Dissertações Sobre a Fé

~ quinta-feira, 1 de julho de 2010

As Dissertações de Fé são 9 artigos escritos pelo profeta Joseph Smith, precursor da fé mórmon, quando estava preso devido a forte perseguição que sofria pelo governo dos Estados Unidos, antes de 1844. Inicialmente foram incluídas no livro de Doutrinas e Convênios da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Elas faziam parte das Seções 133, 134, 135, 136 e 137, mas foram posteriormente substituídas por outras revelações modernas. A então Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos não consideraram estas Seções como revelação inspirada por Deus ao profeta, mas sim dissertações ao Joseph Smith teólogo.




Estas dissertações aprofundavam bastante o conceito da fé, seus níveis e a fé perfeita. Se baseando no capítulo 32 do profeta Alma, no Livro de Mórmon, a fé pode começar em um desejo de crer e chegar até a conquista da vida eterna. Para Joseph, a fé é o princípio do poder e Deus, que é o ser portador do poder absoluto, pois tem a fé perfeita. Como Joseph Smith garantia haver conhecido a Deus e a Jesus Cristo pessoalmente, dizia ser o chamado e eleição o máximo de poder que um homem pode adquirir nesta vida. Este chamado e eleição são uma experiência real de receber a visita de Jesus Cristo em pessoa, que de acordo com o Novo Testamento é o segundo consolador, e ser levado por ele a visitar todas as suas criações e mundos. Neste arrebatamento pelo Espírito Santo, o eleito é convidado e incentivado a seguir leal e fiel aos convênios sagrados para merecer sua exaltação no Reino Celestial. O primeiro consolador é o Espirito Santo e o segundo é o próprio Salvador Jesus Cristo, que vem para alentar aos que perseverarem na fé ao transpor grandes cargas e tribulações. Segundo a fé mórmon, este é o caso do profeta, que viveu toda esta provação e nunca desistiu de afirmar o que pregava.



Hoje estas dissertações foram mantidas por alguns professores de Religião da Igreja e compiladas em um curso de 15 aulas, onde são discutidas tais dissertações e comparada sua filosofia e base doutrinária com as Escrituras. Este curso é encontrado em alguns dos Institutos de Religião da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Wikipédia

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails