Dissertaçõe Sobre A Fé - Segunda Dissertação

~ quinta-feira, 1 de julho de 2010

1. Tendo mostrado na nossa dissertação anterior “a própria fé – o que é”, procederemos mostrando o assunto em discussão.


2. Aqui nós observamos que Deus é o único governador supremo e ser independente em que toda plenitude e perfeição habitam; que é onipotente, onipresente e onisciente, sem princípio de dias e fim da vida; e que nele todo dom e cada princípio habita; e que ele é o Pai de Luzes; nele o princípio da fé habita independentemente, e ele é aquele em quem a fé de todos os outros seres racionais e incontáveis centralizam para obter vida e Salvação.

3. Como o objetivo de apresentar essa parte do assunto em um ponto de luz claro e ilustre, é necessário voltar e mostrar as evidências que a humanidade tem tido, e o alicerce em que essas evidências estão, ou onde, baseadas desde a criação, até a crença na existência de um Deus.

4. Não nos referimos a essas evidências que são manifestadas pelos trabalhos da criação que diariamente contemplamos com nossos olhos naturais. Somos sensíveis ao fato que, depois de uma revelação de Jesus Cristo, o trabalho da criação, em toda sua vasta forma e variedades, claramente mostra seu eterno poder e liderança. Romanos 1:20: “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem, pelas ciosas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;” mas nos referimos a essas evidências que pelos primeiros pensamentos foram sugeridas às mentes dos homens que há um Deus que criou todas as coisas.

5. Não procederemos examinando a situação do homem como sua primeira criação. Moisés, o historiador, nos deu as seguintes considerações no primeiro capítulo do livro de Gênesis, começando no versículo 20 até o versículo 30. (TJS Genesis 1:27-31; Moisés 2:26-29).



Moisés 2:26 - 29

26 E eu, Deus, disse ao meu Unigênito, que estava comigo desde o princípio: Façamos o homem a nossa imagem, segundo nossa semelhança; e assim foi. E eu, Deus, disse: Que eles tenham domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves do ar e sobre o gado e sobre toda a terra e sobre toda coisa rastejante que rasteja sobre a Terra.

27 E eu, Deus, criei o homem a minha própria imagem, na imagem de meu Unigênito criei-o; homem e mulher criei-os.

28 E eu, Deus, abençoei-os e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a Terra; e sujeitai-a e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus e sobre todo ser vivente que se move na Terra.

29 E eu, Deus, disse ao homem: Eis que te dei toda erva que dá semente, que está sobre a face de toda a Terra; e toda árvore em que há fruto que dê semente; para ti servirá de alimento.



6.

7.

8.

9.



10. De novo, Gênesis 2: 15,16,17,19,20 (TJS Genesis 2:18-22, 25-27; Moisés 3:15-17, 19-20)



Moisés 3:15-17, 19 - 20

15 E eu, o Senhor Deus, tomei o homem e coloquei-o no Jardim do Éden para lavrá-lo e guardá-lo.

16 E eu, o Senhor Deus, ordenei ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente,

17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; não obstante, podes escolher segundo tua vontade, porque te é dado; mas lembra-te de que eu o proíbo, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

19 E da terra, eu, o Senhor Deus, formei toda besta do campo e toda ave do ar; e ordenei-lhes que fossem até Adão para ver como ele as chamaria; e elas também eram almas viventes; porque eu, o Senhor Deus, soprei nelas o fôlego da vida e ordenei que o nome que Adão desse a cada criatura vivente, tal seria o seu nome.

20 E Adão deu nome a todo o gado e a todas as aves do ar e a todos os animais do campo; mas, quanto a Adão, não havia uma adjutora própria para ele.



11.

12. Desde o princípio nós aprendemos que a situação do homem na sua primeira criação, o conhecimento com que ele foi dotado, e o estado elevado e exaltado em que ele estava – senhor ou governador de todas as coisas na terra, e ao mesmo tempo desfrutando interação e comunhão com seu Criador, sem um vão de separação entre eles. Prosseguiremos examinando a importância dada a sua queda, e do seu ser sendo dirigido para fora do Jardim do Éden, e a presença do Senhor.

13. Moisés continua: (TSJ Genesis 3:13-19; Moisés 4:14-19)



Moisés 4:14 - 19

14 E ouviram a voz do Senhor Deus quando estavam andando no jardim, na viração do dia; e Adão e sua mulher foram esconder-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.

15 E eu, o Senhor Deus, chamei Adão e disse-lhe: Aonde vais?

16 E ele respondeu: Ouvi tua voz no jardim e tive medo, porque vi que estava nu; e escondi-me.

17 E eu, o Senhor Deus, perguntei a Adão: Quem te disse que estavas nu? Comeste da árvore da qual te ordenei que não comesses, pois, se o fizesses, certamente morrerias?

18 E o homem disse: A mulher que me deste e ordenaste que permanecesse comigo deu-me do fruto da árvore e eu comi.

19 E eu, o Senhor Deus, disse à mulher: O que é isso que fizeste? E a mulher disse: A serpente enganou-me e eu comi.



14.

15.

16. E novamente, o Senhor fala para a mulher, (TJS Genesis 3:22-25; Moisés 4:22-25)



Moisés 4:22 - 25

22 À mulher eu, o Senhor Deus, disse: Multiplicarei grandemente tua dor e tua concepção. Com dor darás à luz filhos e teu desejo será para teu marido; e ele te dominará.

23 E eu, o Senhor Deus, disse a Adão: Por haveres dado ouvidos à voz de tua mulher e teres comido do fruto da árvore de que eu ordenei, dizendo: Não comerás dele, maldita será a terra por tua causa; com dor comerás dela todos os dias de tua vida.

24 Espinhos e cardos também produzirá para ti; e comerás a erva do campo.

25 Pelo suor de teu rosto comerás o pão, até que retornes à terra—pois certamente morrerás—pois dela foste tirado; pois eras pó e ao pó retornarás.



17. (final) – Isto foi seguido imediatamente pelo cumprimento do que dissemos anteriormente – o homem foi dirigido ou levado para fora do Éden.

18. Dois itens importantes são mostrados nas citações acima. Primeiro, depois que o homem foi criado, ele não foi deixado sem inteligência ou entendimento, para vagar na escuridão e passar uma existência em ignorância e dúvida (no grande e importante momento que afetou sua felicidade) como pela verdadeira razão pela qual ele foi criado. Deus conversou com ele face a face. Foi-lhe permitido estar em Sua presença e de Sua boca lhe foi permitido receber instrução. Ele ouviu Sua voz, andou até ele e olhou fixamente para sua glória, enquanto as inteligências expandiam seu entendimento, e o impossibilitavam de nomear a Sua vasta assembléia e a obra de seu Criador.

19. Segundo, nós vimos que, mesmo com a transgressão do homem, ele não foi privado do conhecimento prévio da existência e glória de seu Criador; pois logo ele ouviu sua voz, procurou se esconder de sua presença.

20. Tendo mostrado, então, em primeira instância, que Deus começou a conversar com o homem imediatamente depois que ele “sentiu em suas narinas o suspiro da vida”, e que ele não cessou de se manifestar a ele, até mesmo depois da queda, mostraremos posteriormente, que apesar de ter sido expulso do Jardim do Éden, seu conhecimento da existência de Deus não estava perdido, nem Deus cessou de manifestar sua vontade a ele.

21. Prosseguiremos mostrando a razão da revelação direta que o homem recebeu depois que foi expulso do Éden, e posteriormente a cópia da tradução nova – (TJS Genesis 4:1, 4-8; Moisés 5:1, 4-9)



Moisés 5:1, 4 - 9)

1 E ACONTECEU que, depois que eu, o Senhor Deus, os expulsei, Adão começou a lavrar a terra e a exercer domínio sobre as bestas do campo e a comer o pão com o suor de sua fronte, como eu, o Senhor, lhe ordenara: E Eva, sua mulher, também trabalhava com ele.

4 E Adão e Eva, sua mulher, invocaram o nome do Senhor e eles ouviram a voz do Senhor que vinha do caminho, em direção ao Jardim do Éden, falando-lhes; e eles não o viram, porque estavam excluídos de sua presença.

5 E ele deu-lhes mandamentos de que adorassem ao Senhor seu Deus e oferecessem as primícias de seus rebanhos como oferta ao Senhor. E Adão foi obediente aos mandamentos do Senhor.

6 E após muitos dias, um anjo do Senhor apareceu a Adão, dizendo: Por que ofereces sacrifícios ao Senhor? E Adão respondeu-lhe: Eu não sei, exceto que o Senhor me mandou.

7 E então o anjo falou, dizendo: Isso é à semelhança do sacrifício do Unigênito do Pai que é cheio de graça e verdade.

8 Portanto farás tudo o que fizeres em nome do Filho; e arrepender-te-ás e invocarás a Deus em nome do Filho para todo o sempre.

9 E naquele dia desceu sobre Adão o Espírito Santo, que presta testemunho do Pai e do Filho, dizendo: Eu sou o Unigênito do Pai desde o princípio, agora e para sempre, para que, assim como caíste, sejas redimido e toda a humanidade, sim, tantos quantos o desejarem.



22.

23.

24.

25. Nessa última frase ou versículo, mostra esse fato importante, que apesar de nossos primeiros pais terem sido expulsos do Jardim do Éden e terem até mesmo sido separados da presença de Deus, eles ainda tinham conhecimento de sua existência, e que era suficiente para que eles O chamassem. E posteriormente, após o Plano de Salvação ter sido revelado ao homem, e ele chamar a Deus, o Espírito Santo foi dado, recordando o Pai e o Filho.

26. Moisés também nos dá uma razão, no capítulo 4 de Gênesis, da transgressão de Caim, e da retidão de Abel, e das revelações de Deus a eles. (TJS Genesis 5:6-9, 17-25; Moisés 5:19-23, 32-40). Ele disse, -



Moisés 5: 19 – 23, 32 - 40

19 E com o correr do tempo, aconteceu que Caim levou, do fruto da terra, uma oferta ao Senhor.

20 E Abel, ele também levou as primícias de seus rebanhos e de sua gordura. E atentou o Senhor para Abel e para sua oferta;

21 Mas para Caim e para a sua oferta ele não atentou. Ora, Satanás sabia disso e alegrou-se. E Caim ficou muito irado e decaiu-lhe o semblante.

22 E o Senhor disse a Caim: Por que estás irado e por que te decaiu o semblante?

23 Se bem fizeres, serás aceito. E se bem não fizeres, o pecado jaz a tua porta e Satanás deseja possuir-te; e a menos que dês ouvidos a meus mandamentos, entregar-te-ei, e será feito a ti, segundo seu desejo. E tu reinarás sobre ele.

32 E Caim saiu para o campo e Caim falou com Abel, seu irmão. E aconteceu que, enquanto estavam no campo, Caim levantou-se contra Abel, seu irmão, e matou-o.

33 E Caim gloriou-se no que havia feito, dizendo: Estou livre; certamente os rebanhos de meu irmão cairão em minhas mãos.

34 E o Senhor disse a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele respondeu: Não sei. Sou eu guardador de meu irmão?

35 E o Senhor disse: O que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama a mim desde a terra.

36 E agora serás amaldiçoado desde a Terra, que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão.

37 Quando lavrares a terra, ela não te dará mais sua força. Fugitivo e vagabundo serás na Terra.

38 E Caim disse ao Senhor: Satanás tentou-me por causa dos rebanhos de meu irmão. E também eu estava irado, porque aceitaste a oferta dele e a minha, não; meu castigo é maior do que me é possível suportar.

39 Eis que me expulsaste este dia da face do Senhor e de tua face ficarei escondido; e serei fugitivo e vagabundo na Terra; e acontecerá que aquele que me achar me matará, por causa de minhas iniqüidades; pois essas coisas não se escondem do Senhor.

40 E eu, o Senhor, disse-lhe: Qualquer que te matar, sete vezes sofrerá vingança. E eu, o Senhor, pus um sinal em Caim, para que não o matasse qualquer que o achasse.



27.

28.

29.

30. O objetivo desses capítulos é mostrar à essa classe a maneira como a humanidade fez o primeiro contato com a existência de Deus; que foi pela manifestação de Deus ao homem, e que Deus continuou, depois da transgressão do homem, a se manifestar a ele e sua posteridade; e, não obstante eles terem sido separados da sua presença e não poderem ver Sua face, eles continuaram ouvindo Sua voz,

31. Adão, assim tendo feito acordo com Deus, comunicou o conhecimento que tinha adquirido à sua posteridade; e foi por esse meio que a idéia foi primeiramente sugerida às suas mentes que existia um Deus, que construíra um alicerce para o exercício de sua fé, e através dele poderiam obter um conhecimento de Seu caráter e Sua glória.

32. Não só houve uma manifestação feita a Adão da existência de Deus; mas Moisés nos informou, como já citado, que Deus foi condescendente ao falar com Caim depois de sua grande transgressão de matar seu irmão, e que Caim sabia que era o Senhor falando com ele, e que quando ele estava sendo tirado da presença de seus irmãos, ele carregou consigo o conhecimento da existência de Deus; e, por seu comportamento indubitável, sua posteridade soube que tal Ser existiu.

33. Através disso vemos que toda a família humana antes de sua existência, em todas as diferentes ramificações, tem esse conhecimento disseminado entre ele; a existência de Deus se tornou o princípio da fé no início do mundo. E as evidências que esses homens tinham da existência de Deus, foi o testemunho de seus pais no primeiro exemplo.

34. A razão pela qual temos sido tão específicos nessa parte do assunto é para que essa classe veja que Deus se tornou um instrumento de fé entre os homens depois da queda; e que foi isso que movimentou a fé de multidões a seguirem-no – para buscar conhecimento de seu caráter, perfeições e atributos, até estarem ligados a ele, e não só comungarem com ele e participarem de sua glória, mas serem participantes de seu poder e permanecer em sua presença.

35. Que essa classe marque particularmente, que o testemunho que esses homens tinham da existência de Deus, era o testemunho do homem; que previamente aquela época ninguém da posteridade de Adão tinha obtido uma manifestação de Deus para si próprio, Adão, seu pai comum, tinha testemunhado a eles da existência de Deus, e de seu eterno poder e Liderança.

36. Por exemplo, Abel, antes de receber certeza dos céus que suas ofertas tinham sido aceitáveis a Deus, tinha recebido a importante informação de seu pai que tal Ser existia, que havia criado e sustentado todas as coisas. Não pode haver dúvidas em nossas mentes de que Adão foi o primeiro a comunicar o conhecimento da existência de Deus a sua posteridade; e toda a fé do mundo, desde aquela época até o presente, é certamente dependente no conhecimento primeiramente comunicado a eles por seu progenitor; e foi dado aos dias e gerações em que vivemos, como mostraremos pelas sagradas escrituras.

37. Primeiro, Adão tinha 130 anos quando Sete nasceu. Gênesis 5:3. E foram os dias de Adão, depois de gerou a Sete: 800 anos, tendo então 930 anos quando morreu. Gênesis 5:4,5. Sete tinha 105 quando Enos nasceu (versículo 6); Enos tinha 90 quando Cainã nasceu (versículo 9); Cainã tinha 70 quando Maalalei nasceu (versículo 12); Maalalei tinha 65 quando Jarede nasceu (versículo 15); Jarede tinha 162 quando Enoque nasceu (versículo 18); Enoque tinha 65 quando Metusala nasceu (versículo 21); Metusala tinha 187 quando Lameque nasceu (versículo 25); Lameque tinha 182 quando Noé nasceu (versículo 28).

38. Por essa conta, parece que Lameque, o nono a partir de Adão, e pai de Noé, tinha 56 anos quando Adão morreu; Metusala, 243; Enoque, 308; Jarede, 470; Maalalei, 535; Cainã, 605; Enos, 695; e Sete, 800.

39. Então Lameque que era pai de Noé, Metusala, Enoque, Jarede, Maalalei, Cainã, Enos, Sete, e Adão, todos viveram na mesma época, e apesar de todas as controvérsias, eram todos pregadores da retidão.

40. Posteriormente Moisés no informou que Sete, depois de ter gerado a Enos, viveu 807 anos, tendo 912 anos quando morreu. Gênesis 5:7,8. E Enos viveu 815 anos após ter gerado Cainã, tendo 905 quando morreu (versículos 10,11). E Cainã viveu 840 anos após ter gerado Maalalei, tendo 910 anos quando morreu (versículos 13,14). E Maalalei viveu 830 anos após ter gerado Jarede, tendo 895 anos quando morreu (versículos 16,17). E Jarede viveu 800 anos após ter gerado Enoque, tendo 962 anos quando morreu (versículos 19,20). E Enoque andou com Deus depois que gerou Metusala 300 anos, tendo 365 quando foi transladado (versículos 22,23). E Metusala viveu 782 anos após ter gerado Lameque, tendo 969 anos quando morreu (versículos 26,27). Lameque viveu 595 anos após ter gerado Noé, tendo 777 quando morreu (versículos 30,31).

41. De acordo com esse cálculo, Adão morreu no 930° ano do mundo; Enoque foi transladado no 987° ano; Sete morreu no 1042° ano; Enos no 1140°; Cainã no 1235°; Maalalei no 1290°; Jarede no 1422°; Lameque no 1651°; e Metusala no 1656°, sendo o mesmo ano da enchente.

42. Então Noé tinha 84 anos quando Enos morreu, 176 quando Cainã morreu, 234 quando Maalalei morreu, 366 quando Jarede morreu, 595 quando Lameque morreu, e 600 quando Metusala morreu.

43. Vemos através disso que Enos, Cainã, Maalalei, Jarede, Metusala, Lameque, e Noé, todos viveram na terra ao mesmo tempo; e que Enos, Cainã, Maalalei, Jarede, Metusala, e Lameque, eram todos relacionados com Adão e Noé.

44. Desde o princípio é fácil ver, que não só como o conhecimento de Deus veio ao mundo, mas sob qual princípio ele foi preservado; que da primeira vez que foi comunicado, ficou retido na mente dos homens retos, que não ensinaram somente a sua posteridade, mas ao mundo; então não foi preciso uma nova revelação ao homem, depois da criação de Adão a Noé, para dar-lhes a primeira idéia ou noção da existência de um Deus; e não só um Deus, mas o verdadeiro e Deus vivo.

45. Tendo traçado a cronologia do mundo desde Adão até Noé, agora traçaremos uma cronologia de Noé a Abraão. Noé tinha 502 anos quando Sem nasceu; 98 anos após a enchente, tendo Noé 600 anos de vida. E Moisés nos informou que Noé viveu depois da enchente mais 350 anos, tendo 950 quando morreu. Gênesis 9:28,29.

46. Sem tinha 100 anos quando Arpachade nasceu. Gênesis 11:10. Arpachade tinha 35 anos quando Selá nasceu (11:12): Selá tinha 30 quando Éber nasceu (11:14); Éber tinha 34 quando Pelegue nasceu, e nesses dias a terra foi dividida (11:16); Pelegue tinha 30 quando Reú nasceu 911:18); Réu tinha 32 quando Serugue nasceu (11:20); Serugue tinha 30 quando Naor nasceu (11:22); Naor tinha 29 quando Terá nasceu (11:24); Terá tinha 70 quando Harã e Abraão nasceram (11:26).

47. Há alguma dificuldade na contagem feita por Moisés do nascimento de Abraão. Alguns supõem que Abraão não tinha nascido antes de Terá ter 130 anos de idade. Essa conclusão é extraída de uma variedade de escrituras, que não é nosso propósito apresentar para análise. Também não é assunto de nenhuma importância para nós saber se Abraaão nasceu quando Terá tinha 70 ou 130 anos de idade. Mas para que não existam dúvidas sobre o assunto ante nós, apresentando a seguinte cronologia dataremos a data de nascimento de Abraão como tendo sido quando Terá tinha 130 anos de idade. Nessa cronologia mostra que desde a enchente até o nascimento de Abraão, foram 352 anos.

48. Moisés nos informou que Sem viveu 500 anos após ter gerado Arpachade (11:11); isso acrescentado 100 anos, que foi essa idade quando Arpachade nasceu, ele teria 600 anos quando morreu. Arpachade viveu, depois de gerar Selá, 403 anos (11:13); a esse número acrescentado 35 anos, que era sua idade quando Selá nasceu, ele tinha 438 anos quando morreu. Selá viveu 403 após ter gerado Éber, a esse número acrescentado 30 anos, que era sua idade quando Éber nasceu, ele tinha 433 anos quando morreu. Éber viveu 430 anos após ter gerado Pelegue (11:17); a esse número acrescentado 34 anos, que era sua idade quando Pelegue nasceu, ele tinha 464 anos quando morreu. Pelegue viveu 209 anos após ter gerado Reú (11:19); a esse número acrescentado 30 anos, que era sua idade quando Reú nasceu, Pelegue tinha 239 anos quando morreu. Reú viveu 207 anos após ter gerado Serugue, tinha 32 anos quando Serugue nasceu, tendo 239 anos quando morreu. Serugue viveu 200 anos após ter gerado Naor, a esse número acrescentado 30 anos, que era a idade que ele tinha quando Naor nasceu, Serugue tinha 230 anos quando morreu. Naor viveu 119 anos após ter gerado Terá (11:25); a esse número acrescentado 29 anos, que era sua idade quando Terá nasceu, Naor tinha 148 anos quando morreu. Terá tinha 130 anos quando Abraão nasceu, e é provável que tenha vivido 75 anos após seu nascimento, tendo 205 anos quando morreu.

49. De acordo com essa cronologia, Pelegue morreu no 1996° ano do mundo, Naor no 1997°, e Noé no 2006°. Então Pelegue, naqueles dias em que a terra foi dividida, e Naor, o avô de Abraão, ambos morreram antes de Noé – um tendo 239 anos, e o outro 148; e quem não pode prever que eles devem ter tido uma íntima relação com Noé?

50. Reú morreu no 2026° ano do mundo, Serugue no 2049°, Terá no 2083°, Arpachade no 2096°, Selá em 2126°, Sem em 2158°, Abraão em 2183°, e Éber no 2187°, que foi 4 anos depois da morte de Abraão. E Éber foi o quarto a partir de Noé.

51. Naor, irmão de Abraão, tinha 58 anos quando Noé morreu, Terá 128, Serugue 187, Reú 219, Éber 283, Selá 313, Arpachade 344, e Sem 448.

52. Pode-se perceber por essa genealogia, que Naor, irmão de Abraão, Terá, Naor, Serugue, Reú, Pelegue, Éber, Selá, Arapachade, Sem, e Noé, todos viveram na terra ao mesmo tempo; e que Abraão tinha 18 anos quando Reú morreu, 41 quando Serugue e seu irmão Naor morreram, 75 quando Terá morreu, 88 quando Arpachade morreu, 118 quando Selá morreu, 150 quando Sem morreu, e que Éber morreu 4 anos depois da morte de Abraão. E que Sem, Arpachade, Selá, Éber, Reú, Serugue, Terá, e Naor, o irmão de Abraão, e Abraão, viveram ao mesmo tempo. E que Naor, irmão de Abraão, Terá, Serugue, Reú, Éber, Selá, Arpachade, e Sem, tinham relações com Noé e Abraão.

53. Agora traçamos a cronologia do mundo de acordo com a nossa Bíblia vigente, de Adão a Abraão, e tendo determinado claramente, apesar das controvérsias, que não há dificuldade em preservar o conhecimento de Deus no mundo de criações de Adão, e a manifestação fez sua imediata descendência, como é citado anteriormente nessa lição, para que os alunos nessa classe não tenham nenhuma dúvida em suas mentes nesse assunto, para que eles vejam facilmente que é impossível ser de outro jeito, mas que o conhecimento da existência de Deus tem passado de pai a filho, como uma tradição; pois não podemos supor que um conhecimento desse importante fato existiu na mente qualquer indivíduo anteriormente mencionado, sem que esse fato tenha sido conhecido de sua posteridade.

54. Mostramos agora como o primeiro pensamento existiu na mente de qualquer indivíduo que havia um Ser como Deus, que havia criado e sustentando todas as coisas: que foi por razão da manifestação que ele primeiramente fez a nosso pai Adão, quando ele permaneceu em sua presença, e conversou com ele face a face, na época da criação.

55. Deixe-nos observar, que depois de qualquer porção da família humana saber do importante fato que há um Deus, que criou todas as coisas, a extensão de seu conhecimento, respeitando seu caráter e glória, dependem de sua diligência e fé em procurá-lo, até, como Enoque, o irmão de Jarede, e Moisés, e obterão fé em Deus, e poder para o contemplarem face a face.

56. Esclarecemos claramente agora como é e como foi, que Deus se tornou a razão de fé dos seres racionais; e também, sobre qual alicerce o testemunho foi fundamentado nas perguntas e diligentes buscas dos santos ansiosos que procuravam e obtinham conhecimento da glória de Deus; e nós vimos que testemunho humano, e somente esse testemunho humano, que estimulou essa pergunta, em primeira instância, em suas mentes. Foi a crença depositada no testemunho de seus pais, esse mesmo testemunho tendo chegado a suas mentes para questionar sobre o conhecimento de Deus; a pergunta frequentemente inquirida, de fato sempre respondida quando procurada corretamente, é a mais gloriosa revelação e certeza eterna.



PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE OS PRINCÍPIOS ANTERIORES





Há um ser que tem fé em si mesmo, independentemente?

Há.



Quem é esse ser?

É Deus.



Como provar que Deus tem fé em si mesmo independentemente?

Porque ele é onipotente, onipresente e onisciente; sem princípio de dias nem fim da vida, e nele toda plenitude habita. Efésios 1:23/Colossenses 1:19 Dissertação 2:2.



Ele é aquele em quem a fé de todos os outros seres racionais e incontáveis serem centralizam, para obter vida e salvação?

Ele é.



Como provar isso?

Isaias 45:22/Romanos 11:34-36/Isaías 40:9-18/Jeremias 51:15,16/ I Coríntios 8:6/Dissertação 2:2



Como os homens chegaram ao conhecimento da existência de um Deus, tanto como ter fé nele?

Com o propósito de responder essa pergunta, será necessário voltar e examinar o homem em sua criação; em circunstâncias em que ele foi colocado, e o conhecimento que ele tinha de Deus. Dissertação 2: 3-11. Primeiro, quando o homem foi criado ele esteve na presença de Deus. Gênesis 1:27,28. Com isso, aprendemos que o homem, em sua criação, permaneceu na presença de Deus, e teve o mais perfeito conhecimento de Sua existência. Segundo, Deus conversou com ele depois de sua transgressão. Gênesis 3:8-22. Dissertação 2: 13-17. A partir disso aprendemos que, apesar da transgressão do homem, ele não foi privado do prévio conhecimento que ele tinha da existência de Deus. Dissertação 2:19. Terceiro, Deus conversou com o homem depois que ele foi expulso do jardim. Dissertação 2:22-25. Quarto, Deus também conversou com Caim depois que ele matou Abel. Gênesis 4:4-6. Dissertação 2:26-29.



Qual é o objetivo da citação anterior?

É que pode ser visto claramente como foram os primeiros pensamentos que sugeriram às mentes dos homens a existência de Deus, e como esse conhecimento foi espalhado extensivamente entre os descendentes imediatos de Adão. Dissertação 2:30-33.



Que testemunho tiveram os descendentes imediatos de Adão, em prova da existência de Deus?

O testemunho de seu pai. E depois que tiveram conhecimento de sua existência, pelo testemunho de seu pai, eles ficaram dependentes do exercício de sua própria fé, pelo conhecimento de seu caráter, perfeição, e atributos. Dissertação 2:23-26



Houve alguma outra pessoa, além de Adão, que teve conhecimento da existência de Deus, no princípio dos tempos, por outro meio além do testemunho humano?

Não houve. Do início até o tempo em que eles poderiam obter conhecimento por si mesmos, o fato mais importante tinha sido passado a eles por seu pai comum; e de pai a filho o conhecimento foi passado como o conhecimento extensivo da sua existência como conhecida; e foi por esse meio, no princípio de tudo, que os homens tinham o conhecimento de sua existência. Dissertação 2:35,36.



Como se sabe que o conhecimento da existência de Deus foi transmitido dessa maneira, através dos diferentes épocas do mundo?

Pela cronologia obtida por meio das revelações de Deus.



Como pode ser dividida a cronologia a fim de transformá-la para que tenha um entendimento claro?

Em duas partes – Primeira, contemplando o período do mundo de Adão a Noé; e segundo, de Noé a Abraão; para cada período o conhecimento da existência de Deus tem sido total.



Quantos homens notáveis viveram desde Adão até Noé?

Nove; em que se inclui Abel, que foi morto por seu irmão.



Quais são seus nomes?

Abel, Sete, Enos, Cainã, Maalalei, Jarede, Enoque, Metusala e Lameque.



Que idade tinha Adão quando Sete nasceu?

Centro e trinta anos. Gênesis 5:3



Quantos anos Adão viveu após o nascimento de Sete?

Oitocentos anos. Gênesis 5:4



Quantos anos tinha Adão quando morreu?

Novecentos e trinta anos. Gênesis 5:5



Quantos anos tinha Sete quando Enos nasceu?

Cento e cinco anos. Gênesis 5:6



Quantos anos tinha Enos quando Cainã nasceu?

Noventa anos. Gênesis 5:9



Quantos anos tinha Cainã quando Maalalei nasceu?

Setenta anos. Gênesis 5:12



Quantos anos tinha Maalalei quando Jarede nasceu?

Sessenta e cinco anos. Gênesis 5:15



Quantos anos tinha Jarede quando Enoque nasceu?

Cento de sessenta e dois. Gênesis 5:18



Quantos anos tinha Enoque quando Metusala nasceu?

Sessenta e cinco anos. Gênesis 5:21



Quantos anos tinha Metusala quando Lameque nasceu?

Cento e oitenta e sete anos. Gênesis 5:25



Quantos anos tinha Lameque quando Noé nasceu?

Cento e oitenta e dois anos. Gênesis 5:28. Para essa cronologia, veja Dissertação 2:37



Quantos anos, de acordo com essa cronologia, foram desde Adão até Noé?

Mil e cinqüenta e seis anos.



Quantos anos tinha Lameque quando Adão morreu?

Lameque, o nono a partir de Adão (incluindo Abel), e pai de Noé, tinha cinqüenta e seis anos quando Adão morreu.



Quantos anos tinha Metusala?

Duzentos e quarenta e três anos.



Quantos anos tinha Enoque?

Trezentos e oito anos.



Quantos anos tinha Jarede?

Quatrocentos e setenta anos.



Quantos anos tinha Maalalei?

Quinhentos e trinta e cinco anos.



Quantos anos tinha Cainã?

Seiscentos e cinco anos.



Quantos anos tinha Enos?

Seiscentos e noventa e cinco anos.



Quantos anos tinha Sete?

Oitocentos anos. Para esse item da cronologia, veja Dissertação 2:38.



Quantos desses homens notáveis foram contemporâneos com Adão?

Nove.



Quais os seus nomes?

Abel, Sete, Enos, Cainã, Maalalei, Jarede, Enoque, Metusala e Lameque. Dissertação 2:39.



Quanto tempo Sete viveu após o nascimento de Enos?

Oitocentos e sete anos. Gênesis 5: 7



Qual a idade de Sete quando morreu?

Novecentos e vinte anos. Gênesis 5:8



Quanto tempo Enos viveu após o nascimento de Cainã?

Oitocentos e quinze anos. Gênesis 5:10.



Quantos anos tinha Enos quando morreu?

Novecentos e cinco anos. Gênesis 5:11.



Quanto tempo Cainã viveu após o nascimento de Maalalei?

Oitocentos e quarenta anos. Gênesis 5:13.



Quantos anos tinha Cainã quando morreu?

Novecentos e dez anos. Gênesis 5:14.



Quantos anos Maalalei viveu após o nascimento de Jarede?

Oitocentos de trinta anos. Gênesis 5:16.



Quantos anos tinha Maalalei quando morreu?

Oitocentos e noventa e cinco anos. Gênesis 5:17.



Quantos anos Jarede viveu após o nascimento de Enoque?

Oitocentos anos. Gênesis 5:19



Quantos anos tinha Jarede quando morreu?

Novecentos e sessenta e dois. Gênesis 5:20.



Quantos anos depois que Metusala ter nascido, Enoque falou com Deus?

Trezentos anos. Gênesis 5:22.



Quantos anos tinha Enoque quando foi transladado?

Trezentos e sessenta e cinco anos. Gênesis 5:23 (Doutrina e Convênios 107:49).



Quantos anos viveu Metusala depois que Lameque nasceu?

Setecentos e oitenta e dois anos. Gênesis 5:26.



Quantos anos tinha Metusala quando morreu?

Novecentos e sessenta e nove anos. Gênesis 5:27.



Quantos anos viveu Lameque após o nascimento de Noé?

Quinhentos e noventa e cinco anos. Gênesis 5:30



Qual a idade de Lameque quando morreu?

Setecentos e setenta e sete anos. Gênesis 5:31. Para a cronologia do último item, veja Dissertação 2:40.



Em que ano Adão morreu? 930.



Em que ano Enoque foi transladado? 987.



Em que ano Sete morreu? 1042.



Em que ano Enos morreu? 1140.



Em que ano Cainã morreu? 1235.



Em que ano Maalalei morreu? 1290.



Em que ano Jarede morreu? 1422.



Em que ano Lameque morreu? 1651.



Em que ano Metusala morreu? 1656. Para essa cronologia ver Dissertação 2:41.



Qual a idade de Noé quando morreu? 84 anos.



Qual a idade de Cainã quando morreu? 179 anos.



Qual a idade de Maalalei quando morreu? 234 anos.



Qual a idade de Jarede quando morreu? 366 anos.



Qual a idade de Lameque quando morreu? 595 anos.



Qual a idade de Metusala quando morreu? 600 anos. Veja Dissertação 2:42 para esse dado.



Quantos desses homens viveram na época de Noé? Seis.



Quais os seus nomes? Abel, Sete, Enos, Cainã, Maalalei, Jarede, Enoque, Metusala e Lameque.



Quantos desses homens foram contemporâneos de Adão e Noé? Seis.



Quais os seus nomes? Abel, Sete, Enos, Cainã, Maalalei, Jarede, Enoque, Metusala e Lameque.



De acordo com a cronologia anteriormente dada como o conhecimento da existência de Deus apareceu nas mentes dos homens?

Pela manifestação dada a nosso pai Adão, quando estava na presença de Deus, antes de enquanto estava no Éden. Dissertação 2:44.



Como foi disseminado aos habitantes do mundo o conhecimento da existência de Deus? Pela tradição de pai a filho. Dissertação 2:44.



Qual a idade de Noé quando Sem nasceu? 502 anos. Gênesis 5:32.



Quantos anos foram desde o nascimento de Sem até a enchente? 98 anos.



Quantos anos Noé viveu após a enchente? 350 anos. Gênesis 9:28.



Qual a idade de Noé quando morreu? 950 anos. Gênesis 9:29.



Qual a idade de Sem quando Arpachade nasceu? 100 anos. Gênesis 11:10.



Qual a idade de Arpachade quando Selá nasceu? 35 anos. Gênesis 11:12.



Qual a idade de Selá quando Éber nasceu? 30 anos. Gênesis 11:16.



Qual a idade de Éber quando Pelegue nasceu? 34 anos. Gênesis 11:14.



Qual a idade de Pelegue quando Reú nasceu? 30 anos. Gênesis 11:18.



Qual a idade de Reú quando Serugue nasceu? 32 anos. Gênesis 11:20.



Qual a idade de Serugue quando Naor nasceu? 30 anos. Gênesis 11:22.



Qual a idade de Naor quando Terá nasceu? 39 anos. Gênesis 11:24.



Qual a idade de Terá quando Naor (o pai de Abraão) nasceu? 70 anos. Gênesis 11:26.



Qual a idade de Terá quando Abraão nasceu? Alguns supõem 130 anos, e outros 70 anos. Gênesis 11:26.



Quantos anos se passaram da enchente até o nascimento de Abraão?

Supondo que Abraão nasceu quando Terá tinha 130 anos, se passaram 352 anos: mas se ele nasceu quando Terá tinha 70 anos, se passaram 292 anos. Dissertação 2:47.



Quanto tempo Sem viveu após o nascimento de Arpachade? 500 anos. Gênesis 11:11.



Qual a idade de Sem quando morreu? 600 anos. Gênesis 11:11.



Quantos anos Arpachade viveu após o nascimento de Selá? 403 anos. Gênesis 11:13.



Qual a idade de Arpachade quando morreu? 433 anos.



Quantos anos Éber viveu após o nascimento de Pelegue? 403 anos.



Qual a idade de Selá quando morreu? 433 anos.



Quantos anos Éber viveu após o nascimento de Pelegue? 430 anos. Gênesis 11:17.



Qual a idade de Éber quando morreu? 464 anos.



Quantos anos Pelegue viveu após o nascimento de Reú? 209 anos. Gênesis 11:19.



Quantos anos tinha Pelegue quando morreu? 239 anos.



Quantos anos Reú viveu após o nascimento de Serugue? 207 anos. Gênesis 11:21.



Qual a idade de Reú quando morreu? 239 anos.



Quantos anos Serugue viveu após o nascimento de Naor? 200 anos. Gênesis 11:23.



Qual a idade de Serugue quando morreu? 230 anos.



Quantos anos Naor viveu após o nascimento de Terá? 119 anos.



Quantos anos Terá viveu após o nascimento de Abraão?

Supondo que Terá tinha 130 anos quanto Abraão nasceu, ele viveu 70 anos; mas se Abraão nasceu quando Terá tinha 75 anos, ele viveu 135 anos.



Qual a idade de Terá quando morreu? 205 anos. Gênesis 11:32. Para essa conta, desde o nascimento de Arpachade até a morte de Terá, veja Dissertação 2:48.



Em que ano Pelegue morreu?

De acordo com essa cronologia, ele morreu em 1996.



Em que ano Naor morreu? 1997.



Em que ano Noé morreu? 2006.



Em que ano Reú morreu? 2026.



Em que ano Serugue morreu? 2049.



Em que ano Terá morreu? 2083.



Em que ano Arpachade morreu? 2096.



Em que ano Selá morreu? 2126.



Em que ano Abraão morreu? 2183.



Em que ano Éber morreu?

2187. Para essa contagem dos anos do mundo em que cada homem morreu, veja Dissertação 2:49,50.



Quantos anos tinha Naor (irmão de Abraão) quando Noé morreu? 58 anos.



Quantos anos tinha Terá? 128 anos.



Quantos anos tinha Serugue? 187 anos.



Quantos anos tinha Reú? 119 anos.



Quantos anos tinha Éber? 283 anos.



Quantos anos tinha Selá? 313 anos.



Quantos anos tinha Arpachade? 348 anos.



Quantos anos tinha Sem? 448 anos.



Para essa última cronologia veja Dissertação 2:51.



Quantos anos tinha Abraão quando Reú morreu?

18 anos, se ele nasceu quando Terá tinha 130 anos.



Qual sua idade quando Serugue e Naor (irmão de Abraão) morreram? 41 anos.



Qual sua idade quando Terá morreu? 75 anos.



Qual sua idade quando Arpachade morreu? 88 anos.



Qual sua idade quando Selá morreu? 118 anos.



Qual sua idade quando Sem morreu? 115 anos.



Quantas notáveis personalidades viveram de Noé a Abraão? 10.



Quais os seus nomes?

Sem, Arpachade, Selá, Éber, Pelegue, Reú, Serugue, Naor, Terá e Naor (irmão de Abraão). Dissertação 2:52.



Quantos desses foram contemporâneos a Noé? Todos.



Quantos com Abraão? 8.



Quais seus nomes?

Naor (irmão de Abraão), Terá, Serugue, Reú, Éber, Selá, Arpachade e Sem. Dissertação 2:52.



Quantos foram contemporâneos a Noé e Abraão? 8.



Quais seus nomes?

Sem, Arpachade, Selá, Éber, Reú, Serugue, Terá e Naor (irmão de Abraão). Dissertação 2:52.



Algum desses homens morreu antes de Noé? Sim.



Quais deles? Pelegue, em cujos dias a terra foi dividida e Naor (avô de Abraão). Dissertação 2:49.



Algum entre eles viveu mais que Abraão? Houve um. Dissertação 2:50.



Quem foi ele? Éber, o quarto a partir de Noé. Dissertação 2:50.



Nos dias de quem a terra foi dividida? Nos dias de Pelegue.

Onde encontramos a cronologia dada de que a terra foi dividida nos dias de Pelegue? Gênesis 10:25.



Você consegue repetir a frase? “E a Éber nasceram dois filhos: o nome dum foi Pelegue, portanto em seus dias se repartiu a terra.”



Que testemunhos os homens tem, no princípio, que havia um Deus?

Testemunho dos homens, e somente testemunhos dos homens. Dissertação 2:56.



O que impulsionou os antigos santos a procurarem diligentemente a glória de Deus, suas perfeições e atributos?

A credibilidade que deram ao testemunho de seus pais. Dissertação 2:56.



Como o homem obtém o conhecimento da existência de Deus, suas perfeições e atributos?

Se devotando ao serviço, através de oração e súplicas incessantes aumentando sua fé nele, até, como Enoque, o irmão de Jarede, e Moisés, obter um manifestação de Deus por si mesmos. Dissertação 2:55.



O conhecimento da existência de Deus é meramente tradição, fundamenta somente no testemunho dos homens, até que os homens obtiveram manifestações de Deus por eles mesmos? Sim.



Como se prova isso? Por toda a primeira e segunda dissertações.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails