o Cristo e Joseph Smith um Profeta de Deus.

10. O arrependimento foi o brado de nosso ultimo e grande profeta, Spencer W. Kimball; este tema permeavava seus discursos e escritos, como seu maravilhosos livro O Milagre do Perdão.

11. E deve continuar sendo nosso brado hoje, tanto a membros como não membros igualmente: Arrependei-vos!

12. Guardas, que houve de noite? Somos obrigados a responder que nem tudo vai bem em Sião. Conforme recomendava Morôni, precisamos limpar o vaso interior (ver Alma 60:23), começando por nós mesmos, depois nossa família, e finalmente a Igreja.

13. Disse um profeta de Deus: “Tirarás os galhos ruins à medida que os bons forem crescendo… até que os bons sobrepujem os ruins.”(Jacó 5:66.).

14. É preciso um povo de Sião para produzir uma sociedade de Sião, e precisamos preparar-nos para isso.

15. Nos últimos anos, foram tomadas várias providências na Igreja para nos ajudar.

16. Publicaram-se novas edições das escrituras. Estamos tirando proveito delas? 17. Maior número de templos estão à disposição da nossa gente. Estamos freqüentando mais amiúde a casa do Senhor?

18. Estabelecemos o sistema de reuniões combinadas. Estamos aproveitando o tempo livre resultante com nossa família?

19. Providenciamos um novo livro para a noite familiar. Ele esta sendo usado?

19. Acabamos de publicar um novo hinário. Estamos entoando mais cantos do coração?(Ver D&C 25:12.) E a lista por vaí afora. Temos recebido muita ajuda. 20. Não precisamos mudar programas; precisamos de pessoas mudadas.

21. Recordamos as numerosas e maravilhosas palavras de conselho do nosso querido Presidente Kimbal, entre elas o incentivo de “alongarmos nosso passo“. 22. Necessitamos dessa recomendação, pois o Livro de Mórmon nos adverte das táticas do adversário nos últimos dias: “E a outros pacificará, e os adormecerá em segurança carnal, de modo que dirão: Tudo vai bem em Sião; Sião prospera. Tudo vai bem. Assim o diabo engana suas almas e o conduz cuidadosamente ao inferno.” (2 Néfi 28:21.)

23. Existem muitas passagens de alerta no Livro de Mórmon, tal como: “Oh! Eu quisera que acordásseis; que acordásseis de um profundo sono, sim, desse sono do inferno… Despertai… (e) cingi a armadura da justiça. Sacudi as correntes com que estais amarrados, saí da obscuridade, levantai-vos do pó.” 2 Néfi 1:13,23.).

24. Parece que, como povo conseguimos sobreviver melhor e mais facilmente à perseguição que suportar paz e prosperidade.

25. O maldito pecado desta geração é a imoralidade sexual. Esta, dizia o Profeta Joseph Smith, seria a pior de todas as fontes de tentações e dificuldade para os élderes de Israel. ( Ver Journal Of Discurses, 8:55.).

26. O presidente Joseph F. Smith dizia que a impureza sexual seria um dos três perigos internos da Igreja e de fato é. ( Ver Doutrina do Evangelho, pp. 283-284.) Ela infesta a nossa sociedade.

27. Na classificação dos pecados, o livro de Mórmon coloca a lascívia logo abaixo do homicídio. (Ver Alma 39:5.).

28. Diz Alma:”E agora… eu desejo que te arrependas e abandones teus pecados, e não sígas a cobiça dos teus olhos… pois, a não ser que assim procedas, de nenhum outro modo herdarás o reino de Deus.” (Alma 39:9.).

29. Se quisermos limpar o vosso interior, precisamos abandonar a imoralidade e ser puros.

30. O Senhor declara na seção 84 de Doutrinas & Convênios que, a menos que leiamos o livro de Mórmon e acatemos seus ensinamentos, a Igreja inteira estará sob condenação: ”E esta condenação descansa sobre os filhos de Sião, sim, sobre todos.” (Ver o vers.56.)

31. E o Senhor continua: ”E eles permanecerão sob essa condenação até que se arrependam e se lembrem do novo convênio, mesmo o Livro de Mórmon e dos mandamentos anteriores que lhes dei, não somente falando, mas agindo de acordo com o que escrevi.”( ver o vers. 57.)

32. Bem, nós não só temos de falar mais do Livro de Mórmon, como precisamos aproveitá-lo melhor. Por quê? O Senhor responde: para que produzam frutos dignos do reino de seu Pai; caso contrário, está para se derramar sobre os filhos de Sião um julgamento e praga.” (ver vrs. 58.). Nós temos sentido essa praga e julgamento!

33. O Profeta Joseph disse que “o Livro de Mórmon é o livro mais correto da terra e a pedra fundamental de nossa religião e que, seguindo seus preceitos, o homem aproximar-se-ia mais de Deus do que por qualquer outro livro”. ( Livro de Mórmon, Introdução.).

34. O Livro de Mórmon não tem sido e ainda não é o centro de nosso estudo pessoal, ensino no lar, pregação e obra Missionária. Disto é preciso nos arrependermos.

35. Não conheço um só homem vivo, hoje, mais fiel ao Livro de Mórmon que o Presidente Marion G. Romney. Num discurso de conferência geral, ele declarou que o Livro de Mórmon “é a melhor peça de literatura missionária de que dispomos”.

36. Citou Doutrina & Convênios que “o livro de Mórmon e as santas escrituras são dadas por mim para a vossa instrução” (D&C 33:16), é que “os élderes, sacerdotes e mestres desta igreja deverão ensinar os princípios do meu evangelho que estão na Biblia e no Livro de Mórmon”(D7C 42:12).

37. E o Presidente Romney acrescentou: “E naturalmente óbvio que, a menos que leiamos, estudamos e aprendamos os princípios encontrados no Livro de Mórmon, nós, élderes, sacerdotes e mestres desta igreja não podemos cumprir esse encargo de ensiná-los.

38. “Mas existe ainda outra razão para o lermos”, prosseguiu o Presidente Romney. “Fazendo-o, encheremos e refrescaremos nossa mente com um fluxo constante da água que, segundo diz Jesus, será em nós uma fonte d’água que salte para a vida eterna. (João 4:14.)

39. Se quisermos resistir ao mal e conservar a benção de termos nascido de novo, precisamos de um suprimento continuo dessa água.

40. “Para evitar a adoção dos males do mundo, devemos seguir o rumo que diariamente nutra nossa mente e a leve de volta às coisas do Espírito. Não conheço modo melhor para isso do que ler o Livro de Mórmon.”

41. E então conclui: “E assim, aconselho-vos, meus amados irmãos, irmãs e amigos de toda parte, a adquirirdes o hábito vitalício de ler o Livro de Mórmon diariamente por alguns minutos.

42. Estou certo de que, se em casa os pais lerem o Livro de Mórmon piedosa e regularmente, tanto em particular como com seus filhos, o espírito desse grande livro acabará permeando nossos lares, bem como todos os que neles habitam.

43. O espírito de reverência se intensificará, e aumentarão a consideração e o respeito mútuo de uns para com os outros.

44. O espírito de contenda se afastará. Os pais aconselharão os filhos com mais amor e sabedoria. Os filhos se mostrarão mais receptivos e obedientes aos conselhos paternos. A retidão aumentará. Fé, esperança e caridade- o puro amor de Cristo - abundarão em nosso lar e vida, trazendo paz, alegria e felicidade.”( Mario G. Romney, conference Report, abril de 1960,pp.110-113.)

45. Gostaria de abordar agora um assunto de muita gravidade que merece ser discutido com mais profundidade do que p tempo permite: o orgulho.

46. Nas escrituras, não existe menção a orgulho justo. Ele é sempre considerado pecaminoso. Não estamos falando do sadio senso do próprio valor, fundamentado no íntimo relacionamento com Deus. Estamos-nos referindo ao orgulho como pecado universal, como o chamou alguém.

47. Mórmon diz que “o orgulho desta nação , ou seja, do povo nefita, será a causa de sua destruição”. (Morôni 8:27.) Diz o Senhor em Doutrinas e Convênios : “Precavei-vos contra o orgulho, para que não vos torneis como os nefitas de outrora.”(D&C 38:39.).

48. Orgulho é essencialmente, encarar a vida com a atitude de “minha vontade” em lugar de “tua vontade”. O oposto do orgulho é humildade, mansidão, submissão (ver Alma 13:28), isto é docilidade.

49. Nos primórdios da Igreja restaurada, o Senhor admoestou dois de seus membros eminentes por causa do orgulho. Disse ele a Oliver Cowdery:”Mas acautela-te contra o orgulho, para que não caias em tentação .”(D&C 23:1.) E A Emma Smith, disse ele: “Continua em espírito de mansidão, acautelando-te contra o orgulho.”( D&C 25:14.).

50. “Em teu coração não tenhas orgulho”, admoesta-nos o Senhor. (D&C 42:40.). ”Acreditai que vos deveis… humilhar… diante de Deus”, diz o Livro de Mórmon.( Mosias 4:10.).

50. Quando a terra for purificada pelo fogo nos últimos dias, os orgulhosos serão como restolho.( ver 3 Néfi 25:1; D&C 29:9; 64:24.).

51. O grande e espaçoso edifício que Léí viu era o orgulho do mundo no qual estavam reunidas as multidões da terra.(ver 1 Néfi 11:35-36.).

52. Aqueles que seguiram o caminho reto e estreito, apegando-se à palavra de Deus e participando do seu amor, eram escarnecidos e ridicularizados pelos que estavam nesse edifício. (Ver 1 Néfi 8:20, 27.).

53. “Os humildes servidores de Cristo são poucos. (2 Néfi 28:14.).

54. O orgulho não atenta para Deus e não se importa com que é certo. Olha para os homens e discute quem está certo. O orgulho se manifesta no espírito de contenda.

55. Não foi por orgulho que o demônio se tornou demônio? Cristo queria servir; Satanás queria dominar.

56. Cristo queria atrair os homens a si; Satanás queria estar acima dos homens. 57. Cristo eliminou o ego como a força de sua vida perfeita. Dizia faça-se a tua vontade, não a minha.

58. O orgulho se caracteriza por: “o que eu quero da vida? Em lugar de “O que Deus quer que eu faça com minha vida?” É a vontade própria opondo-se à vontade de Deus. É colocar o temor do homem acima do temor de Deus.

59. A humildade reage à vontade de Deus, ao temor de seu juízo e às necessidades de nossos semelhantes.

60. O aplauso do mundo agrada ao ouvido do orgulhoso; para o humilde, o aplauso dos céus aquece o coração.

61. Disse alguém: ”O orgulho não se compraz em ter alguma coisa, apenas com ter mais dela que o próximo.”

62. O Senhor falou a respeito de certo irmão: “Eu, o Senhor, com ele não me comprazo, pois procura primar, e não é suficientemente humilde perante mim.”( D&C 58:41.)

63. Os dois grupos do Livro de Mórmom que aparentemente têm maior problema com o orgulho são os “instruídos e os ricos”. (2Néfi 28:15.).

64. Mas a palavra de Deus consegue abater o orgulho. (Ver Alma 4:19)

65. O orgulho é acompanhado de muitas maldições. A humildade traz numerosas bênçãos. Por exemplo: “Sê humilde; e o Senhor teu Deus te conduzirá pela mão e responderá às tuas orações.” (D&C 112:10.).

66. Os humildes serão “fortalecidos e abençoados pelo alto, e (receberão) conhecimento. (D&C 1:28.).

67. O Senhor é “misericordiosos para com aqueles que, com corações humildes”, confessam seus pecados. (D&C 61:12.).

68. A humildade consegue afastar a ira de Deus. (Ver Helamã 11:11.).

69. Meus amados irmãos e irmãs, ao limparmos o vaso interior, haverá mudanças em nossa própria vida, na de nossos familiares e na Igreja.

70. Os orgulhosos não mudam para melhor, mas defendem sua posição, racionalizando-a.

71. Arrependimento significa mudança, e mudar requer que a pessoa seja humilde. Mas nós podemos mudar.

72. Fizemos progressos maravilhosos no passado; alongaremos nossos passos no futuro. Mas, para isso, precisamos primeiros limpar o vaso interior, despertando e erguendo-nos, sendo moralmente puros, usando o Livro de Mórmon de maneira que o Senhor retire a condenação e, finalmente, vencendo o orgulho, humilhando-nos.

73. Nós podemos fazê-lo. Sei que podemos.

74. Que o façamos é minha oração por todos nós. Deus vos abençoe por todo o bem que tendes feito e estareis fazendo.

75. Deixo minhas bênçãos sobre todos vós e o faço em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém. “

8 Comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Não estou conseguindo imprimir este discurso.Por que vocês bloqueiam para que não possamos imprimir a palavra de Deus? Os sites da Igreja (reais proprietários) permitem.Qual o objetivo?É muito triste!!Gostaria de uma resposta.

Anônimo disse...

i likely to begin workin uot again, but i want the pounds

my web site - build muscle burn fat meal plan

Anônimo disse...

Maybe its just the location I am in, but how appear more services men and women
don't put on their uniforms offbase/home/ on leave?

Also visit my webpage - female mind mastery by marcus london

Anônimo disse...

Yeah, I received some heart issues once i was having no xplode.

Not positive if it was related even though. Anyway, considering that I switched to superpump
I haven't experienced any issues.
Your rating is interesting given that a buddy of mine swears that nitric pure is by considerably the most effective bodybuilding dietary supplement he has used so much. Maybe I will give it a attempt.

Feel free to visit my site; six pack shortcuts sign in

Anônimo disse...

Exact same here, sauces have constantly been
a thriller to me, Richard defined it within a way even a caveman could understand.


my web page how to eat healthy book

Anônimo disse...

Thank you for some other informative blog. Where else may I
get that type of information written in such a perfect way?
I've a challenge that I'm just now operating on, and I have been on the
glance out for such info.

Feel free to visit my site :: vigrx plus natural male enhancement pills

Anônimo disse...

Mark (or anyone else), do you have any ideas on
high heat sunflower and safflower oils such as those supplied by Spectrum?
They possess a significantly greater MUFA content than the typical
stuff that you listed within the report.

my web blog ... metabolic cooking torrent

Anônimo disse...

Um excelente discurso. Nascer de novo é ou deve ser uma prioridade para todos. Atualmente muito defende que devemos promover a melhor versão de nós mesmo. Esta atitude é boa. Mas, deve ser usado como início para o nascer de novo. Pois, uma versão melhorada de nós mesmo pode não ser suficiente para desenvolver atributos cristãos. O nascer de novo é andar a segunda milha. É se superar. É orar para o Senhor aprovar nosssa metas. E depois se esforçar para alcança-las. Sempre considerando a retidão.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails