Dissertações Sobre a Fé - Quarta Dissertação

~ quinta-feira, 1 de julho de 2010


O Seguinte Trecho Não Faz Parte Das Dissertações Sobre a fé.


Existem poucos seres no mundo que entendem corretamente o caráter divino. A maioria não entendem nada, quer seja do passado, ou do que está por vir, a respeito de suas relações com Deus. Eles não sabem nem compreendem a natureza dessa relação e conseqüentemente sabem apenas um pouco mais do que um animal selvagem, ou seja, pouco mais do que comer beber ou dormir. Isso é tudo que o homem sabe a respeito de Deus ou de sua própria existência a menos que lhe seja dado saber pela inspiração do Todo Poderoso.

Se o homem não aprende mais do que comer, beber e dormir e não compreende qualquer dos desígnios de Deus, encontra-se na mesma situação de um animal, com respeito a comprrenção. O animal come, bebe, dorme e não sabe nada sobre Deus; ainda assim ele sabe tanto quanto nós, a menos que sejamos capazes de compreender pela inspiração do Poderoso Deus. Se o homem não compreende o caráter de Deus ele não compreende a si mesmo. Quero voltar ao começo e elevar suas mentes a uma esfera um pouco maior e um conhecimento mais exaltado do que a mente humana geralmente aspira. (“king Follett” discourse, by Joseph the Prophet. See The Vision, pp. 15-16.)



Quarta Dissertação sobre a fé

1. Tendo mostrado, na terceira dissertação, que idéias corretas sobre o caráter de Deus são necessárias para o exercício da fé Nele para a vida e salvação; e que sem idéias corretas de seu caráter a mente dos homens não teria poder suficiente com Deus para o exercício da fé necessária para obtenção da vida eterna; e que idéias corretas de seu caráter estabelecem o alicerce, até onde seu caráter é concernente, para o exercício da fé, para gozar a plenitude das bênçãos do evangelho de Jesus Cristo: a glória eterna; Mostraremos agora a conexão existente entre idéias corretas do caráter divino, e o exercício da fé Nele para a vida eterna.

2. Observemos que o desígnio real que o Deus dos céus tinha ao tornar seu caráter conhecido pela família humana, era que eles, através da idéia da existência de seus atributos, tornar-se-iam aptos a exercer fé Nele, e através disso pudessem obter a vida eterna; Pois sem a idéia da existência dos atributos pertencentes a Deus a mente do homem não teria poder para exercer fé Nele a fim de alcançar a vida eterna. O Deus dos céus tendo um perfeito conhecimento da natureza humana, e das fraquezas do homem, sabia o que era necessário ser revelado, e que tipo de idéias deviam ser plantadas em suas mentes para que pudessem tornar-se aptos a exercer fé para a vida eterna.

3. Isso posto, examinaremos os atributos de Deus, conforme estabelecidos nas revelações a família humana, mostraremos também quão necessário idéias corretas de seus atributos são, para tornar os homens aptos a exercerem fé Nele; Pois sem essas idéias plantadas em sua mente, estaria fora do poder de qualquer pessoa exercer fé em Deus a fim de obter a vida eterna. Portanto a comunicação divina com os homens tinha como objetivo primordial estabelecer em suas mentes as idéias necessárias para torná-los aptos a exercer fé em Deus e através disso serem herdeiros de sua glória.

4.Temos, nas revelações dadas à família humana, o seguinte relato de Seus atributos:

5.Primeiro – Conhecimento; (Atos 15:18, Isaías 46:9-10)

6.Segundo – Fé ou Poder; (Hebreus 11:3, Gênesis 1:1, Isaías 14:24,27)

7.Terceiro – Justiça; (Salmos 89:14, Isaías 45:21, Sofonias 3:5, Zacarias 9:9)

8. Quarto – Julgamento; (Salmos 89:14, Deuteronomio 32:4, Salmos 9:7, Salmos 9:16)

9. Quinto – Misericórdia; (Salmos 89:14, Exodos 34:6, Neemias 9:17)

10. E Sexto – Verdade. (Salmos 89:14, Exodos 34:6, Salmos 31:5)

11.Através de uma pequena reflexão será visto que a idéia da existência desses atributos em Deus faz-se necessário para possibilitar qualquer ser racional a exercer fé Nele. Pois sem a idéia da existência desses atributos o homem não poderia exercer fé em Deus para a vida e salvação; tendo visto que sem o conhecimento de todas as coisas, Deus não seria capaz de salvar qualquer porção de suas criações; Pois é devido ao Seu conhecimento de todas as coisas, do começo ao fim, que Lhe é possibilita dar as suas criações o entendimento que os torna aptos a serem herdeiros da vida eterna; e se não fosse pela idéia existente na mente dos homens de que Deus possui todo conhecimento seria impossível para os mesmos exercerem fé Nele.

12.E não é menos necessário que o homem deva ter a idéia da existência dos atributos e poder de Deus; pois a menos que Deus tivesse poder sobre todas as coisas, e através de seu poder exercer controle sobre tudo, e desta forma livrar suas criações, que pusessem sua confiança nele, do poder de qualquer ser que viesse a buscar sua destruição sendo nos céus, terra, ou até mesmo no inferno, os homens não poderiam ser salvos. Entretanto com a idéia da existência desses atributos plantada em suas mentes os homens sentem que não há nada a temer se puserem sua confiança em Deus, acreditando que ele tem poder para salvar todos os que vierem a Ele.

13.É também necessário, para o exercício da fé em Deus para a vida e Salvação, que os homens tivessem a idéia da existência do atributo justiça Nele; Pois sem a idéia da existência do atributo justiça na Deidade os homens não teriam confiança suficiente para deixa-Lo guiar e dirigir suas vidas. Pois encheriam-se de medo e duvida temendo que o juiz de toda a terra não agisse corretamente, então, medo ou dúvida existindo em suas mentes, anularia possibilidade do exercício da fé nele para a vida e salvação. Entretanto quando a idéia da existência do atributo justiça é fartamente plantada em sua mente, não sobra espaço para a dúvida entrar em seu coração, e a mente é torna-se apta a confiar no Todo poderoso sem medo e sem duvida, e com a mais inabalável confiança, acreditando que o Juiz de toda a terra fará o que é certo.

14. É também de importância similar o fato de que os homens tivessem a idéia da existência do atributo julgamento em Deus, para que pudessem exercer fé Nele para vida e salvação; pois sem a idéia da existência deste atributo em Deus seria impossível para os homens exercerem fé Nele para vida e salvação. Vendo que é através do exercício deste atributo que os fiéis em Cristo Jesus são livrados das mãos daqueles que buscam sua destruição; pois se Deus não viesse em rápido julgamento contra os iniquuos e os poderes das trevas, seus santos não poderiam ser salvos; pois é por irtermédio de Seu julgamento que o Senhor livra seus santos das mãos de todos seus inimigos, e daqueles que rejeitam o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. Tão logo a existência deste atributo é plantada na mente dos homens isso dá-lhes poder para exercer fé e confiança Deus, e dessa forma tornam-se aptos através da fé para apegarem-se as promessas que lhes são dadas, e perseverarem as tribulações e aflições às quais são submetidos em razão da perseguição daqueles que não conhecem a Deus, e não obedecem ao evangelho do nosso senhor Jesus Cristo, acreditando que no devido tempo o senhor virá em rápido julgamento contra seus inimigos, e eles serão cortados de sua presença, e que em seu devido tempo Ele fará dos que foram fiés vencedores em todas as coisas.

15. E também, é da mesma forma importante que os homens tenham a idéia da existência do atributo misericórdia em Deus, para o exercício da fé Nele para vida e salvação;Pois sem a idéia da existência do atributo misericórdia na Deidade, os espíritos de todos os santos desistiriam em meio as tribulações, aflições e perseguições as quais sofreriam pela causa da retidão. Mas uma vez que a idéia deste atributo é estabelecida na mente dos santos, é concedido vida e energia para seus espíritos, acreditando que a misericórdia de Deus lhes será derramada em meio as suas aflições, e que Deus terá compaixão em seu sofrimento, e que Sua a misericórdia de os protegerá os segurar-lhes-á nos braços de seu amor, de modo que receberão uma plena recompensa por seus sofrimentos.

16. E por ultimo, mas não menos importante para o exercício da fé em Deus, está a idéia da existência do atributo verdade Nele; pois sem a idéia da existência desse atributo a mente a mente dos homens não teria nada em que confiar com certeza – tudo seria confusão e duvida. Mas com a idéia da existência desse atributo em mente, todos os ensinamentos, instruções, promessas, e benções, tornam-se realidades, e a mente torna se apta a apegar-se à elas com certeza e confiança, acreditando que tudo quanto o Senhor tem dito será cumprido em seu devido tempo; e que todas as maldições, denuncias e julgamentos, pronunciados sobre a cabeça dos injustos, também serão executados no devido tempo do Senhor: e, por razão da verdade e veracidade Dele, a mente vê livramento e salvação como sendo certos.

17. Reflita de sincera e consistênte sobre as idéias da existência dos atributos anteriormente mencionados na Deidade, e será visto que concerne aos seus atributos, existe um firme alicerce lançado para o exercício da fé Nele para a vida e salvação. Pois devido ao fato de que Deus possui o atributo Conhecimento, ele pode tornar conhecidas aos santos todas as coisas necessária para sua salvação; e como ele possui o atributo poder, Lhe é possível através disso livrá-los do poder de todos os inimigos; e vendo também que justiça é um atributo da deidade, Ele agirá sobre o principio de retidão e equidade, e uma recompensa justa ser-lhes-á garantida por todas suas aflições e sofrimento pela causa da verdade. E como julgamento é também um atributo da deidade, seus santos podem ter a mais firme confiança que irão, no devido tempo, obter livrados de forma perfeita das mãos de seus inimigos, e serão completamente vitoriosos sobre todos aqueles que procuraram feri-los e destruí-los. E como misericórdia é também um dos atributos da Deidade, Seus santos poderão confiar que a receberão, e através do exercício desse atributo para com eles, conforto e consolação ser-lhes-á administrado abundantemente, em meio todas suas aflições e tribulações. E, por ultimo, concluindo que verdade é um atributo da deidade, a mente é levada a alegrar-se em meio todas as dificuldades e tentações, na esperança da glória que trará a revelação de Jesus Cristo, e da coroa que será colocada na cabeça dos santos no dia em que o senhor distribuir-lhes as recompensas, e na esperança daquele peso de gloria que o Senhor prometeu conceder-lhes, quando os levar para junto de seu trono para viver em sua presença eternamente.

18. Devido, então, a existência destes atributos, a fé dos santos podem tornar-se extremamente fortes, abundando em retidão para o louvor e gloria de Deus, podendo exercer sua poderosa influencia na busca de sabedoria e entendimento, até que tenham obtido um conhecimento de todas as coisas pertencentes a vida e salvação.

19. Portanto este é o alicerce lançado, através da revelação dos atributos de Deus, para o exercício da fé Nele para a vida e salvação; e considerando que esses atributos da deidade, são imutáveis – sendo os mesmos ontem, hoje e para sempre – os santos dos últimos dias têm o mesmo poder e autoridade para exercer fé em Deus que os santos da igreja primitiva possuíam; de modo que todos os santos, nesse sentido, foram, são e serão iguais ou [igualmente favorecidos] até o fim dos tempos; pois Deus nunca muda, portanto seus atributos e caráter permanecem o mesmo para sempre. E como é através da revelação desses atributos que o alicerce é lançado, então o exercício da fé foi, é, e sempre será o mesmo; de modo que todos os homens têm, tiveram, ou terão o mesmo privilégio.











PERGUNTAS E RESPOSTAS DOS PRINCIPIOS ANTERIORES



O que foi mostrado na terceira dissertação?

Foi mostrado que idéias corretas sobre o caráter de Deus são necessárias para o exercício da fé Nele para a vida e salvação; e que sem idéias corretas de seu caráter os homens não teriam poder suficiente para exercer fé Nele para a vida e salvação, mas que idéias corretas de seu caráter, no quanto seu caráter influencia no exercício da fé Nele, laçam um firme alicerce para o exercício da fé. (Dissertação 4.1)



Qual o objetivo de Deus ao revelar seus atributos aos homens?

Para que através do conhecimento de seus atributos fosse-lhes possível exercer fé Nele a fim de obter a vida eterna. (Dissertação 4.2)



Seria possível aos homens exercerem fé em Deus sem um conhecimento de seus atributos, de modo a esperarem pela vida eterna?

Não. (Dissertação 4.2,3)



Que relato é dado sobre dos atributos de Deus em suas revelações?

Primeiro Sabedoria; Segundo, Fé ou Poder; Terceiro, Justiça; Quarto, Julgamento; Quinto, Misericórdia; Sexto, Verdade. (Dissertação 4.4,5, 6, 7, 8, 9,10)



Onde são encontradas as revelações que descrevem os atributos de Deus?

No velho e novo testamento, e são citadas na quarta dissertação nos parágrafos: quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono e décimo.



É necessária a idéia da existência desses atributos em Deus para tornar algum ser racional apto a exercer fé Nele para a vida e salvação?

Sim.



Como provar isso?

Através do décimo primeiro, décimo segundo, décimo terceiro, décimo quarto, décimo e décimo sexto parágrafos desta dissertação.



A idéia da existência desses atributos em Deus, até onde os mesmos são concernentes, torna um ser racional apto a exercitar fé Nele para vida e salvação?

Sim.



Como provar isso?

Através do décimo sétimo e décimo oitavo parágrafos.



Os santos dos últimos dias têm tanta autoridade dada, por intermédio de revelação, quanto os Santos da igreja primitiva?

Sim.



Como provar isso?

Através do décimo nono parágrafo desta dissertação.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails