Dissertações Sobre a Fé - Sétima Dissertação

~ quinta-feira, 1 de julho de 2010

1. Nas dissertações precedentes nós tratamos do que fé era, e o objeto sob a qual ela repousa. De acordo com nosso plano, nós agora procederemos a falar (tratar) de seus efeitos.




2. Como temos visto em nossas dissertações anteriores que fé foi o principio de ação e de poder em todos os seres inteligentes, tanto nos céus como na terra, não seria esperado que nós em uma dissertação de descrição, atentássemos em todos os seus efeitos; nem é isso necessário para nosso propósito assim fazê-lo, pois isto englobaria todas as coisas no céu e na terra, e abrangeria todas as criações de Deus, com todas as suas variedades sem fim; pois nenhum mundo ainda foi formado a qual não tenha sido formado pela fé nem tem havido um ser inteligente ou qualquer criação de Deus que não esteja lá em razão da fé como ela existe em si mesmo ou em qualquer das criações de Deus, mas que tenha sido afetada pela fé; nem haveria mudança ou revolução, a menos que seja afetada na mesma maneira, em qualquer das vastas criações do Altíssimo, pois é através da fé que a Deidade obra.



3. Deixe-nos agora oferecer alguma explanação em relação a fé, para que nosso significado possa ser claramente compreendido. Perguntamos então, o que devemos entender por um homem trabalhando (agindo) pela fé? Nós respondemos – Entendemos que quando um homem obra pela fé ele obra pelo exercício mental em vez de pela força física. É através de palavras, ao invés do exercício de seus poderes físicos, com o qual todo ser obra quando ele obra (age) pela fé. Deus disse, “haja luz, e houve luz”. Josué falou, e as grandes luzes as quais Deus tinha criado pararam. Elias mandou, e os céus se fecharam pelo espaço de três anos e seis meses, pois não choveu; ele novamente mandou e os céus deram chuva. Tudo isso feito através da fé. E o Salvador disse: “Se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha, remove-te, e ela se moveria; ou diríeis a esta amoreira arranca-te e planta-te no meio do mar, e ela obedeceria”. Fé, portanto, obra por palavra; e com elas (as palavras); seus grandiosos trabalhos (obras) tem sido, e serão feitos.



4. Seguramente não nos será requerido que prove que este é o princípio sobre o qual toda a eternidade tem agido e agirá; pois toda mente sã pode saber que é em razão deste poder que todas as hostes dos céus realizam suas obras e maravilhas, majestade e glória. Anjos se locomovem de um lugar para outro em virtude deste poder; é em razão disso que eles são capazes de descer do céu para a Terra; e não fosse pelo poder da fé eles nunca poderiam ser espíritos ministradores àqueles que podem ser herdeiros de salvação, nem poderiam agir como mensageiros celestiais, pois estariam destituídos do poder necessário para capacita-los a fazer a vontade te Deus.



5. Nos é somente necessário dizer que toda a criação visível, como agora existe, é o efeito da fé. Foi pela fé que foram formados, e é pelo poder da fé que continuavam em suas formas organizadas, e pelo qual os planetas movem em volta de suas órbitas e brilham suas glórias. Pois, então, fé é o primeiro principio de ciência da Teologia, e, quando entendida, leva a mente de volta ao princípio, e a transporta ao final; eu, em outras palavras, de eternidade em eternidade.



6. Como fé, então, é o princípio pelo qual as hostes celestes realizam seus trabalhos (obras), e pelo qual gozam toda sua felicidade, nós podemos esperar encontra-los explanado em uma revelação de Deus como o princípio sobre o qual Suas criaturas aqui embaixo têm que agir a fim de obter a felicidade partilhada pelos santos no mundo eterno; e que, quando Deus se incumbiria de levantar os homens para o gozo de si mesmo, Ele os ensinará a necessidade de viver pela fé, e da impossibilidade que existe no gozo das bênçãos da eternidade sem ela, vendo que todas as bênçãos da eternidade são os efeitos da fé.



7. Por esta razão é dito, e apropriadamente também, que “sem fé é impossível agradar a Deus”. E se fosse perguntado. Por que é impossível agradar a Deus sem fé? A resposta sereia porque sem fé é impossível o homem ser salvo; e como Deus deseja a salvação dos homens Ele deve, certamente, desejar que eles tenham fé; e não poderá ser agradado a menos que eles tenham, ou também Ele não pode se agradar com sua destruição (de seus filhos).



8. Por isso, podemos ver que as muitas exortações a qual foram dadas pelos homens inspirados. Aqueles que tem recebido a palavra do Senhor para terem fé Nele, não são meramente banalidade, mas foram dadas com a melhor de todas as intenções, e que foi – porque sem ela na há salvação, nem neste mundo nem naquele por vir. Quando os homens começam a viver por fé eles começam a se achegar a Deus, e quando sua fé é aperfeiçoada eles se tornam como Ele; e porque Ele é salvo eles também serão salvos; pois estarão na mesmas situação em que Ele está, pois eles tem vindo a Ele; e quando Ele aparecer; eles serão como Ele; pois o verão assim como Ele é.



9. Assim como todas as criações visíveis são um efeito da fé, também a salvação o é – queremos dizer, salvação, quanto a sua latitude (senso) mais extensiva de interpretação, tanto temporal quanto espiritual. De maneira a ter este assunto esclarecido à mente, deixe-nos perguntar qual situação uma pessoa deve ter de modo a ser salvo? Ou qual e a diferença de um homem salvo de um que não é salvo? Nós respondemos de acordo com o que temos anteriormente visto a respeito dos mundos celestiais, ele deverão ser pessoas que podem trabalhar (agir) pela fé e que são capazes, pela fé, de ser espíritos ministradores aqueles que serão herdeiros de salvação; e eles devem ter fé para capacita-los a agir na presença do Senhor, de outro modo não podem ser salvos. E o que constitui a real diferença entre uma pessoa salva e uma que não o é – é a diferença no grau de fé de cada um – a fé de um tem se tornado o suficiente perfeita para alcançar a vida eterna, enquanto o outro não alcançou a mesma medida. Mas para ser mais particular, deixe-nos perguntar – Onde poderemos achar um protótipo no qual podemos nos espelhar, de maneira que podemos ser feitos participantes da vida e salvação? Ou, em outras palavras, onde acharemos um ser salvo? Pois se pudermos achar um ser salvo nos certamente poderemos sem dificuldade saber o que todos os demais devem ter de modo a serem salvos, pensamos não ser uma matéria de disputa que dois seres que são diferentes entre si não podem ambos ser salvos; pois qualquer coisa que constituir a salvação de um constituirá a salvação de toda a criatura a qual será salva; e se acharmos um ser salvo em toda existência, nós poderemos ver o que os outros devem ter (ser), de outro modo não ser salvo. Nós perguntamos, então onde está o protótipo? Onde esta o ser salvo? Concluímos, como resposta, a esta questão, não haverá disputa entre aqueles que acreditam na Bíblia, que ele é Cristo. Tudo concorda com isto, que Ele é o protótipo ou padrão de salvação; ou em outras palavras; que Ele e um ser salvo. E se constituirmos nossa interrogação, e perguntarmos como é que Ele é salvo? A resposta será – porque ele é um ser justo e santo; e se Ele for qualquer coisa diferente do que é, Ele não poderia ser salvo; pois sua salvação depende de ser precisamente do que Ele é, e nada mais que isso; pois se fosse possível a ele mudar no mínimo grau, tão seguramente Ele cairia da salvação e perderia todo Seu domínio, poder, autoridade e glória, as quais constituem salvação, pois salvação consiste na glória, autoridade, majestade, poder e domínio que Jeová possui e em nada mais que isso; e alguém como Ele. Assim diz João em sua primeira epistola, terceiro capitulo no segundo e terceiro verso: “transcrever...” Por que purificar a si mesmos como Ele é puro? Porque se assim não fizerem eles não poderão ser como Ele.



10. O Senhor disse a Moisés, Levítico 19:2 “transcrever...” e Pedro diz, I Pedro 1:15-16, “transcrever...” e o Salvador diz, Mateus 5:48, “transcrever...” Se alguém perguntar o por que de todas estas citações ? A resposta pode ser achada do que anteriormente foi citado da Epistola de João, que quando Ele (o Senhor) aparecer, os santos serão como Ele; e se não forem santos, assim como Ele é santo e perfeito, assim como Ele e perfeito eles não poderão ser como Ele, pois nenhum ser pode gozar da Sua glória sem possuir suas perfeições e santidade, não mais do que eles poderiam reinar em seu Reino sem seu poder.



11. Isto claramente mostra a propriedade do Salvador dizendo que está registrado no testemunho de João ( João 14:12 ) “transcrever...”. Isto em conexão com alguns dizeres da oração do Salvador registrada no décimo sétimo capitulo do mesmo livro, dá clareza para Suas expressões. Ele diz no 20, 21, 22, 23 e 24 versos “transcrever...”.















































12. Tudo posto junto dá uma clara descrição tanto quanto a linguagem pode descrever, do estado dos santos glorificado – as obras que Jesus fez, eles podem realizar, e maiores do que aquelas que Ele fez entre eles, eles poderiam realizar, e isto porque ele foi para o Pai. Ele não falou que eles fariam estas obras em tempo; mas que poderiam fazer maiores obras, pois ele foi para o Pai. Ele diz no 24o. verso “transcrever...”. Estes dizeres, tomados em conexão, fazem-o muito claro que as grandes obras que aqueles que acreditavam em Seu nome iriam ser feitas, seriam feitas na eternidade onde Ele estava indo e onde eles veriam Sua glória. Ele tinha dito, em outra parte de Sua oração, que desejava de Seu Pai que aqueles que acreditassem Nele pudessem ser um Nele, assim como Ele e o Pai eram um (um no outro) “nem oro somente por estes (os apóstolos), mais também por aqueles que acreditarão em mim através de suas palavras, que todos eles possam ser um”, que é aquele que acreditam Nele através das palavras dos apóstolos, assim também como os apóstolos a si mesmos, “que possam todos ser um, assim como Tu, Pai, é em mim e eu em Ti; que também eles possam ser um em nós”.



13. Que linguagem pode ser mais clara que esta? O Salvador certamente intencionava fazer compreensível para seus discípulos, e assim falou de modo a que pudessem compreendê-lo; pois declara a Seu Pai, em linguagem, não deve ser facilmente confundida, que Ele deseja que seus discípulos, mesmo todos eles, fossem como Ele mesmo e como o Pai, pois assim como Ele e o Pai eram um também poderiam eles (seus discípulo) ser um com Eles. É o que é dito no 22o. verso e calculado para mais firmemente estabelecer esta crença se é que precisa de alguma coisa para estabelece-la. Ele disse “transcrever...” “João 17:22...”. É o mesmo que dizer que a menos que tenham a glória que o Pai tinha lhe dado eles não poderiam ser um com eles; pois Ele diz que os tinha dado a glória que o Pai tinha lhe dado para que pudessem ser um; ou em outras palavras, para faze-los um.



14. Isto completa a medida de conhecimento neste assunto, e mostra mais que claramente que o Salvador desejou que Seus discípulos compreendessem que era para serem participantes com Ele em todas as coisas, nem mesmo excetuando Sua glória.



15. É raramente necessário que observamos aqui o que temos previamente relatado, que a glória a qual o Pai e o Filho têm existe em razão de serem seres justos e santos; e que se a Eles faltasse um atributo ou perfeição a qual possuem, a glória que gozam jamais poderia ser usufruída por Eles, pois ela requer que Eles sejam precisamente o que são de modo a goza-la; e se o Salvador dá Sua glória a outros, Ele deve faze-lo do mesmo do que foi estabelecido em sua oração a Seu Pai – fazendo-os um consigo assim como Ele e o Pai são um. Em assim faze-lo daria a eles a glória a qual o Pai tem dado a Ele; e quando os seus discípulos são feitos um com o Pai e o Filho, assim como o Pai e o Filho são um, quem não pode ver com propriedade as palavras do salvador, dizendo: “as obras que Eu faço eles farão; e farão maiores obras que estas, pois Eu vou para meu Pai”.



16. Estes ensinamentos do Salvador podem claramente nos mostrar a natureza da salvação, e o que Ele propôs a fazê-lo como a si mesmo, e Ele é como o Pai, o grande protótipo de todos os seres salvos; e para qualquer parte da família humana estar assemelhado às Suas semelhanças é estar salvo; e ser diferente Deles é ser destruído; e nisso fechar a porta da salvação.



17. Quem não pode ver, então, que salvação é o efeito da fé? Pois, como temos previamente observado, todos os seres celestiais obram através deste princípio, e porque são capazes de faze-lo é que eles são salvos, pois nada mais que isso poderia salvá-los. E esta é a lição que o Deus do céu, pela boca de Seus santos profetas, têm estado empenhados em ensinar ao mundo. Por isso foi-nos dito, que “sem fé e impossível agradar a Deus”; e que salvação é da fé, que pode ser por graça para que o fim da promessa possa ser assegurada a toda a semente. Romanos 4:16. E que Israel, que tem seguido após a lei da retidão, não tem obtido a lei da retidão. Por quê? Porque eles não a buscavam através da fé, mas sim pelas obras da lei; pois tropeçaram naquela pedra de tropeço. Romanos 9:32 “... transcreva Marcos 9:23”. Estas com uma multidão de outras escrituras as quais podem ser citadas como fonte para iluminar e trazer luz ao que o Salvador, tanto quanto os antigos santos visualizaram o plano de salvação. Que ele foi um sistema de fé – ele inicia com fé e continua pela fé; e toda benção que e obtida em relação a ele (o plano) é o efeito da fé quer ela pertença a esta vida ou àquela por vir. Disto, todas as revelações de Deus prestam testemunho. Se forem feitos filhos da promessa, eles serão o efeito da fé, nem mesmo o salvador do mundo foi exceção. “Abençoado é aquele que crer”, disse Israel para Maria, quando esta foi visitá-la, ‘pois foi feito de acordo com aquelas coisas as quais foram a ela faladas pelo Senhor”. Lucas 1:45. nem foi o nascimento de João Batista uma matéria de menos fé; pois de modo que seu pai Zacarias pudesse crer ele foi ferido com a mudez. E através de toda a história do esquema de vida e salvação, é uma questão de fé – todo homem recebe de acordo com sua fé – de acordo como foi sua fé, assim foram suas bênçãos e privilégios; e nada foi ocultado dele quando sua fé foi suficiente para recebê-lo. Ele poderia fechar a boca dos leões, diminuir a violência do fogo, escapar do fio da espada, crescer valente na luta, e por crer os exércitos dos estrangeiros; mulheres puderam, pela sua fé, receber seus filhos mortos de volta para a vida; em uma palavra, não existe nada impossível àqueles que tem fé. Todas as coisas estavam sujeitas aos santos anteriores, de acordo como sua fé era. Pela sua fé puderam receber visões Celestes, o ministério de anjos, ter conhecimento dos espíritos dos homens justos que foram feitos perfeitos, da Assembléia Geral e Igreja do Primogênito, cujos nomes estão escritos no céu, de Deus o juiz de todos, de Jesus o Mediador do novo convênio, e se tornar familiar com os três céus (três graus de glória), ver e ouvir coisas que não somente são impronunciáveis, como são ilegais de se pronunciar. Pedro, em visão do poder da fé, em II Pedro 1:2-3, disse aos antigos santos: “... transcrever...”. Em I Pedro 1:3-5, ele diz: “... transcrever...”.



18. Estes dizeres postos juntos mostram a visão dos apóstolos mais claramente, tanto que não admite erros (ou confusão) na mente de qualquer individuo. Ele diz que todas as coisas pertinentes à vida e divindade foram dadas a eles através do conhecimento de Deus e nosso Senhor Jesus Cristo. E se a pergunta for feita, como obtiveram eles o conhecimento de Deus? (Pois a uma grande diferença entre acreditar em Deus e conhece-lo – conhecimento implica mais que fé. E note-se que todas as coisas que pertencem a vida e divindade foram dadas através do conhecimento de Deus) a resposta é dada através da fé eles puderam obter este conhecimento; e, tendo poder através da fé para obter o conhecimento de Deus, eles poderão com eles obter todas as outras coisas as quais pertinem à vida e divindade.



19. Através dos dizeres dos apóstolos, aprendemos que foi através da obtenção de um conhecimento de Deus que os homens tiveram o conhecimento de todas as coisas que pertinem à vida de divindade, e este conhecimento foi o efeito da fé; pois que todas as coisas que dizem respeito à vida e divindade são feito de fé.



20. Disto nós podemos estender tão longe, quanto qualquer circunstância possa requerer, tanto na terra ou no céu, e acharemos o testemunho de todos os homens inspirados, ou mensageiros celestiais, que todas as coisas que pertencem à vida e divindade são efeitos da fé e nada mais; todo conhecimento, sabedoria e prudência da salvação, mas fé. Esta é a razão pela qual os pecadores da Galiléia puderam ensinar o mundo – porque eles buscaram pela fé, e pela fé obtiveram. E esta é a razão pela qual Paulo contava todas as coisas, como corrupção e vaidade – que ele primeiramente chamou seu ganho chamou depois perda; sim, ele contou todas as coisas como perda pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus o Senhor. Filipenses 3:7-10. Porque para obter a fé pela qual ele poderá gozar do conhecimento de Cristo Jesus Senhor, ele teve que sofrer a perda de todas as coisas. Esta é a razão pela qual os antigos santos sabiam mais, e entenderam mais, tanto das coisas celestiais quanto das outras, porque esta informação é o efeito da fé e não é obtida por nenhum outro meio. E esta é a razão que os homens tão cedo quando perdem sua fé, correm às encrencas, contenções, trevas e dificuldades; pois o conhecimento que tende para a vida desaparece com a fé, mas retorna quando a fé retorna; pois quando a fé vem ela traz seus ajudantes com ela – apóstolos, profetas, evangelistas, mestres, dons, sabedoria, conhecimento, milagres, curas, línguas, interpretações de línguas, etc. Tudo isso aparece quando a fé aparece na Terra, e desaparece quando ela desaparece da Terra; pois estes são os efeitos da fé, e sempre tem a seguir, e sempre seguirão. Pois onde há fé, existirá também o conhecimento de Deus, com todas as coisas que a ela pertencem – revelações, visões e sonhos, tanto quanto toda coisa necessária, de modo que os possuidores da fé possam ser aperfeiçoados, e obtém salvação; pois Deus deve comutar, de outro modo a fé permaneceria somente com Ele. E aquele que a possui, através dela, obterá todo o conhecimento necessário, até que ele conhecerá Deus, e o Senhor Jesus Cristo, a quem Ele tem enviado – a quem conhecer é a vida eterna. Amém.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails