Dissertaçães Sobre a Fé - Quinta Dissertação

~ quinta-feira, 1 de julho de 2010

1. Na nossa palestra anterior nos tratamos do ser, caráter, perfeições e atributos de Deus. O que queremos dizer por perfeições são as perfeições que pertencem a todos os atributos de sua natureza. Nós iremos, nesta palestra, falar da Trindade – nos referimos ao Pai, Filho e Espírito Santo.


2. Há dois personagens que constituem o grande, incomparável, governante e supremo poder sobre todas as coisas, pelas quais todas as coisas foram criadas e feitas, que são criadas e feitas, sejam elas visíveis ou invisíveis, estejam elas no céu, sobre a terra, na terra, debaixo da terra ou na imensidade do espaço. Eles são o Pai e o Filho - o Pai sendo um personagem de espírito, glória e poder, possuindo toda perfeição e plenitude, o Filho, que esteve no seio do Pai, um personagem de tabernáculo, feito a imagem do homem, ou estando na forma e igualdade dos homens, ou antes, o homem foi criado á sua igualdade e sua imagem; ele também é a expressa imagem e igualdade do Pai, possuindo toda a plenitude do Pai, ou a mesma plenitude com o Pai; sendo seu unigênito, e ordenado desde a fundação do mundo para a propiciação dos pecados de todos aqueles que acreditarem em seu nome, e é chamado de Filho por causa da carne, e desceu à sofrimentos abaixo dos que homens podem sofrer; ou, em outras palavras, sofreu grandes sofrimentos, e foi exposto a contradições mais poderosas do que qualquer homem pode ser. Mas, apesar de tudo isto, ele manteve a lei de Deus, e permaneceu sem pecado, mostrando, portanto que esta no poder do homem manter a lei e também permanecer sem pecado; e também, que por ele um julgamento justo possa vir sobre toda carne, e que todos que não andem na lei de Deus possam ser justamente condenados pela lei, e não ter nenhuma desculpa (justificativa) por seus pecados. E ele sendo o Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade, e tendo recebido a plenitude da glória do Pai, possuindo uma mesma mente com o Pai, cuja mente é o Espírito Santo, que trás testemunho do Pai e do Filho, e estes três são um; ou, em outras palavras, estes três constituem o grande, incomparável e supremo poder sobre todas as coisas; pelas quais todas as coisas foram criadas e feitas, que são criadas e feitas, e estes três constituem a Trindade de Deus, e são um; o Pai e o Filho possuindo a mesma mente, a mesma sabedoria, glória, poder, e plenitude – enchendo tudo em tudo; enchendo o Filho com a plenitude da mente, glória e poder; ou, em outras palavras, o espírito, glória e poder do Pai, possuindo todo conhecimento e glória e o mesmo reino, sentando à mão direita do poder, na expressa imagem e igualdade do Pai, mediador dos homens, sendo enchido com a plenitude da mente do Pai; ou, em outras palavras, o Espírito do Pai, cujo espírito é dado a todos aqueles que acreditam em seu nome e guardam seus mandamentos; e todos aqueles que guardam seus mandamentos irão crescer de graça em graça, e se tornar herdeiros do reino celeste e herdeiros com Jesus Cristo; possuindo a mesma mente, sendo transformado para ter a mesma imagem ou igualdade, até mesmo a mesma expressa imagem dele que enche tudo em tudo; ser enchidos com a plenitude de sua glória, e se tornar um nele, mesmo como o Pai, Filho e Espírito Santo são um.

3. Da descrição previamente relatada da Trindade, a qual é dada em suas revelações, os santos têm uma fundação concreta disposta para o exercício da fé de acordo com a vida e salvação, através do sacrifício e mediação de Jesus Cristo; cujo pelo sangue eles têm perdão dos pecados, e também uma recompensa certa guardada para eles no céu, até a de tomar parte da plenitude do Pai e do Filho através do Espírito Santo. Como o Filho toma parte da plenitude do Pai, através do Espírito, assim os santos também devem, pelo mesmo Espírito, tomar parte da mesma plenitude, para gozar da mesma glória; pois como o Pai e o Filho são um, também, na igualdade, os santos devem ser um neles. Através do amor do Pai, a mediação de Jesus Cristo, e o dom do Espírito Santo, eles devem ser herdeiros de Deus, e se tornar herdeiros com Cristo.



Perguntas e Respostas dos princípios já ensinados:



Do que trata as palestras anteriores? Do ser,perfeição e atributos da Deidade. Dissertação v.1



O que nos devemos entender da perfeição da Deidade? A perfeição que vem de seus atributos.



Quantos personagens há na Trindade? Dois: o Pai e o Filho. Dissertação v.1 (veja nota de rodapé)



Como você pode provar que existem dois personagens na Trindade? Pelas Escrituras. Gênesis 1:26. Também palestra II.6: “ E disse Deus ao Unigênito: façamos o homem á nossa imagem, conforme nossa semelhança – e assim foi feito.” Gênesis 3:22 : “Então disse Deus ao Unigênito: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal.” João 17:5 : “ E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.” Dissertação v.2



O que é o Pai? Ele é um personagem de glória e de poder. Dissertação v.2.



Como você pode provar que o pai é um personagem de glória e de poder? Isaías 1x:19 “ Por causa da ira do Senhor dos exércitos a Terra se escurecerá...”. 1Crônicas 29: 11 : “Tua é Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra”. Salmos 29:3 : “ A voz do Senhor ouve-se sobre as suas águas: o Deus da glória troveja”. Salmos 1xxix.9. Romanos 1:23 “ E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível”. Jeremias 32:17 : “Ah Senhor Deus! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil.” Deuteronômio 4:37 : “E porque amou teus pais, e escolheu a sua descendência depois deles, te tirou do Egito diante de si, com a sua grande força.” 2 Samuel 22:33 :” Deus é minha fortaleza e minha força”. Jó 26, começando a partir do sétimo verso até o final do capítulo: “O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada. Prende as águas nas suas nuvens, todavia as nuvens não se rasgam por baixo delas. Encobre a face do seu trono, e sobre ele estende a sua nuvem. Marcou um limite sobre a superfície das águas em redor, até aos confins da luz e das trevas. As colunas do céu tremem, e se espantam da sua ameaça. Com sua força fende o mar, e com seu entendimento abate a soberba. Pelo seu Espírito ornou os céus, a sua mãe formou a serpente enroscadiça. Eis que isso são apenas as orlas dos seus caminhos; e quão pouco é o que temos ouvido dele! Quem, pois, entenderia o trovão do seu poder?”.



O Que é o Filho? Primeiro, ele é o personagem de tabernáculo. Dissertação v.2



Como você prova? João 14:9-11: “Disse-lhe Jesus: estou há tanto tempo convosco, e não me tentes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim”. Em segundo lugar – e sendo um personagem de tabernaculo, foi feito ou moldado como o homem, ou sendo a forma e semelhança do homem. Palestra v.2. Filipenses 2:2-8: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Jesus Cristo, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a sim mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhantes aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.” Hebreus 2:14-16: “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas. Porque, na verdade, ele não tomou os anjos , mas tomou a decência de Abraão.” Em terceiro lugar, ele é também à imagem do personagem do Pai. Palestra V2. Hebreus 1:1-3: Havendo Deus antigamente falando muitas vezes, e de muitas maneiras, aos paism pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua gloria, e a expressa imagem da sua pessoa.”Novamente, Filipenses 2:5-6: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Jesus Cristo, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.”



Foi pelo Pai e o Filho que todas as coisas foram criadas e feitas? Sim. Colossenses 1:15-17: “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem a ele”.Gênesis 1:1- “NO princípio criou Deus os céus e a terra.” Hebreus 1:1-2 : “a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.”

Ele possui a plenitude do Pai? Possui. Colossenses 1:19; 2:9 :”Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse.” “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.” Efésios 2:23 : “Que é pó seu corpo (de Cristo), a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.”



Por que ele foi chamado de o Filho? Por causa da carne. Lucas 1:35 : “Por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” Mateus 3:16-17 : “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram is céus, e (João) viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”



Ele foi ordenado pelo Pai antes da fundação do mundo, para ser uma propiciação para os pecados de todos aqueles que crerem em seu nome? Sim. I Pedro 1:18-20 : “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis , como prata ou ouro, que fostes regatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes de vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestados nestes últimos tempos por amor a vós.” Apocalipse 13:8 : “E adoram-na (a besta) todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” I Corintios 2:7 : “Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória.”



O Pai e o Filho possuem a mesma mente? Sim. João 5:30 : “Eu (Cristo) não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.” João 6:38 : “Porque eu (Cristo) desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” João 10:30 : “Eu (Cristo) e o pai somos um.”



O que é esta mente? O Espírito Santo. João15:26 : “Ma, quando vier o Consolador, que eu da parte do pai vos hei de enviar, aquele Espírito de Verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim (Cristo).” Gálatas4:6 : “E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho.” Gálatas 4:6 : “E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho.”



O Pai, o Filho e o Espírito Santo constituem a Trindade? Sim. Discuções v.2. (ver nota de rodapé)



Os que crêem em Jesus Cristo, pelo dom do Espírito Santo, se tornam um com o Pai e o Filho, assim como o Pai e o Filho são um.? Sim. João 17:20-21 : “E não rogo somente por estes (os apóstolos), mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviastes”.



A descrição apresentada da Trindade produz uma fundação segura para o exercício da fé nele para a vida e a salvação? Sim.



Como você prova isso? Pelo terceiro parágrafo desta discussão.

1 Comentários:

Artêmio disse...

Irmão gostei muito do blog. É possível enviar o arquivo em PDF das Dissertações sobre a fè? Meu e-mail é: eartemio@hotmail.com. Abraço, Artêmio

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails