Quais São As Características Importantes De Um Líder Religioso?, Élder Neal A. Maxwell

~ terça-feira, 11 de maio de 2010

“Jesus não era somente um homem perfeito, era também um líder perfeito. Na vida alguns indivíduos que são bons, não são bons líderes. Vemos outros que são bons líderes, mas não são bons. Jesus era perfeito nos dois aspectos. De muitas maneiras, ambos, Jesus e sua condição eram tão especiais que não podemos repetir ou copiar a sua atuação. Entretanto, muitas coisas feitas por Ele servem de exemplo para nós.




1. Jesus amou aos povos que liderou. Se você não amar as pessoas que pretende liderar, em breve as decepcionará ou trairá. Se os seguidores souberem que o Líder os ama, estarão certos de que poderão confiar nele. Isto significa que o Líder pode ensinar a seus seguidores como um amigo. Nossos amigos são freqüentemente nossos mestres.



2. A liderança de Jesus tinha um propósito. Propósito este que seus seguidores passaram a apreciar e a compartilhar. Sem um bom propósito o Líder não pode achar, nem manter bons discípulos.



3. Os seguidores são diferentes. Um bom Líder está consciente de que cada um de seus seguidores são diferentes entre si, e mostra a eles como podem ajudar ao Líder à sua própria maneira.



4. O exercício do livre arbítrio. Um bom Líder não incute em seus seguidores o sentimento de que são obrigados a seguir. Ele é muito honesto ao descrever problemas que talvez encarem juntos.



5. Jesus deu aos seus discípulos tarefas significativas, não só tarefas de pouca importância para preencher as horas. Isto ajuda a preencher seu tempo de modo a ganharem experiência, que os ajudarão a tomarem suas próprias decisões, levando-os a não dependerem sempre de seu Líder. O Líder é responsável não só pelas suas mordomias mas também, e principalmente, para com seu povo. Ele lhes ensina os princípios corretos e dá ao grupo uma maior liberdade para que se governe a si mesmo. Dessa maneira os seus seguidores podem usar essa liberdade para crescer.



6. Um bom Líder é um bom ouvinte. Ele cria um ambiente em que seus seguidores podem conversar com ele sem timidez e sem se preocuparem em receber críticas que não sejam construtivas. Alguns chamam a isto de ‘feedback’. Este ‘feedback’ ajuda o Líder a saber como é que o seguidor realmente se sente. Jesus, naturalmente, com seu discernimento divino, podia ler os corações e mentes sem errar, mas outros líderes devem procurar o ‘feedback’ para que possam se tornar melhores líderes.



7. Jesus aplicou seus ensinamentos ao mundo hoje existente e ao mundo vindouro. Os milagres de Jesus representavam o poder empregado para fazer o bem e é desta forma que você deve usar o poder e autoridade que possui – para fazer o bem – desta forma estará conquistando a amizade daqueles aquém lidera e ensinando-os ao mesmo tempo.

8. Uma das características de um bom Líder é a de sempre ajudar os membros de seu grupo a investir suas idéias e sentimentos nas metas e trabalhos do grupo. Se os membros forem envolvidos nos planos e metas do grupo, agirão melhor, ao passo que se o Líder apenas anunciar a sua decisão ou tentar vender a sua idéia, este agirá sem ânimo. O grupo, pode até tentar seguir a idéia quando esta for anunciada, mas logo torna-se claro que não há o sentimento de ânimo pelo projeto entre os seus membros.



9. Jesus fazia perguntas. Jesus freqüentemente fazia aos seus discípulos perguntas que os ajudavam a pensar com cuidado em suas idéias e a entender melhor o que Ele procurava ensinar. Um bom Líder motiva seu grupo a encontrar sua própria resposta, que certamente será uma contribuição para o próprio grupo, visto que o líder, por mais sábio que seja, não saberá todas as respostas sempre.



10. Um bom Líder é constante. Não é como um camaleão – um bicho parecido com u lagarto – que muda de cor de acordo com o ambiente. Um bom Líder não fica tentando combinar com os ambientes sociais que não condizem com o seu modo de ser mas, ao mesmo tempo, faz com que seus seguidores o respeitem pelo que é.



Os primeiros dois discípulos, impressionados por causa de Jesus, queriam aprender mais sobre Ele e sobre o que Ele fazia. Jesus, então lhes dizia: ‘Vinde e vede’. Um bom Líder deve sempre estar pronto para mostrar aos seus seguidores o que ele é realmente. Se tentar enganar seus seguidores ou usa-los para propósitos egoístas, destruirá toda a confiança do grupo.



Em sua aparição aos nefitas, disse Jesus: ‘... Eis que eu sou a luz; eu dei-vos o exemplo... Eis que eu sou a luz que levantareis – aquilo que me vistes fazer...’ (3 Nefi 18:16,24). Jesus encorajou todos a fazerem o que Ele fez, a viver como Ele viveu para que pudessem ‘sentir e ver’. De modo a fazer com que os outros vejam e sintam. O Líder religioso deve possuir as características que mostrem sua espiritualidade e exemplo.



Algumas autoridades já escreveram sobre dois tipos de líderes. O primeiro é o Líder grande, com “L” maiúsculo. Este é aquele que faz tudo, toma todas as decisões. Ele está rodeado de pequenos líderes que o seguem mas não compartilham de suas experiências de crescimento. Você não deve ser assim. Deve ser um Líder com “L” maiúsculo sim, mas do tipo que compartilha suas experiências com seus seguidores para que venham a tornar-se também grandes líderes. Desse modo todos crescem, progridem e você mostra ser o melhor tipo de Líder que existe.



A liderança compartilhada está de acordo com o propósito da vida. Viemos à terra para crescer. Não podemos crescer a menos que tenhamos experiências boas. Não podemos ter boas experiências sem que participemos e aprendamos a empregar o nosso livre arbítrio. Jesus preparou os seus discípulos para liderar depois que Ele já tivesse ido. É desta forma que você deve orientar seus seguidores, de forma que estejam aptos a tomar o seu lugar quando você se for.”

11 Comentários:

Anônimo disse...

usei essa pesquisa em meu trabalho de religião. Agradeço a ajuda.

Anônimo disse...

Também usei pro meu trabalho de religião...Muito OBRIGADA

Anônimo disse...

muito otimo o estudo e um bom exemplo de lider ser lider não e ser o dono da razao mas teer direção de Deus

Anônimo disse...

vai se fude , seu trabalho é muito grande eu quero uma coisa pequena !!!

Anônimo disse...

Não era o que eu procurava.Eu queria algo de um líder religioso,e não sobre a vida de Jesus.

Unknown disse...

Da para perceber que tipo de pessoa é voce, jamais será um lider, não tem o menor respeito pelas pessoas, e nem consegue fazer um trabalho sozinho e ainda debocha da ajuda dos outros. vc que deveria ir pra onde mandou

Anônimo disse...

muito bom!

Elvis disse...

Muito bom o Site. Sinto falta apenas da Fonte de alguns Textos, como este por exemplo. Quando, onde Elder Maxwell falou isso? Caso eu nao tenha visto me desculpe e apenas me oriente onde encontro. Muito obrigado pelo trabalho que fazem!

Unknown disse...

me ajudou no trabalho de religião. obrigada

Unknown disse...

vai vc lixao

Unknown disse...

Tbm não era oq eu procurava

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails