Lenda Urbana Mórmon: Caim

~ terça-feira, 27 de julho de 2010
 
O lugar onde começa as lendas urbanas é, sem duvida, entre os missionários. Quem já não ouviu uma história de que duas sisteres foram ensinar um homem perigoso e ele não fez nada porque viu um anjo protejendo elas (ou elderes sendo protegidos pelos três nefitas)? Quem nunca ouviu que um Apóstolo viu os três nefitas numa conferencia geral? É possivel porque acreditamos em visita e proteção de anjos e dos ministração dos três Nefitas, mas da forma como estas histórias são contadas estão mais para lenda do que fato real. Já ouvi que a banda Calypso já ouviu as palestras, pode até ter acontecido, mas bater porta na casa de um artista famoso e ainda arrumarem tempo para os missionários é dificil pra mim acreditar. As vezes, na ânsia de encontrar um famoso mórmon já fiquei sabendo vários famosos que ouviram as palestras. É entre os missionários que começam os folclores e os especuladores disseminam.


Mas de todas a lendas a maior é a de que Caim é o Pé Grande (lobisomem, homem das neves, etc). E que ele vaga sobre a face da terra.


Nenhuma escritura diz se ele vive ainda nos dias de hoje. Esta escritura "Pois, desde os dias de Caim" (Moises 5:51) sugere que viveu apenas nos seus dias. O Senhor não transformaria um homem em um monstro. Isso é contra a escritura de que o homem é a "semelhança de Deus". Caim foi amaldiçoado, mas teve uma vida normal, casou (acho que uma mulher não ia querer casar com um macaco), teve filhos e foi patriarca de uma sociedade. E ainda edificou uma cidade. Esta maldição foi um sinal ou marca e não transformação.


Por que Caim é associado ao Pé Grande?


Simplesmente por causa de dois parágrafos interessantes do livro "O Milagre do Perdão":


"Concernente ao deplorável personagem que é Caim, temos uma interessante história extraída do livro de Lycurgus A. Wilson sobre a vida de David W. Patten. Desse livro cito um extrato de uma carta escrita por Abraham O. Smoot contando suas recordações do relato de David Patten ao encontrar-se com uma pessoa invulgar e que se apresentou como sendo Caim.


Estava cavalgando em minha mula quando de repente notei um personagem bastante estranho caminhando ao meu lado. ... Eu estava sentado na sela, e ele tinha a cabeça na altura de meus ombros. Ele não usava roupa nenhuma, mas era todo coberto de pelos. Tinha a pele bem escura. Perguntei-lhe onde morava e ele respondeu-me que não tinha lar, que vagava por toda a terra, que viajava para cá e para lá. Disse que era uma criatura miserável, que enquanto estava na mortalidade fez todo o possivel para morrer, mas não conseguiu, e que sua missao era destruir as almas dos homens. Ao ouvir essas coisas, eu o repreendi em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo poder do Santo Sacerdócio,e ordenei-lhe que fosse embora, e imediatamente sumiu do alcance de meus olhos. ... (Lycurgos A. Wilson, Life of David W. Patten, Salt Lake City: Deseret News, 1900, p. 50)"


Este foi escrito pelo Presidente Spencer W. Kimball. É literatura oficial da Igreja (considerado assim quando tem a logo da Igreja no livro. No livro "Doutrinas de Salvação", por exemplo, não tem a logo da Igreja). É vendido livremente e em algumas missões os missionários podem estudar este livro.


A pergunta que fica no ar é a seguinte: por que o Presidente Kimball incluiu isto no livro dele?


Quem sou eu para dizer o que um ungido do Senhor deve fazer! Mas deve haver um propósito deste trecho, que sinceramente eu não sei. Mas vamos considerar algumas coisas:


  • Este personagem, segundo o Presidente Kimball e não Abraham O. Smoot, é Caim;
  • É alto, mais de dois metros;
  • Parece ter forma humana;
  • Não usa roupa;
  • É todo coberto de pelos;
  • Tem a pele bem escura;
  • Não tem lar. Vaga sobre a Terra;
  • Não conseguiu morrer, portanto é imortal ou, o mais coerente, não é permitido morrer até a Segunda Vinda;
  • Sua missão é destruir as almas dos homens.
  • Se for Caim, então como sobreviveu ao dilúvio? A explicação mais plausivel é que o dilúvio não tenha sido em toda a terra. E, por isso, Caim sobreviveu assim como outros animais. Ou ficou no mar mesmo já que não podia morrer?
  • Como um pessoa assim se casaria e teria filhos?
  • Os seus filhos herdaram os pelos no corpo?


Queria realmente entender o porquê este trecho foi colocado ai. Nos últimos anos a Igreja tem se preocupado demais com a sua imagem. Assuntos como poligamia e a Maçonaria foram quase que retiradas do dominio público. Por que então falar de Caim num livro aprovado pela Igreja?


A confusão começa porque esta descrição de Caim é  mesma que fazem do Pé Grande, segundo as testemunhas que dizem tê-lo visto.


Quem é o Pé Grande?


Duas noticias que vi no G1.com sobre o Pé Grande:


Primeira noticia:


Casal diz ter visto 'Pé-grande' atravessando estrada nos EUA.


Um casal que mora na cidade de Leeds, no estado do Maine (EUA), disse que viu na última segunda-feira (8) um "Pé-grande" atravessando a estrada perto da divisa entre Greene e Leeds, segundo a emissora de TV "WGME".


O casal contou que o "Pé-grande" tinha cerca de 2,15 metros de altura e o corpo peludo.


Nos últimos 25 anos, de acordo com a "WGME", houve numerosos relatos da presença do "Pé-grande" na região. Muitos moradores chegaram acreditar que a história pudesse ser real.


Segunda noticia:


Americano alega ter visto o 'Pé-grande' na Carolina do Norte.


O norte-americano Tim Peeler disse, em entrevista à emissora "WCNC-TV", que teria visto o "Pé-grande" na semana passada no condado de Cleveland, no estado da Carolina do Norte (EUA). O homem afirmou que a criatura tinha mais de 3 metros de altura.



Peeler chegou a fazer um desenho para mostrar como ele seria. Além da altura, o homem contou que ele tinha seis dedos em cada mão. Quando o policial Mark Self chegou para atender a ocorrência, o suposto "Pé-grande" já tinha sumido na mata.


Descrição do Pé Grande no site do Discovery Brasil:


"O Pé Grande é uma criatura lendária que anda em áreas remotas do mundo. Ele tem nomes diferentes em lugares diferentes: no Tibet, onde ele caça os Himalaias, ele é chamado de Yeti ou Abominável Homem das Neves; ele é Mapinguari na Amazônia; Yowie na Austrália; e na América do Norte ele é conhecido como o Homem do Gelo.



Onde quer que ele seja visto, a descrição é sempre a mesma. Cerca de 2 a 2,7 metros de altura, coberto de pêlo, com uma cabeça pequena e sobrancelha grossa.


Alguns acreditam que ele seja um humanóide de verdade que há séculos se esconde em florestas e montanhas. Os cépticos dizem que o misterioso ‘Pé Grande’ não passa de um urso grisalho que fica de pé em suas patas traseiras."


Encontros com o Pé Grande




Este video é o mais famoso. Nele supostamente o Pé-Grande anda tranquilamente na floresta:







Este filme foi feito por Roger Patterson and Bob Gimlin, em 20 de Outubro de 1967. Após 40 anos, este filme é a melhor evidência de que o Pé Grande existe. Saiba mais aqui e na Organização dos Pesquisadores de Campo do Pé-grande dos Estados Unidos. Também aqui.










No Ceticismo Aberto eu vi:


Pé Grande Ninja





"Muito é feito sobre a perfeição do filme Patterson-Gimlin do que seria uma Pé-Grande. Karl Rose é muito mais cético, e oferece acima sua opinião sobre como “Patty”, a Pé-Grande, seria de perto. Apenas um homem em um traje, com o rosto pintado de preto e um buraco estilo ninja para poder enxergar."


Alguns acreditam que o ser peludo é o artista global Tony Ramos tirando férias no Canadá:







Há controversias se o Pé-Grande existe ou não. Se é um urso ou um ser animal desconhecido.


Conclusão


A comparação de Caim com o Pé-Grande provavelmente não existiria se o Presidente Kimball não fizesse um comentário a respeito de Caim. Se ele foi infeliz ou não, não quero julgar. Com certeza deve haver um propósito. Mas pelo que as pessoas acreditam, este Pé-Grande é muito peludo e "gorila demais" para ser o Caim de Abraham O. Smoot. Prefiro ficar com que as escrituras dizem porque especulação não é comigo.

27 Comentários:

Anônimo disse...

prefiro acreditar no profeta.

Anônimo disse...

OI cara eu sou mórmon tenho 15 anos entrei aqui para procurar umas coisas pro meu discurso e acabei entrando aqui
eu tenho uma dúvida
com quem Caim casou? Abel não seria
ele se afastou e foi expulso e diz que ele se casou
com quem?
seria seres do submundo que não conhecemos, por exemplo um extraterrestre?
sei la cara mas vai meu comentário ae

Anônimo disse...

Querido, acho que falta a vc é estudar mais as escrituras, aprenda sobre fé, arrependimento, batismo e dom do espirito santo. Jejue e junto com tudo isso frequente melhor as aulas do instituto, assista a conferencias e seja obediente ao seu bispo.
Depois estude o livro de Moisés, esse livro fica em perola de grande valor, lá ele explica tudinho sobre Caim.
Faça um favor a si mesmo, nunca questione um profeta de Deus, mesmo que vc não entenda o que ele diz.
O que vc escreveu é uma grande apostasia, descreve que vc está vasio demais. Procure se ocupar, fazendo visitas de mestre familiar.

Anônimo disse...

segundo lendas ele virou "um monstro" sim mas nao o pé grade, as maldições foram nao poder ver a luz ser condenado a escuridao, ser fraco contra o fogo condenando(talvez por isso tem lendas q chaman seus decendentes de frios), ser condenado a beber sangue de outros seres para sobreviver e se imortal condenado a solidão, seus filhos, netos e decendentes herdaram a maldiçao criando assim a lenda dos vampiros

Anônimo disse...

éssa foi boa....

Anônimo disse...

hein..não isquenta..quem fala mal é porque é um bando de conformado..que não se dão ao luxo de se questionarem...pau mandado..queria uns 10 de vc aqui na minha ala....não desiste,,

Anônimo disse...

Cara acabei de descubrir onde anda Caim, é Você Amigão.

Anônimo disse...

Depois de muito estudo, cheguei a conclusão é que Caim é um parente proximo Mike Tyson com o Tinga(jogador de Futebool).esse ser vive no Alaska, mas frequenta a conferencia Geral a cada 6 meses.
*presten atenção na transmissão e vcs irão ve-lo.

O segundo Nefita

Moroni Linhares disse...

Meu caro, mais especulação do que você fez é difícil... Sua posição inicial não faz o menor sentido. Acredito que é como David Patten o descreveu e, particularmente, creio que seja o famoso big foot

Anônimo disse...

Eu só sei que nada sei
para mim o impotante é acredita nos profetas

Nascimento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nascimento disse...

Pessoal sinceramente... Olha, entrei nesse bolg achando que iria encontar algum material edificante, mas, sinceramente, de cara encontro essas bobagens postadas aí. Olha irmão, apesar de eu saber e ter certeza que vc fez parte daquele grupo que ficou em cima do muro na pre-existência, ainda assim te aconselho: SE ARREPENDA LOGO, POIS VOLTAR A CALCANHAR CONTRA OS UNGIDOS DO SENHOR TRAZ SÉRIAS CONSEQUÊNCIAS, E ACREDITE IRMÃO, A MÃO DO SENHOR PESA E MUITO.E SE EU FOSSE VC PARARIA AGORA DE COLOCAR ESSAS APOSTASIAS NESSE BLOG, POIS ASSIM AGINDO ESTARÁ COOCANDO EM RISCO E CHANCE DE MUITOS SEREM SALVOS, POIS MUITOS PODEM CRER NAS SUAS IDÉIAS ERRÔNEAS E TENDERÃO A SE AFASTAREM DA VERDADE. E ACREDITE... " AQUELE QUE FIZER ESCANDALIZAR UM DSTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS,MELHOR LHE FORA QUE COLOCASSE UMA MÓ DE AZENHA EM VOLTA DO PESCOÇO E SE SUBMERGISSE NAS PROFUNDESAS DO MAR". QUEM DISSE ISSO? NADA MAIS NADA MENOS QUE: JESUS CRISTO, O TEU DEUS, AQUELE QUE TE CRIOU E AQUELE QUE INSTRUI OS PROFETAS, INCLUSIVE O PRESIDENTE KILBALL A QUEM TU CONDENAS POR TER DITO AQUILO QUE RECEBEU DE DEUS. ISSO MESMO, O QUE ELE FALOU FOI DADO PELO ESPÍRITO DE DEUS. MUDE O SEU BLOG E TORNE ELE EM UM INSTRUMENTO PARA AUXILIAR A OBRA DE DEUS E NÃO AS OBRAS DO DIABO.

Ítalo F.Carneiro disse...

Para estudos sinceros sobre Caim como Bigfoot (Pé-Grande) veja no Site FAIR, site apologético mórmon em inglês no tópico “Lendas Urbanas e Folclore Mórmon / Caim como Bigfoot”. Segue-se o site: http://en.fairmormon.org/Mormon_urban_legends_or_folklore/Cain_as_Bigfoot
Para quem não souber inglês copia o link e coloca no Google tradutor, para que assim se possa ter uma boa tradução.
Até mais.

Ítalo F.Carneiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

nao sei pq tao recrimindao o cara, ele só quer enteder e estudou um pouco mais sobre isso, tem coisas que faz sentido sim que ele escreveu.
Não é por isso que ele esteja fazendo apostasia,pois nao ta pregando nada,esta dando sua opiniao.

Valério Kikuchi disse...

O descrito pelo Pres. Kimball em seu livro NUNCA afirmou ou deu a entender que esse tal tem relação como o "pé grande"... Isso é imaginação pura.

Marcos Dutra - Apiaí SP disse...

Meu irmão... Quem crucifica você por ter opinião, e manda vc ler as escriturar etc e tal é na verdade aquele que não tem opinião e se julga santo. Deus tenha misericórdia desses! Parabéns pelo material. Colocar as evidências, diga-se de passagem verdadeiras, investigar e opinar, não tem nada de apostasia nisso. Brigham Young todos os dias pela manhã lia material anti mórmon para saber o que falavam da igreja para ter uma idéia onde ela deveria ser mais forte. Ele não ficava esperando que Deus dissesse o que ele tinha que fazer. Os Profetas observam, conversam, convivem e Deus permite depois de tudo isso a inspiração que dirige sua igreja. Nós santos dos Ultimos dias precisamos entender melhor nossos irmãos em Cristo ou aqueles que ainda não conhecem a verdade. Vamos conquistar seus corações primeiro e depois eles acreditarão em nossas palavras. O livro inteiro de Alma fala sobre isso. Quem não lembra do grande missionário Amom que ajudou na conversão do Rei Lamoni? Ele implorou que acreditassem em suas palavras quando chegou até aquele povo? Não... Ele se tornou servo de um Rei que embora não acreditasse na Igreja do Cordeiro ele era justo. Depois ele serviu aquele Rei e amou aquele povo como Cristo amou, só depois disso ele pediu que acreditassem em sua palavras. Meu irmão obrigado pela sua dedicação e opinião. A sua condição e situação com o Pai Celestial diz respeito a você e a Deus somente.

Anônimo disse...

Acredito que o Presidente Kimball citou este caso no seu livro porque é verídico. Se o Caim descrito pelo Elder David Paten assemelha-se com a descrição do tal monstro peludo... creio que o corpo dele sofreu mutações no decorrer do tempo para adaptar-se às intempéries, sol, chuva, frio e etc, haja visto que ele não tem lar, vive vagando por toda a terra, o Senhor é misericordioso, permitiu que o Caim criasse essa pelagem no corpo para lhe servir de abrigo.

EDY disse...

Ediclay Diniz

Acredito que ele entrou dentro da Arca de Noé fingindo ser alguma espécie de animal por ser muito peludo. E Noé consequentemente, deve ter pensado que ele era um animal, ou seja, foi enganado por Caim.

16 de agosto de 2013

Anônimo disse...

msSó esqueceu de ler a Pérola de Grande Valor (Moisés 5) que menciona que Lameque matou 2 homens, mas só menciona um deles, Irade, quem é o outro? Caim! Ele ate tomou o lugar de Caim na combinação secreta e foi amaldiçoada por isso.

Anônimo disse...

Esta aparição narrada acima pode ter sido de um espírito enganador, mesmo sendo o próprio que exercendo seu livre arbítrio se manifestou e foi prontamente expulso

Anônimo disse...

eu entendo a sua duvida pois é normal,todos nós um dia nos questionamos sobre certos assuntos.meu amigo tem duvidas tembem mas ele sabe que a igreja é cerdadeira e ninguem o diz diferente.tem coisas que so saberemos no milenio,eu tenho uma lista humilde de perguntas para o Pai celestial das quais os seres humanos nao sabem dizer o pq,a minha sorte é que encontro lideres humildes que sabem me dizer Irma ,EU NAO SEI, e nao ficam me recriminando como sertos irmaos fizeram aqui,nao é isso que aprendo na igreja,o elder Richard g. Scott quando veio ao meu pais alguem o fez uma pergunta e na sua humildade como Apostolo vivo e verdadeiro disse :Irmao eu nao sei.. e meu pr de missao uma vez disse:nem tudo o que os lideres falam é por expiracao pois eles sao seres humanos pois se assim nao fosse eles seriam homens pefeitos.

Anônimo disse...

A certeza q temos de Caim é q ele é um Anjo de perdição! Que ele foi diretamente amaldiçoado pelo Pai Celestial e não é digno de viver com nosso Pai Celestial. E Lembre-se :O Senhor disse em Doutrina e Convênios "o que Ele fala ou um de Servos é o MESMO ... Jamais questionem um poderoso servo de Deus , pois qdo falamos de um de seus servos dele tbm falamos ...
Um conselho meu é estudem mais so os 3 nefitas , eles sim são reais e poderosos instrumentos nas mãos do Senhor! Pé grande é coisa da primária !
Thales

Anônimo disse...

As escrituras ensinam claramente, Caim foi amaldiçoado e recebeu um sinal. Em sua maldição ele seria vagabundo e fugitivo... Isso foi dito pelo Próprio Deus, e com certeza é assim... Não tenho dúvidas que ele vaga errante pelo mundo, carregando a marca no seu corpo, um ser repugnante que desde o princípio desta terra preferiu amar mais a satanás que a Deus e sofre as consequências dessa escolha até hoje e sempre sofrerá.
Moro na amazônia e conheço muitas pessoas que relataram ter visto uma criatura com as mesmas características, inclusive na minha cidade. Acho coincidência demais relatos tão distintos, de partes tão distantes do mundo coincidirem tanto... e o mais importante, são relatos de pessoas com pouco ou nenhum conhecimento eclesiástico e secular, como índios, ribeirinhos, eremitas, aborigines etc... pessoas que vivem afastadas da sociedade e sem meios modernos de comunicação que relatam ter visto a tal criatura e batizaram com nomes em seu idioma ou dialeto, Mapiguari ´- para os índios da amazônia, Yeti - para os esquimós, Sasquat para índios norte americanos... Coincidência, acho que não.

Anônimo disse...

Vazio é com Z.
E o sou membro da igreja a muito tempo, fui missionário e já li todas as escrituras de capa a capa. E tudo indica que Caim morreu no diluvio!
Vou explicar com as escrituras.
Procure no guia das escrituras (DILÚVIO NO TEMPO DE NOÉ)
E lá você vai ler que o dilúvio foi nada mais que o batismo da terra.
Depois procure na bíblia e leia(Gênesis 7:22-23)
Onde deixa bem claro que NADA além de Noé e sua família e os animais da arca ficou vivo.

Isso é claro pois se o dilúvio foi o batismo da terra tudo pecaminoso até Caim teria que ser destruído.

Qualquer um pode ler (Moisés 5 na pérola de grande preço)
Onde conta com detalhes a história de Caim e não vai achar nada que diga que Caim era imortal. Porque em nenhum lugar está escrito que Caim não morreria, está escrito que aquele que matar Caim será castigado 7 vezes.

Sobre o relato no milagre do perdão o qual foi sitado apenas como um exemplo diz que a missão de este ser era destruir as almas dos homens.

Em nenhum momento Deus da a Caim tal poder, antes bem Caim se esconde. Em nenhum lugar das escrituras fala sobre ele sair por aí destruindo almas.

Todo membro da igreja que leu bem as escrituras sabe que o único com a missão de destruir as almas é satanás e ele sim é um ser miserável e quer que sejamos tão miserável como ele é.
Acredito que ele pode ter visto o próprio diabo mais de forma alguma poderia ter sido Caim.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails