Dissertações Sobre a Fé - Primeira Dissertação

~ quinta-feira, 1 de julho de 2010


1. Sendo a fé o primeiro princípio na religião revelada, e o fundamento de toda a retidão, necessariamente reivindica o primeiro lugar em um curso de dissertações que são designadas para desdobrar o entendimento da doutrina de Jesus Cristo.




2. Apresentando o tema da fé, observaremos a seguinte ordem –



3. Primeiro, a própria fé – o que é.



4. Segundo, o objeto sobre o qual repousa. E,



5. Terceiro, os efeitos que decorrem dela.



6. De acordo com essa ordem nós temos que primeiro mostrar o que é a fé.



7. O autor da epístola de Hebreus, no capítulo onze da epístola, versículo primeiro, nos dá a seguinte definição da palavra fé:



8. “Ora, a fé é o firme fundamento (certeza) das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”.



9. Disso nós aprendemos que fé é a certeza que o homem tem da existência das coisas que eles não vêem, e o princípio de ação em todos os seres inteligentes.



10. Se os homens devidamente considerarem a si mesmos, e voltarem seus pensamentos e reflexões para as operações de suas próprias mentes, eles irão prontamente descobrir que é a fé, e somente a fé, que é a causa que move todas as suas ações; que sem ela tanto a mente quanto o corpo estariam em um estado de inatividade, e todos seus esforços cessariam, tanto física quanto mentalmente.



11. Fosse esta classe voltar e refletir sobre a história de suas vidas, do período de sua primeira recordação, e perguntar a si mesmos que princípio os levou à ação, ou qual lhes deu energia e atividade em todas as suas distrações lícitas, chamados e passatempos, qual seria a resposta? Não seria que foi a confiança que eles tinham da existência de coisas que eles ainda não tinham visto? Não foi a esperança que eles tinham, em conseqüência de suas crenças na existência de coisas invisíveis, que estimulou vocês à ação e esforço a fim de obtê-las? Vocês não são dependentes de sua fé, ou crença, para a aquisição de todo conhecimento, sabedoria, e inteligência? Vocês se esforçariam para obter sabedoria e inteligência a menos que você realmente acreditasse que você as obteriam? Você semearia, se não acreditassem que você colheria? Você ainda plantaria, se não acreditasse que você colheria? Você teria perguntado, a menos que tivesse acreditado que você receberia? Você teria procurado, a menos que tivesse acreditado que você teria achado? Ou, você teria batido, a menos que acreditasse que seria aberto para você? Em uma palavra, há alguma coisa que você teria feito, física ou mentalmente, se você não tivesse primeiramente acreditado? Não são todos os seus esforços de todos os tipos, dependendentes de sua fé? Ou, poderíamos nós perguntar, o que você tem, ou o que você possui, o que você não obteve pela razão ou pela fé? Sua comida, sua habitação, seus alojamentos, não são eles todos pela razão de sua fé? Reflita, e pergunte a si mesmo se estas coisas não são assim. Volte seus pensamentos para suas próprias mentes, e veja se a fé não é a causa que move toda a ação em vocês mesmos; e, se é a causa que move você, não é em todos os outros seres inteligentes?



12. E como a fé é a causa motivadora de toda ação em preocupações temporais, assim é no espiritual; o Salvador tem dito, e é verdadeiro, que “Aquele que acredita e é batizado, será salvo” Marcos 16:16.



13. Como nós recebemos pela fé todas as bênçãos temporais que nós recebemos, então da mesma maneira recebemos pela fé todas as bênçãos espirituais que recebemos. Mas fé não é somente o princípio da ação, mas também de poder, em todos os seres inteligentes, assim no céu ou na terra. Assim diz o autor da epístola de Hebreus 11:3:



14. “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”.

15. Por isto não entendemos que o princípio de poder que existe no peito de Deus, através dos quais os mundos foram estruturados, foi fé; e isto é pela razão deste princípio de poder existente na Deidade, que todas as coisas criadas existem; assim que todas as coisas no céu, sobre a terra, ou abaixo da terra existem pela razão da fé como existiu Nele.



16. Não tivesse sido pelo princípio da fé os mundos nunca teriam sido criados nem os homens formados do pó. È o princípio pelo qual Jeová trabalha, e através do qual ele exerce poder sobre tudo que é temporal bem como sobre as coisas eternas. Tire esse princípio ou atributo – pois é um atributo – da Deidade, e ele deixaria de existir.



17. Quem não pode ver, que se Deus formou os mundos pela fé, que é pela fé que ele exerce poder sobre eles, e que fé é um princípio de poder? E se o princípio de poder, deve ser também no homem assim como na Deidade? Este é o testemunho de todos os sagrados escritores, e a lição que eles tentado ensinar ao homem.



18. O Salvado disse (Mateus 17:19,20), explicando a razão pela qual os discípulos não puderam lançar fora o diabo, que foi por causa de sua descrença – “E Jesus lhes disse (…) se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte; passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”.



19. Moroni, enquanto resumia e compilava os registros de seus pais, nos deu o seguinte registro de fé como princípio de poder. Ele disse (Eter 12:13) que foi a fé de Alma e Amuleque que causou a queda dos muros da prisão, como registrado (Alma 14:23-29); foi a fé de Néfi e Leí que causou a mudança no coração dos lamanitas, quando eles foram envolvidos com o Espírito Santo e com fogo, como visto (Helaman 5:37-50); e que foi pela fé que a montanha de Zerin foi removida quando o irmão de Jarede falou em nome do Senhor (Eter 12:30).



20. Em adição a isto foi dito em Hebreus 11:32-35, que Gidão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi e Samuel, e os profetas, através da fé subjugaram reinos, praticaram a retidão, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, apagaram a violência do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos, e as mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos.



21. Também Josué, aos olhos de toda Israel, deteve o sol e a lua (Josué 10:12-13).



22. Nós aqui entendemos, que os sagrados escritos dizem que todas estas coisas foram feitas pela fé. Foi pela fé que os mundos foram criados. Deus falou, o caos ouviu, e mundos vieram a ordem pela razão da fé que estava Nele. Então, com o homem também; ele falou pela fé no nome de Deus, e o sol ficou parado, a lua obedeceu, montanhas foram removidas, prisões ruíram, bocas de leões foram fechadas, o coração humano perdeu a sua inimizade, fogo a sua violência, exércitos seu poder, a espada o terror, e a morte o domínio; e tudo isso por causa da fé que estava nele.



23. Se não fosse pela fé que estava no homem, eles poderiam ter falado para o sol, a lua, as montanhas, prisões, o coração humano, fogo, exércitos, a espada, ou para a morte em vão!



24. Fé, então, é o primeiro grande princípio governante que tem poder, domínio, e autoridade sobre todas as coisas; por ela eles existem, por ela eles são sustentados, por ela são mudados, ou por ela eles permanecem, de acordo com a vontade de Deus. Sem ela não há poder, e sem poder não teria havido criação nem existência!

9 Comentários:

Anônimo disse...

Caro Irmão,gostaria de primeiro lhe parabenizá-lo por esta iniciativa. Como Santos dos ùltimos Dias precisamos de divulgar mais as precisosa verdades do Evangelho usando a internet.
Há muito tempo eu estava atrás destes textos "Dissertações sobre a Fé. É um texto que eu gostaria muito de estudar com calma.
Gostaria de saber se fosse possível você me enviar uma cópia dele, seja .doc ou pdf no meu e-mail.
Desde já agradeço!!!

Peri disse...

Irmão, me diz qual é o seu e-mail. Obrigado pelo apoio! Abraços

Anônimo disse...

Que mancda a minha. Não te deixei o e-mail. Pensei que você tivesse bola de cristal.(rsrsr)Brincadeiras a parte.!
Vou te passar meus dois e-mails, você pode me enviar em qualquer um dos dois.
dwander79@yahoo.com.br ou dienes@realmax.com.br.

Qualquer material que você tiver, estes que você posta no blog ou outros que você tenha, que seja em português, por que meu inglês é muito ruim você pode me mandar. Ficaria muito granto.

Acho que como Santos dos Últimos Dias precisamos usar melhor a internet para divulgar as verdades do Evangelho.

Sem mais muito Obrigado.

Dienis Wander

Anônimo disse...

por que no se pode copiar?

Anônimo disse...

Ola irmão poderia tbem me passar uma cópia do arquivo do livro Dissertações da fé em pdf ou coisa assim.
meu email é lca5d@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola irmão gostaria de ter o material dissertações sobre fé para poder estudar mais profundamente, se for possivel me envie por email esse material e qualquer outro que voce tenha
Obrigado
cliobaz@itelefonica.com.br

Anônimo disse...

Já que a escritura diz: Pedi e recebereis; batei e ser-vo-á aberto (DeC 4:7), vou seguir meus antecessores pedindo que me enviem estas dissertaçoes sobre fé e outros artigos que desejarem.
Agradeço a gentileza.
André Mattos
email: casmattos@hotmail.com

Unknown disse...

Eu tambem quero!!! Obrigado Irmão!

ag_diniz@yahoo.com.br ou adestradorprofissional@ig.com.br

meu blog é

http://aguinaldo-diniz.blogspot.com.br/

Sou Adestrador de Cães! Sou SUD.

Anônimo disse...

Enviar para o e-mail aps.guimaraes 2013@hotmail.com

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails